Nacional

MME integra missão interministerial de escuta a comunidades no sudoeste da Bahia

Publicado

Entre os dias 20 e 27 de novembro, o Ministério de Minas e Energia (MME) participou de missão interministerial no sudoeste da Bahia, voltada à escuta de comunidades impactadas por grandes empreendimentos econômicos na região. A ação foi coordenada pela Comissão Nacional de Enfrentamento à Violência no Campo (CNEVC) e pela Mesa de Diálogo Temática sobre Mineração no Brasil, vinculadas, respectivamente, ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e à Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR), em atendimento à solicitação do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH).

A missão envolveu visitas técnicas a comunidades tradicionais, reuniões com lideranças locais e diálogos com autoridades municipais e estaduais.

Ao longo de quatro dias, a comitiva percorreu os municípios de Caetité, Pindaí e Licínio de Almeida, ouvindo relatos de comunidades quilombolas e de pequenos agricultores sobre impactos socioambientais associados a projetos de mineração e de infraestrutura. Entre as principais demandas apresentadas estão a garantia do direito ao território, o acesso à água, a proteção ambiental e o respeito à Consulta Prévia, Livre e Informada, conforme previsto na Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Leia mais:  Setor aéreo investe mais de R$ 350 milhões em ESG e lidera agenda de descarbonização, aponta Diagnóstico de Sustentabilidade

No dia 21 de novembro, a missão esteve no Quilombo da Cangalha, em Caetité, onde representantes de diversas comunidades relataram desafios enfrentados em seus territórios e solicitaram apoio institucional para o encaminhamento de suas reivindicações. Já em 24 de novembro, após o ciclo de visitas, foi realizada reunião no Teatro João Gumes, também em Caetité, com prefeitos da região e representantes da sociedade civil, ocasião em que foram apresentadas as principais demandas identificadas durante a missão.

A participação do MME na iniciativa reforça o compromisso do Ministério com uma política mineral orientada pela sustentabilidade, pelo respeito aos direitos humanos e pelo fortalecimento de espaços de diálogo entre o poder público, o setor produtivo e as comunidades afetadas.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Operação apreende armas de guerra, munições e falsas viaturas no Espírito Santo

Publicado

Vitória, 17/6/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apoiou a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES) em operação que resultou na apreensão de armas de guerra, munições, veículos adulterados para simular viaturas e diversos equipamentos utilizados por criminosos. A ação, deflagrada nesta terça-feira (16), também levou à prisão de duas pessoas. A iniciativa integra o Programa Brasil Contra o Crime Organizado.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão domiciliar nos municípios de Serra, Cariacica e Vila Velha. Durante as diligências, as equipes apreenderam armamentos, munições, equipamentos táticos, veículos e dinheiro em espécie.

Balanço das apreensões

• Armamentos
• 2 fuzis calibre 5.56 mm;
• 1 fuzil calibre 9 mm;
• 1 carabina calibre .40;
• 1 pistola calibre .45 ACP;
• 1 pistola calibre 9 mm;
• 1 pistola calibre .22 LR;
• 1 revólver calibre .38.

Munições e equipamentos

• 20 carregadores de calibres diversos;
• 566 munições de calibres diversos;
• 1 mira holográfica;
• 2 bipés para armas de precisão;
• 1 par de algemas.

Leia mais:  Sedigi debate regulação de plataformas digitais na Câmara dos Deputados

Veículos

• 1 veículo Toyota Etios equipado com giroflex oculto, utilizado para simular viatura descaracterizada;
• 1 veículo Toyota Corolla.

Valores

 R$ 8.040,00 em espécie.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana