Várzea Grande

Vigilância em Saúde do Trabalhador: Protegendo quem move a cidade  

Publicado

A VISAT existe justamente para identificar, avaliar e intervir nesses fatores, evitando acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

A equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) retomou suas atividades em junho deste, e está reforçando o trabalho de prevenção e orientação junto aos profissionais de saúde. Os técnicos estiveram na UPA do Cristo Rei, em Várzea Grande, realizando uma visita técnica com o objetivo de acompanhar as condições de trabalho, orientar os servidores e reforçar medidas de proteção para garantir mais segurança e qualidade de vida no ambiente laboral. A visita in loco foi feita na semana passada.

Todos os dias, milhares de trabalhadores estão expostos a riscos que podem comprometer sua saúde e bem-estar. A VISAT existe justamente para identificar, avaliar e intervir nesses fatores, evitando acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

O serviço, desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vai muito além da fiscalização: a equipe realiza ações educativas, orientações, promoção da saúde e acompanhamento de casos de trabalhadores que sofreram acidentes ou desenvolveram doenças ocupacionais.

Leia mais:  Guarda Municipal flagra homem despejando entulhos de forma irregular em Várzea Grande

Segundo a enfermeira Joiele Amorim, integrante da equipe, o objetivo principal é acolher e orientar. “A VISAT não é apenas fiscalização, mas também acolhimento. É ouvir o trabalhador, entender sua realidade e propor soluções que garantam mais segurança no ambiente de trabalho.”

A gerente de Vigilância em Saúde, Cibele Paes de Barros, reforça a importância da notificação dos acidentes de trabalho. “Sempre que ocorre um acidente, o caso deve ser registrado no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN). Essas informações permitem ao Município planejar políticas públicas de prevenção e melhorar as condições de trabalho da população.”

Com a retomada das atividades, a VISAT vem fortalecendo sua presença nas unidades de saúde, levando orientação, prevenção e cuidado. O trabalho é essencial não apenas para a saúde e proteção dos trabalhadores, mas também para o desenvolvimento do Município. Afinal, cuidar de quem trabalha é cuidar da cidade.

Por que é importante notificar os acidentes de trabalho?

???? Previne novos casos — com os registros, é possível identificar os riscos e agir para evitá-los

Leia mais:  Prefeitura de Várzea Grande prorroga vistoria de táxis e vans escolares até 20 de março

???? Garante direitos ao trabalhador — a notificação é fundamental para acesso a benefícios e assistência adequada

???? Acompanha os setores de maior risco — possibilitando intervenções mais eficazes

???? Fortalece políticas públicas — com dados precisos, o município pode desenvolver estratégias para proteger a saúde de quem move a economia local

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande

Publicado

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.

Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.

O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.

A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.

Leia mais:  Prefeita se reúne com taxistas para discutir melhorias à categoria em Várzea Grande

A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.

O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana