Tribunal de Justiça de MT

Motorista de app será indenizado após ficar sem trabalhar por defeito em veículo

Publicado

A imagem apresenta uma balança dourada, símbolo da justiça, centralizada em um fundo branco. À direita da base da balança, as letras Um motorista de aplicativo será indenizado após enfrentar grandes transtornos ao comprar um carro usado que apresentou defeito oculto pouco tempo depois da compra. O problema deixou o veículo parado por mais de 40 dias em uma oficina, impedindo o profissional de trabalhar e garantir sua renda. A decisão foi tomada pela Segunda Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

O caso envolve uma prática comum no mercado de veículos usados, em que o consumidor adquire um automóvel aparentemente em boas condições, mas descobre falhas graves somente após o uso. Nessa situação, o Judiciário entendeu que se trata de vício oculto, ou seja, um defeito que não é visível no momento da compra, mas que compromete o funcionamento do bem.

Logo após a aquisição, o carro começou a apresentar problemas mecânicos sérios e precisou ser encaminhado para conserto. Durante esse período, o veículo ficou parado aguardando peças, o que prolongou ainda mais a impossibilidade de uso. Como o automóvel era o principal instrumento de trabalho do motorista, a paralisação gerou impacto direto na sua subsistência.

Leia mais:  Juiz Wanderlei Reis ministra aula sobre diretoria de foro aos 35 novos juízes do TJMT

Os desembargadores entenderam que a revendedora tem responsabilidade pelo ocorrido, mesmo não sendo a fabricante do carro. Isso porque, nas relações de consumo, quem vende o produto também responde pela sua qualidade e pelos defeitos apresentados, independentemente de quem realizou o reparo.

Diante desse cenário, o Tribunal reconheceu o direito ao pagamento de lucros cessantes, que correspondem ao valor que o trabalhador deixou de ganhar enquanto esteve impossibilitado de exercer sua atividade. Esses valores deverão ser calculados com base na média da renda dos meses anteriores ao problema, com a dedução de custos operacionais.

Também foi reconhecido o dano moral, considerando a frustração, a insegurança e os transtornos causados pela compra de um bem defeituoso, e pela dependência do veículo para o sustento familiar. O valor da indenização foi fixado em R$ 5 mil, por ser considerado proporcional ao caso.

Processo nº 1024950-47.2023.8.11.0041

Autor: Flávia Borges

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Tribunal de Justiça de MT

Publicado resultado definitivo de seleção de psicólogo em Alto Taquari

Publicado

A Comarca de Alto Taquari publicou o resultado definitivo do processo seletivo para credenciamento de profissionais da área de Psicologia. A seleção tem como objetivo atender às demandas da unidade judicial no município.

De acordo com o Edital nº 9/2026, após análise dos recursos apresentados pelos candidatos, foi homologada a classificação definitiva dos participantes habilitados no processo seletivo.

O candidato classificado foi Keven Cristhian Briancini Vieira.

O edital é assinado pelo juiz de Direito e diretor do Foro da Comarca de Alto Taquari, Luís Otávio Tonello dos Santos, que também preside a comissão responsável pela seleção.

Confira o resultado completo no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) desta segunda-feira (18 de maio), na página 20.

Autor: Adellisses Magalhães

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Tribunal oferece treinamento sobre Gestão para servidores dos novos gabinetes de desembargadores
Continue lendo

Mais Lidas da Semana