Turismo

Ministério do Turismo, ONU Turismo e BID abrem segundo dia temático com agenda global de ação do clima

Publicado

O segundo dia da programação de turismo na COP30 foi aberto, nessa quinta-feira (20.11), com o painel “Ministério do Turismo, ONU Turismo e BID: Rumo a uma Parceria Global para Fortalecer a Ação Climática no Turismo”. O encontro, promovido pela ONU Turismo com a participação do ministro do Turismo, Celso Sabino, inaugurou o Evento da Agenda de Ação, iniciativa que consolida compromissos conjuntos para acelerar soluções climáticas no setor.

Durante sua participação, o ministro Celso Sabino reforçou a importância de modelos de turismo sustentável e de base comunitária como motores econômicos que geram renda e preservação ambiental. Sabino citou a experiência da Dona Nena, produtora de chocolate na Ilha do Combu, em Belém (PA), exemplo de cadeia produtiva que valoriza a agricultura familiar e conserva a floresta.

“Quando falamos de turismo sustentável, falamos de gente e de território. Na Ilha do Combu, por exemplo, a Dona Nena transforma cacau em chocolate amazônico, gerando renda para sua comunidade e mostrando ao mundo que desenvolvimento e preservação caminham juntos. Esse é o tipo de experiência que queremos amplificar globalmente”, afirmou o ministro do Turismo.

Leia mais:  Entrada de dólares no turismo atinge nível recorde em 2025, com quase US$ 7,9 bilhões gastos por estrangeiros no Brasil

O painel reuniu especialistas internacionais e foi mediado por Virginia Fernández-Trapa, coordenadora de Programas de Ação Climática e Circularidade da ONU Turismo. Virginia elogiou a menção à produtora paraense e destacou que iniciativas como esta estão no radar da instituição.

“A experiência da Dona Nena mostra que soluções climáticas também surgem da comunidade. Está inclusive no planejamento da equipe da ONU Turismo visitar a Ilha do Combu e conhecer de perto a produção de chocolate dentro de um projeto de agricultura familiar”, relatou a representante da entidade.

FUTURO VERDE – Após a abertura, o ministro Celso Sabino participou do painel “Turismo e Energia Sustentável: Investir em um Futuro Verde”, que envolveu lideranças internacionais para debater caminhos da transição energética no segmento.

Além do ministro do Turismo, o encontro contou com a participação de Oscar Rueda, diretor de Turismo da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe) e Heitor Kadri, diretor da ONU Turismo para as Américas.

O painel abordou mecanismos de financiamento, cooperação internacional e estratégias no sentido de reduzir emissões no turismo e impulsionar modelos econômicos verde e inclusivos, com foco especial na Amazônia e nos países em desenvolvimento.

Leia mais:  Natal Mágiko no Hopi Hari tem espetáculos e atividades especiais até 06 de janeiro

Por Paula Rosa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Nova Ficha Digital de Hóspedes agiliza o check-in em mais 3.700 meios de hospedagem de todo o Brasil

Publicado

A nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato 100% digital já é uma realidade para os clientes de 3.773 meios de hospedagem de todo o Brasil, que passaram a ter de adotar integralmente o sistema a partir dessa segunda-feira (20/4).

Muito similar ao sistema usado no check-in de voos no país, a FNRH Digital, desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), permite o preenchimento antecipado e online de dados via Gov.Br.

Todo o processo em hotéis, pousadas, resorts e outros meios de hospedagem – que vem sendo implementado gradativamente desde novembro de 2025 – pode ser rapidamente concluído a partir da leitura de um QR Code, link compartilhado ou dispositivo oferecido pelo estabelecimento.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, reforça benefícios da utilização do sistema eletrônico.

“A nova Ficha Digital de Hóspedes foca especialmente o hóspede, evitando filas desnecessárias no check-in e garantindo mais conforto e segurança. Além do grande avanço tecnológico e sim, isso significa eliminar o uso de papel, o que reforça ações do governo Lula voltadas à sustentabilidade. É mais um avanço para aumentar a contribuição do turismo ao desenvolvimento econômico e social do país, onde, com uma hotelaria mais moderna, mais pessoas vão ter chance de emprego e renda por meio do crescimento do setor”, apontou o ministro.

Leia mais:  Em encontro com lideranças da América Latina, ministro do Turismo reforça importância da união e integração entre países

“Com a migração definitiva do setor, que está sendo amplamente orientada pelo Ministério do Turismo, estamos transformando a experiência tanto para o viajante quanto para o hoteleiro, que pode reduzir custos e aprimorar a gestão do seu negócio. Menos papel, mais agilidade e um turismo muito mais profissional”, acrescentou Gustavo Feliciano.

A adaptação do segmento à ferramenta avança principalmente nos estados de São Paulo (744), Minas Gerais (351), Rio de Janeiro (351), Santa Catarina (332) e Rio Grande do Sul (281).

Na região Nordeste, destaque para Bahia (242) e Ceará (212). Já no Centro-Oeste, Goiás já atinge 111 meios de hospedagem adequados, número que chega a 104 no Mato Grosso.

No Norte do país, por sua vez, a liderança é do Pará, com 70 adesões, e o Amazonas (60) ocupar em segundo lugar de empresas do ramo já enviam fichas em formato digital.

A transição para a FNRH Digital – que, no caso de hóspedes estrangeiros, não exigirá a necessidade de uma conta Gov.Br – é prevista na nova Lei Geral do Turismo, sancionada em 2024 pelo presidente Lula, e cumpre rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que o tratamento de informações seja feito em ambiente criptografado e controlado.

ACOMPANHAMENTO – O Ministério do Turismo reitera que a modernização exige adaptações por parte dos 19.231 meios de hospedagem de todo o país regularmente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), independentemente de usarem sistemas de gestão próprios.

Leia mais:  Entrada de dólares no turismo atinge nível recorde em 2025, com quase US$ 7,9 bilhões gastos por estrangeiros no Brasil

A pasta acompanha a adoção do modelo pelo setor, tendo inclusive ampliado o prazo de adesão de 19 de fevereiro último para esta segunda-feira.

Empreendimentos não adequados ainda poderão fazê-lo. Caso contrário, estarão sujeitos a processo administrativo, com direito à ampla defesa, e a penalidades legais previstas, como advertência e multa, conforme a gravidade da infração.

A fiscalização é exercida pelo Ministério do Turismo e também pode ser delegada a estados e municípios. O processo inicia-se com sensibilização e notificação.

A regularidade no envio da FNRH Digital está ligada à manutenção do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos); se o cadastro vencer, o envio é bloqueado, gerando inconformidade imediata e possíveis autos de infração.

ORIENTAÇÕES – O Ministério do Turismo vem orientando o setor quanto à transição para o novo sistema. O órgão tem organizado várias ações educativas, como um vídeo com as etapas do processo. Acesse clicando aqui.

O Ministério também criou uma página eletrônica de perguntas e respostas frequentes, onde é possível tirar dúvidas. Acesse clicando aqui.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana