Várzea Grande

Mutirão de chamamento emociona mulheres e garante novos encaminhamentos para laqueadura em Várzea Grande

Publicado

A manhã de sábado (13) foi marcada por emoção e esperança na Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, durante o mutirão de chamamento do Programa de Planejamento Familiar. A ação teve como objetivo atender mulheres que já haviam concluído todas as etapas do processo, que não foram chamadas e que não puderam ser localizadas por telefone.

A Secretaria esperava o comparecimento de 144 pacientes, mas o número superou as expectativas: foram 182 atendimentos realizados. Desses, 133 voltados ao planejamento familiar, três vasectomias, demonstrando também a busca dos homens pela responsabilidade compartilhada, e 46 encaminhamentos para laqueaduras. As cirurgias serão realizadas pelo programa Fila Zero, na Maternidade Cegonha e também no Hospital Santa Rita.

Entre as histórias de vida que marcaram a manhã está a de Alessandra Fernanda, 27 anos, atendente de padaria, casada e mãe de cinco filhos. Determinada, ela chegou à sede da Secretaria às 3h da manhã para garantir seu atendimento. Alessandra já havia dado entrada no processo em 2023, mas não conseguiu prosseguir, por não ter recebido a ligação. Agora, com o encaminhamento em mãos, se prepara para realizar a cirurgia no próximo sábado (20). “Esperei muito por esse momento. Estou feliz porque agora vou poder cuidar melhor da minha família”, relatou emocionada.

Leia mais:  ATENDIMENTO NORMALIZADO NO 'POSTÃO'

Outra beneficiada foi Suzana Danelichen, 29 anos, que deu entrada no processo em 2015. Mãe de quatro filhos, sendo dois com necessidades especiais, Suzana já havia participado de palestras e passado por acompanhamento de psicólogo, assistente social e ginecologista, mas nunca foi chamada. “Minhas crianças dependem muito de mim. Esperei anos e agora sinto um alívio enorme”, destacou.

A emoção também tomou conta de Camila Espinosa, 32 anos, mãe de quatro filhos e que já sofreu dois abortos. Ela ingressou no programa neste ano e buscou ativamente seu direito. Ao receber o encaminhamento para o pré-operatório, mal conseguiu acreditar. “Estou temendo de felicidade. Sei das minhas dificuldades e agora vou ter mais tranquilidade para cuidar da minha família”, disse.

Já Sueli da Silva esperava há cinco anos. Ao sair com o encaminhamento para os exames pré-operatórios, não conteve a alegria. “Achei que esse dia nunca chegaria. Agradeço muito empenho e pelo olhar humano da prefeita Flávia Moretti”, comemorou.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, ressaltou que o mutirão é uma das estratégias para resgatar a dignidade de muitas mulheres. “Sabemos que há mães que enfrentam gestações de risco, que já têm muitos filhos e não possuem condições familiares ou financeiras. O nosso compromisso é garantir o direito à saúde e à escolha responsável”, destacou.

Leia mais:  ExpoVG tem estreia emocionante em Várzea Grande e reúne multidão no primeiro dia de festa

A reguladora Mariely Monteiro, que esteve à frente do mutirão, reforçou a importância da ação. “Foi emocionante atender as mãezinhas, ouvimos cada história e trazer esperança e acolhimento é gratificante. É uma ação que impacta diretamente no futuro das famílias”, afirmou.

Mariely reforça o quão elas foram desassistidas durante anos. Muitas com processos parados desde 2015, outras que o processo desapareceu do sistema e até quem tinha dois processos concluídos em anos diferentes e não foi chamada para fazer a laqueadura.

Novos atendimentos

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, a partir desta segunda-feira (15), mulheres interessadas em ingressar no programa de planejamento familiar, assim como aquelas que deram entrada mas não deram sequência ou participaram apenas de uma palestra, devem procurar a Secretaria, localizada na Avenida da FEB, ao lado da concessionária 35, em horário comercial: das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Parque Tecnológico impulsiona nova fase de inovação e atração de empresas em Várzea Grande

Publicado

Várzea Grande quer transformar a chegada do Parque Tecnológico Mato Grosso em uma oportunidade estratégica para atrair empresas de inovação, tecnologia e pesquisa ao município. Para isso, a Prefeitura encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que cria incentivos para negócios interessados em se instalar no complexo, cuja inauguração será realizada pelo Governo do Estado na próxima quinta-feira (25), às 14h30, no bairro Chapéu do Sol.

A proposta, elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, busca criar um ambiente mais competitivo para receber empresas de base tecnológica e fortalecer o novo ecossistema de inovação que começa a ser implantado na cidade.

“O município está fazendo sua parte para que o parque não seja apenas uma estrutura física, mas um espaço efetivamente ocupado por empresas, startups e centros de pesquisa. A legislação de incentivos é uma ferramenta importante para atrair investimentos e gerar oportunidades para a população”, afirma a secretária municipal Fayane Nagazawa.

Construído pelo Governo de Mato Grosso, o Parque Tecnológico será inaugurado com a entrega do Centro de Inovação, espaço voltado ao desenvolvimento de negócios tecnológicos, incubação e aceleração de startups, capacitação profissional e integração entre universidades, setor produtivo e poder público.

Leia mais:  ATENDIMENTO NORMALIZADO NO 'POSTÃO'

Além da elaboração da legislação de incentivo, a Prefeitura de Várzea Grande executou obras de infraestrutura no entorno do empreendimento para melhorar o acesso e preparar a região para receber novos investimentos.

Para Fayane Nagazawa, a instalação do parque representa uma transformação no perfil econômico do município, tradicionalmente ligado aos setores industrial, comercial e logístico.

“Várzea Grande já possui localização estratégica, mão de obra qualificada, proximidade com a capital e importante papel logístico. Agora, passa a integrar também a economia da inovação, criando condições para atrair empresas de tecnologia e ampliar a oferta de empregos qualificados”, destacou.

A cerimônia de inauguração contará com a presença do governador Otaviano Pivetta, do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dimorvan Brescancim, do presidente da Fapemat, Marcos de Sá, do diretor do Parque Tecnológico Mato Grosso, Rafael Bastos, e da prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti.

Localizado em uma área estratégica do município, o Parque Tecnológico Mato Grosso foi concebido para reunir empresas, instituições de ensino, pesquisadores e investidores em um ambiente voltado à inovação.

Leia mais:  Prefeita Flávia Moretti recebe atletas medalhistas do Meeting Paralímpico em Várzea Grande

“A expectativa é que o empreendimento contribua para a diversificação da economia local, atração de investimentos e geração de empregos qualificados nos próximos anos”, pontuou Fayane Nagazawa.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana