Rondonópolis

Rondonópolis empossa o primeiro Conselho Municipal de Esporte e Lazer

Publicado

Pela primeira vez, Rondonópolis conta com um Conselho Municipal de Esporte e Lazer (CMEL). A posse oficial, homologada pelo prefeito Cláudio Ferreira, aconteceu nesta segunda-feira (15) e representa um marco importante para o fortalecimento da política esportiva no município.

Os conselheiros terão mandato de dois anos, no biênio 2025-2027. O grupo é formado por representantes titulares e suplentes de diferentes segmentos da sociedade civil, instituições e do poder público, sob coordenação da Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Esporte e Lazer.

Entre os empossados está o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Marcos Paulo Martins da Silva, que assume também a presidência do CMEL, tendo como suplente Bruno Serafim Silva.

Compõem também o conselho: Luiza Garske Montovani, suplente Ana Carollina Valerio Santos; Victor Guedes de Oliveira Sousa, suplente Lucas Rodrigues Rocha; Uilenderson Ramon Lima Souza, suplente Lucas Augusto Soares Pereira; Messias Ferreira Alves, suplente Fabricio Luiz Gardin de Carvalho; José Felipe Horta Júnior, suplente Orivaldo Alves Moreira; Michael Erlanderson Alves Falca Pagno, suplente Maicon Pradela; Ibrahim Zaher, suplente Vitor Gonçalves Parente; Adalberto Paulino Biao Neto, suplente Murilo Henrique Queiroz Lima; José Elias de Souza, suplente Igor Vinícios de Souza; Tatiane Magalhães, suplente Clovenilson da Silva Pires.

Leia mais:  Servidores da Saúde recebem capacitação em primeiros socorros

De acordo com o prefeito Cláudio Ferreira, o conselho terá papel fundamental na construção das políticas públicas de esporte e lazer em Rondonópolis. “O conselho tem um caráter consultivo, deliberativo, é um espaço democrático para o debate dos temas importantes, relevantes para o esporte, um ambiente onde as várias modalidades podem conversar entre si”, destacou.

O CMEL também é um passo importante para a criação do CPF do Esporte – Conselho, Plano e Fundo Municipal de Esportes – sistema que organiza o planejamento, a gestão e o financiamento da área em nível local.

Segundo o presidente do conselho e secretário Marcos Paulo, o próximo desafio é a criação do Fundo Municipal de Esporte. “Estamos resgatando o esporte em Rondonópolis. Vamos instituir um CNPJ e uma conta para receber recursos fundo a fundo, vindos das esferas federal, estadual e municipal, além de doações da iniciativa privada”, explicou.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
publicidade

Rondonópolis

Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário

Publicado

Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário. Os pacientes com câncer de Rondonópolis passam a contar com mais um importante instrumento de garantia de direitos. Foi sancionada a lei de Nº 14873/2026 de autoria do vereador Adonias Fernandes que institui a Carteira Municipal de Identificação do Paciente Oncológico no município. A nova legislação tem como objetivo proporcionar mais dignidade, respeito e agilidade no atendimento às pessoas que enfrentam o tratamento contra o câncer, assegurando a identificação rápida dos pacientes e facilitando o acesso aos serviços públicos municipais. Com a Carteira Municipal de Identificação do Paciente Oncológico, os beneficiários terão direito à prioridade no atendimento nos serviços públicos municipais, prioridade no acesso a programas e serviços de saúde, atendimento preferencial em repartições públicas e facilitação no acesso ao transporte público, conforme regulamentação do Poder Executivo. A emissão do documento será gratuita e deverá ser realizada pelo órgão competente da Prefeitura de Rondonópolis. Para solicitar a carteira, o paciente deverá apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e laudo médico que comprove o diagnóstico oncológico. A validade da carteira será de até três anos, podendo ser renovada mediante nova comprovação médica. Para o vereador Adonias Fernandes, a medida representa um avanço importante na política de humanização da saúde pública municipal. “Sabemos das dificuldades enfrentadas diariamente pelos pacientes oncológicos. Muitas vezes, os tratamentos são desgastantes e exigem deslocamentos constantes, longas esperas e acompanhamento médico frequente. Esta carteira é uma forma de reconhecer essa realidade e garantir mais respeito, acolhimento e prioridade a quem está lutando pela vida”, destacou o parlamentar. A nova lei reforça o compromisso do município com a promoção da saúde, da inclusão e da proteção dos direitos das pessoas em tratamento contra o câncer, beneficiando centenas de famílias rondonopolitanas. A regulamentação da norma será realizada pelo Poder Executivo, que definirá os procedimentos para emissão e utilização da carteira em todo o município.

Leia mais:  Projeto piloto leva aprendizado do cubo mágico para escolas da rede

Fonte: Câmara de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana