Cuiabá

Piano, balé e saxofone: Prefeitura de Cuiabá dá início a espetáculo nas escolas

Publicado

Um espetáculo de apresentação de piano, balé e saxofone foi iniciado na tarde desta segunda-feira (16) nas escolas de Cuiabá.

Trata-se do projeto “Piano Gente”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a associação “Piano Gente”, conduzida pelo músico Dário Scherner. No total, serão contempladas 76 escolas, levando o espetáculo a uma média de 12 mil estudantes.

A primeira apresentação ocorreu na quadra da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Agostinho Simplício de Figueiredo, localizada no bairro Poção.

Oitenta crianças conferiram de perto a apresentação de clássicos infantis, nacionais e internacionais em piano e saxofone. Em seguida, houve a apresentação da bailarina Julia Fernandes, que acumula experiências em exibições nos grupos “Flor Ribeirinha” e “Flauta Mágica”.

No encerramento da apresentação de balé, as crianças interagiram com a bailarina, formando um cordão humano simbolizando a amizade, esperança, solidariedade e fraternidade. “É um dia muito especial. Crianças me viram e manifestaram até o desejo de ser bailarina. É muito gratificante”, comenta a bailarina Julia Fernandes.

Leia mais:  Psicólogo cria 'super-heróis cuiabanos' para conscientizar crianças sobre segurança no trânsito em Cuiabá

A diretora de ensino, Letícia Ceron, explica que a ideia da Prefeitura de Cuiabá é incentivar o conhecimento, despertando a curiosidade e gerando o bem-estar por meio da arte. “É um projeto que recebe uma ótima adesão das crianças e professores. Essa união de música, cultura e arte estimula a concentração e melhora o desempenho da aprendizagem na sala de aula. É uma ação que desperta à vontade de aprender, de interagir”.

O músico Dário Scherner, avalia que o projeto tem uma missão educacional, social e cultural, elogiando a Prefeitura de Cuiabá pelo desenvolvimento das ações. “É cultivar uma missão de paz nas escolas. Nossas crianças precisam aprender mais o que é arte, música e cultura. Ser menos digitais e ter mais contato físico com a literatura. Fico muito feliz de ver que essa iniciativa foi abraçada pelo município”.

A estudante Rayra Lino, 7 anos, matriculada no primeiro ano do ensino fundamental, aprovou a experiência cultural. “É a primeira vez que vejo uma apresentação de balé. Gostei muito e saio daqui muito feliz”

A mesma experiência foi compartilhada pela estudante Mikaelli Cardoso, de 10 anos, matriculada no 5º ano. “Tinha muita vontade de ver uma apresentação de balé. Estive com minhas amigas assistindo e gostei muito”.

Leia mais:  Paula Calil comemora avanços na atualização da Lei do Silêncio em Cuiabá

A diretora da Escola Agostinho Simplício, a professora Maria Aparecida Ribeiro, elogia a iniciativa do município. “Em 39 anos de serviços prestados à educação, foi uma das cenas mais lindas a interação das crianças com a bailarina. É um dia inesquecível para estes estudantes”.

#PraCegoVer

A foto ilustra uma bailarina dançando numa quadra esportiva de piso azul. No local, estão crianças sentadas em cadeiras, todas devidamente vestidas com uniforme oficial da Prefeitura de Cuiabá, prestando atenção na exibição da arte.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá oficializa pedido para discutir Saúde com governador e reforça informação sobre percentual de pacientes do interior

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia mais:  Urologista alerta população cuiabana sobre importância de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana