Nacional

MTE e Dieese realizam palestra sobre inclusão de negros e negras no mundo do trabalho

Publicado

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) promovem, nesta quinta-feira (6), das 15h às 17h, a palestra virtual “O Mundo do Trabalho e a Inclusão de Negros e Negras no Período Recente”. O evento integra as reuniões mensais da Rede de Observatórios do Trabalho.

A Rede é composta por núcleos locais que produzem estudos e análises sobre o mercado de trabalho, com o objetivo de subsidiar ações do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e das Comissões Estaduais e Municipais de Trabalho. As palestras mensais promovidas pelo MTE e pelo Dieese ampliam o debate sobre temas atuais que impactam o mundo do trabalho.

A atividade contará com a participação de três especialistas:

  • Ana Georgina Dias – Supervisora técnica do Dieese na Bahia

  • Daniel Teixeira – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT)

  • Márcia Lima – Universidade de São Paulo (USP)

A discussão abordará os desafios e avanços na inclusão de negros e negras no mundo do trabalho no período recente. O evento é aberto ao público e será transmitido ao vivo pelo canal do MTE no YouTube.
 
Serviço:

O Mundo do Trabalho e a Inclusão de Negros e Negras no Período Recente

Data: 6 de novembro (quinta-feira)
Horário: 15h às 17h
Transmissão ao vivo: canal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no YouTube

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Leia mais:  Rede de Observatórios debate os 90 anos do salário mínimo no Brasil em seminário

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Ministro Luiz Marinho entrega certificação em Inteligência Artificial a jovens aprendizes em Itaguaí (RJ)

Publicado

Ao celebrar com estudantes do ensino público do município de Itaguaí, na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, o Dia Nacional do Jovem Trabalhador, na tarde desta sexta-feira (24), no Clube Militar, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, entregou ao grupo de jovens aprendizes formandos do projeto “Alternativa Jovem Itaguaiense” a certificação da Trilha de Inteligência Artificial para Estudantes, realizada via plataforma Caminho Digital, do programa Escola do Trabalhador 4.0 do MTE. Na oportunidade, os jovens formados pelo projeto em Itaguaí assinaram, com o Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE) e a prefeitura local, o Termo de Contrato de Aprendizagem, levantando, na presença do ministro, as Carteiras de Trabalho devidamente assinadas, em um momento simbólico de posse.

“Valorizem o aprendizado. Aqui tem início a vida profissional de vocês. O conhecimento nunca é demais, e a aprendizagem proporcionada durante o processo de estágio será para toda a vida”, ressaltou o ministro durante a abertura do Fórum Fluminense de Secretários e Gestores do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (Fortrab), um espaço de diálogo, construção coletiva e fortalecimento de políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável.

Leia mais:  Estão abertas as inscrições para formação de profissionais do projeto Gente no Centro da Política sobre Drogas

O fórum proporcionou, junto com o CIEE, a Superintendência Regional do Trabalho no RJ e a Secretaria Municipal de Trabalho, a inserção dos jovens aprendizes nos cursos e sua certificação pela Escola do Trabalhador 4.0, uma parceria do MTE com a Microsoft para propiciar qualificação profissional e inclusão digital à juventude. “O programa de aprendizagem ficou estagnado durante governos passados, mas agora estamos retomando a política. Celebramos a inclusão de mais de 780 mil aprendizes, sendo 76 mil deles no Rio. Executar política pública não depende só do dever do gestor público; é preciso vontade política e cobrança da sociedade”, salientou o ministro aos estudantes e às entidades públicas e privadas presentes no evento.

A Escola do Trabalhador 4.0 do MTE, destacou o ministro, está disponível para qualquer prefeitura que queira oferecer aos jovens mais de 40 trilhas e 200 cursos na área digital disponíveis na plataforma. “São cursos que vão desde o letramento digital à programação e que vão oferecer aos jovens uma oportunidade única de se profissionalizar e de se preparar para o mercado de trabalho. Em Itaguaí foram 30 aprendizes; se multiplicarmos isso por várias prefeituras, chegaremos a um número considerável de jovens”, afirmou Luiz Marinho.

Leia mais:  Rede de Observatórios debate os 90 anos do salário mínimo no Brasil em seminário

Subiram ao palco para receber das autoridades o certificado de conclusão do curso de Inteligência Artificial da Escola do Trabalhador 4.0 Layla Pereira de Miranda, Rychard Jacintho de Oliveira, Milena da Silva Ferreira, Isac Passos Fortunato Fernandes e Nathalia Tupinambá Júlio de Matos, que falou em nome do grupo de formandos, agradecendo a todos pela oportunidade de formação e inserção no mercado de trabalho.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana