Várzea Grande

Núcleo de Tecnologia forma 1ª turma da rede municipal em curso de Robótica

Publicado

Curso de Iniciação em Robótica ensina o manuseio e impressão em 3D, programação com Arduino, circuito e funcionamento de código para placa, e especialmente, valoriza o trabalho em equipe

O Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande (NET/VG) formou a primeira turma de alunos da rede municipal no curso de Robótica. A entrega dos certificados foi feita na última sexta-feira, 17, pelo secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Igor Cunha.

De acordo com a gerente do NET/VG, professora Marileide Ferreira Pereira, o curso de Iniciação em Robótica é ofertado aos alunos da rede municipal, onde trabalhando em equipe, eles aprendem manuseio e impressão em 3D, programação com Arduino, circuito e funcionamento de código para placa, entre outros.

“Atualmente, o NET/VG atende quatro escolas municipais por semana com 2 turmas de 40 alunos por período (matutino e vespertino) no curso de Iniciação em Robótica com carga horária de 20 horas. Além do certificado, no final do curso, os alunos recebem um chaveiro personalizado com a arte desenvolvida por eles próprios” explicou a gerente.

Leia mais:  Campeões do FETRAN 2026, alunos da EMEB Professor Paulo Freire são recebidos pela prefeita Flávia Moretti

O secretário Igor Cunha, acompanhado de sua equipe, entregou os certificados e parabenizou os alunos da primeira turma de formando. “Com certeza os ganhos educacionais vão ser expressivos, na medida em que os alunos puderam desenvolver o raciocínio lógico e pensamento computacional, o estímulo à criatividade, o trabalho em equipe e resolução de problemas” destacou.

Para o secretário, “o contato prático com ferramentas e linguagens usadas em profissões do futuro propiciam a ampliação do repertório em ciência, tecnologia, engenharia e matemática” pontuou.

TORNEIO DE ROBÓTICA – Segundo a gerente Marileide, o Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande está atuando também em outra frente de trabalho, preparando equipes das escolas da rede municipal para participarem do 1º Amistoso de Robótica Interescolar da Rede Municipal de Educação de Várzea Grande, que será realizado simultaneamente ao Festival de Invenção e Criatividade – FIC, promovido em parceria com a Superintendência Pedagógica da SMECEL.

O evento está programado para ocorrer no dia 19 de novembro, no ginásio poliesportivo do Fiotão. Duas turmas de 20 alunos, nos períodos matutino e vespertino, estão treinando as oito equipes que irão representar o Município na competição.

Leia mais:  Coordenadora do Comitê Paralímpico Brasileiro elogia trabalho de inclusão no esporte desenvolvido em Várzea Grande

“Durante os treinos de robótica no Net/VG e as oficinas do projeto Escola Criativa, desenvolvidas nas unidades de ensino, nossos alunos estão vivenciando uma jornada de descobertas e inovação. São dias marcados por muita criatividade, colaboração e mão na massa! E, no dia da competição será o momento de celebrarmos juntos os resultados dessa experiência transformadora” destacou o secretário.

Participaram da entrega dos Certificados de conclusão do curso de Iniciação em Robótica, a subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, profª Eva de Paulo, o superintendente de Gestão Escolar, profº Gilmar Mussa, a superintendente Pedagógica, profª Wilcimara Carnelos e o superintendente de Cultura, Leandro Manduca.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

publicidade

Várzea Grande

Prefeitura conquista aprovação de sete projetos e avança na valorização dos servidores públicos

Publicado

Medidas aprovadas pela Câmara Municipal incluem novos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e beneficiam 17 carreiras e 3.017 servidores efetivos e concursados

A Prefeitura de Várzea Grande conquistou, nesta terça-feira (29.09), a aprovação de sete projetos voltados à valorização dos servidores públicos municipais. Entre as propostas está o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores do sistema de saúde de Várzea Grande.

Também foram aprovados o Projeto de Lei Complementar que trata da estrutura remuneratória e da nomenclatura funcional dos servidores vinculados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS); o Projeto de Lei Complementar que atualiza a Lei Municipal nº 4.014/2014; o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o PCCS dos médicos, odontólogos e médicos-veterinários; e o Projeto de Lei Complementar que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores externos e internos do Poder Executivo.

Também foi aprovada a concessão de função gratificada aos diretores pedagógicos e coordenadores pedagógicos.

A prefeita Flávia Moretti destaca que a gestão municipal busca valorizar o trabalho de cada profissional. A reestruturação já contempla diferentes áreas da Administração Municipal e alcança 17 carreiras e 3.017 servidores efetivos e concursados.

“Estamos fazendo esse trabalho desde o início da gestão, valorizando o servidor público e prevendo a valorização do salário, que é justo e faz parte da carreira. Há carreiras que não tinham PCCS e que agora passam a ter uma carreira estruturada. Vale lembrar que existem servidores com carreiras que recebem menos que o salário mínimo”, destaca Flávia Moretti.

Leia mais:  Sistema de registro de preços não implica em contratação imediata e nem aumento de despesas

A chefe do Poder Executivo também ressalta que toda a reestruturação foi elaborada com planejamento, dotação orçamentária, compatibilidade com o PPA, a LDO e a LOA, estimativa de impacto orçamentário-financeiro e observância aos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“A valorização precisa caminhar junto com a responsabilidade fiscal. Estamos valorizando o servidor sem comprometer a capacidade de Várzea Grande de manter os serviços públicos e realizar investimentos”, explica a prefeita.

Enfermeira e servidora efetiva da Saúde desde 2020, Mariana Keiko Kawaata agradece a iniciativa da prefeita e considera a aprovação um feito histórico para o município.

“Estive na linha de frente durante a Covid-19 e, inclusive, fui diagnosticada duas vezes com a doença. Essa valorização é essencial para nós, pois entendo que valorizar o servidor não é custo, mas investimento, já que estamos na linha de frente do atendimento ao público. Somos nós que acolhemos e cuidamos diretamente da população. Parabenizo a prefeita, pois este ato é de muita coragem e, com toda certeza, entrará para a história de Várzea Grande”, afirma Mariana.

Leia mais:  ‘Vamos trabalhar focados em favor do desenvolvimento urbano sustentável, planejado e inclusivo’, diz presidente do Concidade

A enfermeira Karine Curvo, servidora de carreira e profissional da Unidade de Saúde do Maringá, esteve na Câmara Municipal durante a votação e falou sobre a emoção de acompanhar a aprovação.

“É com imensa gratidão e emoção que celebro essa conquista histórica, a aprovação do nosso PCCS da Saúde. Meu mais sincero agradecimento, primeiramente a Deus, depois à Câmara de Vereadores e à prefeita Flávia Moretti, por demonstrarem respeito, sensibilidade e compromisso real com quem dedica a vida a cuidar dos outros. Essa vitória faz o coração transbordar de orgulho e renova nossas forças para continuar servindo à nossa população com todo o amor e dedicação que ela merece”, comenta Karine.

Além dos servidores efetivos, os contratados temporariamente também serão beneficiados pela nova estrutura remuneratória, uma vez que recebem o subsídio inicial correspondente ao nível A1 das respectivas carreiras.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana