Nacional

Ministério de Minas e Energia recebe representantes do setor mineral para diálogo e construção de diretrizes estratégicas

Publicado

O Ministério de Minas e Energia (MME) foi sede, nesta terça-feira (23/09), do I Congresso Brasileiro de Minas e Energia (CBME 2025), evento de âmbito nacional realizado com apoio do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSME). Com a participação de especialistas e representantes do setor mineral, o congresso teve como objetivo fomentar o diálogo qualificado e a construção de diretrizes estratégicas para os segmentos de Mineração e Energia, reconhecidos como fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país.

Representando o MME, o Coordenador-Geral de Desenvolvimento Tecnológico e Transformação Mineral, Miguel Leite, destacou a importância de temas centrais como minerais estratégicos, segurança alimentar e mineração segura e sustentável. Durante sua participação, Leite ressaltou que o Brasil possui condições para ocupar posição relevante para atender a demanda global por minerais críticos e estratégicos, e capacidade de desenvolver cadeias de valor, promovendo geração de emprego, inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável.

“O Brasil reúne todas as condições para se tornar um grande protagonista no mercado mundial em produção e transformação mineral. Nossas reservas de minerais estratégicos e críticos nos colocam entre os maiores players do mercado”, afirmou o representante do MME.

Leia mais:  Amazonas tem R$ 1,25 bilhão em obras navais contratadas com recursos do Fundo da Marinha Mercante

Com representantes do setor mineral, o evento consolidou um espaço de diálogo agregador para fortalecer a mineração e a energia no Brasil. Os debates apontaram caminhos para políticas públicas que garantem segurança energética, autossuficiência em fertilizantes e maior competitividade internacional em minerais críticos e estratégicos.

Minerais Críticos e Estratégicos

Os minerais críticos e estratégicos são importantes vetores no avanço da transição energética global, no desenvolvimento de novas tecnologias e para a segurança alimentar. O Brasil possui uma grande reserva destes minérios, tendo potencial para atrair investimentos e alcançar vantagens competitivas no suprimento de cadeias produtivas globais.

O MME avança com a implementação da Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos, iniciativa que busca fomentar a pesquisa e promover o desenvolvimento do setor de forma limpa e sustentável. O lançamento da política está previsto ainda para este ano.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Leia mais:  MTE abre seleção para Comitê de Auditoria e Riscos do Conselho Curador do FGTS

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Ministro Luiz Marinho cumpre agenda em Campo Grande (MS)

Publicado

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, se reúne, no dia 8 de setembro (terça-feira), às 10h15, com servidores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Mato Grosso do Sul (SRTE/MS), em Campo Grande. 

Às 11h30, participa da instalação da Mesa do Pacto pelo Trabalho Decente do Meio Rural, na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

Serviço

Agenda em Campo Grande (MS) 

Data: 8 de setembro (terça-feira)

10h15 – Encontro com os servidores da SRTE/MS 

Local: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Mato Grosso do Sul 

Endereço: Rua 13 de Maio, 3214

11h30 – Instalação da Mesa do Pacto pelo Trabalho Decente do Meio Rural de Mato Grosso do Sul 

Local: Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul 

Endereço: Rua Marcino dos Santos, 401 – Bairro Cachoeira II

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Leia mais:  Alagoas realiza etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho
Continue lendo

Mais Lidas da Semana