Mato Grosso

Projeto Doutores Palhaços integra Mostra de Experiências em Humanização no RJ

Publicado

O projeto Doutores Palhaços, da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), será apresentado na 1ª Mostra de Experiências em Humanização (HumanizaRIO 2025), que ocorrerá de 17 a 19 de novembro, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, no Rio de Janeiro.

Entre 2023 e 2025, o projeto capacitou mais de 100 profissionais em Mato Grosso, entre servidores, trabalhadores aposentados do SUS (Sistema Único de Saúde) e membros da comunidade, para levar humanização, leveza e escuta sensível para pacientes, profissionais e familiares.

“Será feito um relato da experiência ‘Palhaçaria Hospitalar – Doutores Palhaços MT’, sobre como a arte e o riso vêm transformando os ambientes hospitalares de Mato Grosso em espaços mais humanos, afetivos e cheios de vida”, destacou a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires.

Segundo a gestora, as formações abordaram tanto aspectos técnicos da palhaçaria quanto dimensões éticas e emocionais, fortalecendo a sensibilização no cuidado.

“As atividades proporcionam a liberação de hormônios como a endorfina, serotonina e dopamina, para auxiliar no bem-estar físico e emocional dos pacientes. Essa história dos ‘Doutores Palhaços’ atravessa fronteiras e inspira o SUS de todo o Brasil”, acrescentou.

Leia mais:  Fiscalização da Operação Lei Seca prende 14 condutores e remove 27 veículos em Cuiabá

O projeto será apresentado pela servidora Áurea Kelly Campos, conhecida pelo nome artístico de Eloá Pimenta.

A mostra terá cerca de 70 trabalhos com o objetivo de valorizar e compartilhar iniciativas que promovem cuidado e gestão humanizada, acolhimento, escuta ativa, empatia, saúde do trabalhador e promoção da saúde em diferentes contextos institucionais e comunitários.

Sobre os Doutores Palhaços

O projeto “Doutores Palhaços” capacita profissionais na arte da palhaçaria, que atuam em hospitais e unidades de saúde, com o intuito de levar alegria e conforto aos pacientes, acompanhantes e servidores. As atividades proporcionam a liberação de hormônios como a endorfina, serotonina e dopamina, para auxiliar no bem-estar físico e emocional dos pacientes.

O projeto “Saúde com Alegria: Doutores Palhaços no Estado de Mato Grosso” foi idealizado pela Superintendência de Atenção à Saúde da SES e é executado por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Pacote de R$ 1,9 bilhão garantiu casas para 1,4 mil famílias e asfalto novo em estradas em Sinop

Publicado

Com mais de R$ 1,9 bilhão em investimentos, o Governo de Mato Grosso impulsionou, nos últimos sete anos, o desenvolvimento urbano e econômico de Sinop por meio de diversas obras, ações e programas.

Só na área da habitação, por exemplo, os investimentos ultrapassam R$ 108 milhões e garantiram um lar para 1.440 famílias no Residencial Nico Baracat, etapas 1, 2, 3, 4 e 6, por meio do programa SER Família Habitação.

Em infraestrutura, o Estado executa importantes obras de asfaltamento e recuperação rodoviária. Entre elas, estão o asfaltamento da MT-329, além das estradas municipais Nanci, Ângela, Adalgisa e Silvana, com investimento de R$ 87,1 milhões. Também está em andamento a construção de asfalto novo de 55,9 quilômetros da MT-222, entre a MT-010 e o Rio Teles Pires, em Sorriso, com investimento de R$ 58,4 milhões.

Além disso, foram destinados R$ 39,8 milhões para a restauração da MT-423 e R$ 17,5 milhões para a transferência de 30.846 luminárias de LED ao município, fortalecendo a iluminação pública e a segurança urbana.

Leia mais:  TRE-MT destaca sua prioridade com a inclusão

Os investimentos na saúde incluem a aquisição de 663 equipamentos hospitalares para o Hospital Regional de Sinop, no valor de R$ 5,1 milhões, além da reforma da unidade, com aporte de R$ 3,5 milhões. O Estado também entregou duas ambulâncias para reforçar o atendimento à população, em um investimento de R$ 398,2 mil.

Na educação, os recursos aplicados contemplam a construção de três Colégios Estaduais Integrados (CEIs) nos bairros Santa Cecília, Jardim das Oliveiras e Dauri Riva, com investimento de R$ 62,7 milhões. As obras dessas unidades devem começar em breve.

Também foram destinados R$ 6,6 milhões para a construção da Escola Estadual Djalma Guilherme da Silva e R$ 15 milhões para a reforma das escolas estaduais Ênio Pepino e Paulo Freire. Para fortalecer o transporte escolar, o município recebeu 13 ônibus, em um investimento superior a R$ 5,2 milhões.

As ações de assistência social também têm alcançado milhares de famílias sinopenses. Por meio do programa SER Família, foram entregues 9.500 cestas básicas e 3.720 cobertores. Além disso, trabalhadores do município foram beneficiados com cursos de qualificação profissional pelo programa SER Família Capacita.

Leia mais:  "Ficou muito melhor fazer o cadastro aqui com a ajuda da equipe", afirmou pescador em Rondonópolis

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana