Mato Grosso

Cerimônia na Seduc marca pré-embarque dos estudantes que vão vivenciar intercâmbio na Inglaterra

Publicado

Auditório da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) lotado de sonhos e expectativas, na tarde dessa quinta-feira (11.9). Assim foi a cerimônia de pré-embarque para os 100 estudantes que estão indo para um intercâmbio na Inglaterra através do programa de intercâmbio MT no Mundo, do Governo de Mato Grosso. O embarque será na sexta-feira (12), às 7h, no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.

Durante os 21 dias de intercâmbio, os estudantes terão aulas intensivas de Língua Inglesa no curso General English, além de participar de city tours, atividades culturais e visitas turísticas. O pacote completo oferecido pelo programa inclui passagem aérea, hospedagem, seguro saúde, transporte público, plano de alimentação, chip de celular com internet ilimitada e ajuda de custo semanal de 250 libras.

Na Inglaterra, os estudantes serão divididos entre instituições de ensino parceiras com sedes nas cidades de Canterbury, Oxford, Bristol, Brighton, Worthing, Cambridge e Liverpool. Eles ficarão hospedados em famílias anfitriãs.

A viagem inclui 14 monitores, um psicólogo da rede estadual de ensino e 13 professores, que atenderam a critérios rigorosos como proficiência mínima B2 em Língua Inglesa e desempenho em exames internacionais. Em Londres, eles farão o curso intensivo Teacher Training Courses, além de participar de atividades culturais e visitas técnicas.

Leia mais:  Crimes reduzem no Carnaval 2025 em MT, segundo dados do Observatório da Segurança Pública

O evento de pré-embarque contou com a presença do secretário de Educação, Alan Porto, que ressaltou a importância do intercâmbio, destacando que essa experiência vai muito além de uma simples viagem. “É uma experiência de vida que vai gerar muitas transformações na rotina desses jovens estudantes”.

O secretário agradeceu às instituições parceiras no Reino Unido e reforçou que o programa é uma política pública voltada a oferecer novas oportunidades de aprendizado e formação para os estudantes da rede estadual.

Na bagagem, além da expectativa, cada participante levará o kit oficial do programa que recebeu no pré-embarque, com jaqueta térmica, camiseta, mochila, estojo, caderno, canetas, garrafa de água, capa de chuva, guarda-chuva e chip de celular.

Para a estudante do 3º ano, Lívia Scopel, de 17 anos, da Escola Estadual Militar Tiradentes, de Sinop, o MT no Mundo é um programa muito importante, pois, ela não teria a oportunidade de viajar para outro país, se não através do apoio do Governo de Mato Grosso.

Ela conta que poder conhecer pessoas de outros lugares e fazer amizades com estudantes de diferentes cidades do estado também está sendo incrível. “Estou muito animada. Já conheci bastante gente e espero conhecer um pouco mais da cultura, visitar lugares novos, passear e, principalmente, estudar muito. As expectativas estão altas”, completou.

Ela reforça que para os estudantes que desejam participar, é possível ter esperança. “Estudem, se esforcem e usem as plataformas digitais da Seduc. Participem dos programas que o nosso governo nos oferece. É bom e acessível a todos os estudantes”, completou.

Leia mais:  Programa Todos pelo Araguaia deve recuperar mil hectares de áreas degradadas até dezembro

Já para Rita Souza, de 16 anos, do 1º ano da Escola Estadual Dione Augusta, em Cuiabá, a expectativa é grande para conhecer novos lugares e para se divertir. “Não vejo a hora de embarcar. Nem acredito que passou tão rápido. Espero poder aproveitar ao máximo”, disse ela.

A estudante comenta que sempre teve o sonho de fazer um intercâmbio e que através de muito estudo, está sendo possível realizá-lo. “Se você tem a vontade de conhecer outro país, precisa levar o estudo de Inglês muito mais do que uma obrigação. É a base para conquistarmos o mundo a partir da nossa escola”, concluiu.

O programa de intercâmbio MT no Mundo faz parte da política educacional do Governo de Mato Grosso, integrando o Plano Educação 10 Anos e a Política Educacional de Línguas Estrangeiras da Seduc.

A iniciativa busca valorizar os profissionais da educação e a educação pública do estado, com o objetivo de colocá-la entre as cinco mais bem avaliadas do país até 2032, por meio da imersão cultural e do aprimoramento da proficiência em língua estrangeira.

Fonte: Governo MT – MT

publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate 13 incêndios florestais nesta sexta-feira (9)

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combate, nesta sexta-feira (9.10), 13 incêndios florestais registrados nos municípios de Água Boa, Colniza, Cuiabá, Juruena, Marcelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Maringá, Paranatinga, Rosário Oeste, São José do Rio Claro, Tesouro e União do Sul.

As ações de combate estão concentradas, principalmente, em Marcelândia, onde os bombeiros atuam em duas ocorrências. Além desse local, as equipes permanecem mobilizadas nas demais localidades, realizando ações de combate direto às chamas e controle dos focos de incêndio.

As operações contam, conforme a necessidade de cada ocorrência, com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil Estadual, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar. A atuação integrada das forças amplia a capacidade de resposta e fortalece o combate aos incêndios florestais em Mato Grosso.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 13 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme a última checagem realizada às 17h no Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde). Sendo os 13 focos registrados na Amazônia.

Leia mais:  Rotam prende cinco membros de facção com cerca de 30 quilos de drogas em Lucas do Rio Verde

Fiscalização – Operação Infravermelho

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento do uso irregular do fogo no âmbito da Operação Infravermelho. Esse monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com o apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar, de forma antecipada, áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de incêndios nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colíder, Colniza, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Guiratinga, Juara, Lambari D’Oeste, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Nazaré, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, União do Sul e Vila Rica.

Leia mais:  Programa Todos pelo Araguaia deve recuperar mil hectares de áreas degradadas até dezembro

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026. Nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana