Cuiabá

Secretária de Saúde acompanha obras em unidades da capital e anuncia avanços

Publicado

Na manhã desta quinta-feira (21), a secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, realizou mais uma visita técnica às unidades de saúde da capital. Acompanhada pelas equipes técnicas responsáveis por cada unidade, além das adjuntas de Atenção Especializada, Najla Brito, de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Susana Gutiérrez, e de Atenção Primária, Catarina Célia de Araújo Amorim, a secretária destacou os avanços das obras em andamento e a importância dos investimentos para fortalecer a rede municipal.

Segundo Carmona, três unidades em reforma foram visitadas: a Policlínica do Verdão, que será transformada em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III); o futuro Centro Médico Infantil (CMI), instalado no prédio do antigo Pronto-Socorro; e a Unidade Básica de Saúde do Pedregal 1 e 2.

“Hoje nós acompanhamos unidades que estão em reforma. Uma delas é a Policlínica do Verdão, onde será uma unidade de atendimento relacionada à saúde mental, que é o CAPS III. A obra já está em fase avançada e estamos trabalhando intensamente para entregar ainda em 2025, fortalecendo a rede de atenção psicossocial, que é uma necessidade muito grande do município”, afirmou.

Leia mais:  Prefeito defende soluções para Zonas de Interesse Ambiental em audiência pública

De acordo com a secretária, a nova unidade será equipada para funcionar 24 horas, com estrutura adequada para internações de pacientes em sofrimento mental. “Vai ser um ganho muito grande para o município de Cuiabá e o fortalecimento dessa rede”, destacou.

Na sequência, a comitiva visitou as obras do Centro Médico Infantil, que também devem ser concluídas em 2025. “As obras estão bem aceleradas e vão resultar em uma unidade de referência para a população infantil de Cuiabá, tanto em urgência e emergência quanto em atendimentos eletivos. Serão 30 leitos de internação, incluindo salas vermelha, amarela e verde, além de consultórios e espaços para nebulização e medicação”, explicou Carmona.

A terceira unidade visitada foi a de Saúde do Pedregal 1 e 2, que atende a uma população estimada em mais de 12 mil pessoas. “Nós visitamos agora a UBS do Pedregal 1 e 2, uma obra que iniciou no final de 2023 e foi paralisada em 2024, sendo retomada agora na gestão do prefeito Abilio. Essa unidade terá condições de atuar com três equipes de saúde da família para atender toda a região em horário estendido. Estamos na etapa de finalização da reforma, que também cumpre uma ação civil pública, e em breve será entregue à população”, ressaltou.

Leia mais:  Construído pela gestão Emanuel Pinheiro, Hospital Municipal de Cuiabá realiza captação de órgãos e beneficia cinco pacientes

Para a secretária, as três entregas representam avanços fundamentais na qualidade da assistência à população. “Estamos acompanhando de perto cada obra para garantir que sejam concluídas dentro do prazo e que a população tenha acesso a serviços de saúde mais céleres e resolutivos”, concluiu.

#PraCegoVer

Na imagem, aparece a secretária de Saúde de Cuiabá ao lado de outros dois servidores. Eles estão em meio a um canteiro de obras e observam o local.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Paula Calil visita ecoponto e usina de triagem de resíduos em Campo Grande e conhece modelo sustentável

Publicado

Nathany Gomes | Assessoria da vereadora Paula Calil 
Cumprindo agenda técnica em Campo Grande, a vereadora Paula Calil visitou nesta quinta-feira (23) o Ecoponto Municipal e a Usina de Triagem de Resíduos (UTR) estruturas voltadas ao descarte e à destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.
No ecoponto, Paula conheceu o sistema de recebimento gratuito de resíduos residenciais, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis inutilizáveis, entulhos de construção civil, galhos, podas e materiais recicláveis. O espaço oferece à população uma alternativa prática e organizada para o descarte, contribuindo para a limpeza urbana e para a preservação ambiental.
Já na usina de triagem, a parlamentar acompanhou o processo de separação dos materiais recicláveis e a logística adotada para o encaminhamento correto de cada tipo de resíduo. O trabalho realizado no local permite maior reaproveitamento dos materiais e reduz o volume destinado aos aterros sanitários.
Durante a visita, Paula destacou a importância de iniciativas que unem sustentabilidade, eficiência e conscientização da população.
“Conhecer experiências que dão certo é fundamental para buscarmos soluções modernas e eficientes para nossas cidades. Campo Grande apresenta um modelo organizado que valoriza o meio ambiente e melhora a qualidade de vida da população”, afirmou.
A agenda técnica tem como objetivo de conhecer boas práticas de gestão pública que possam servir de referência para futuros projetos e ações em Cuiabá.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Terminal do CPA 3 será reaberto neste sábado (10) para uso da população

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana