Mato Grosso

Polícia Civil apreende 6,5 mil litros de combustível que seriam destinados a garimpo ilegal em Pontes e Lacerda

Publicado

Dois caminhões e mais de 6 mil litros de combustível, que seriam destinados a um garimpo ilegal em Pontes e Lacerda, foram apreendidos pela Polícia Civil de Mato Grosso, na noite de terça-feira (06.01). Dois homens, sendo o gerente do posto de combustível e o motorista do caminhão utilizado para o transporte do diesel, foram presos em flagrante.

A ação integra os trabalhos da Operação Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, para o combate à criminalidade em todo o Estado.

As investigações tiveram início após a equipe de policiais da Delegacia de Pontes e Lacerda receber várias denúncias de que um posto estaria fornecendo óleo diesel, que seria destinado para a atividade de um garimpo ilegal da região.

Durante a apuração dos fatos, os policiais receberam a informação de que uma carreta de propriedade do posto estava sendo abastecida nas bombas do estabelecimento com a finalidade de simular a saída do combustível, na contabilidade da empresa.

Após o abastecimento, a carreta era posicionada nos fundos do pátio do posto, ocasião em que outros veículos eram utilizados para o transporte do combustível até as áreas de garimpo.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros Militar combate incêndio no Parque Florestal de Sinop

Diante das informações, os investigadores foram até o local, onde constataram a veracidade dos fatos, flagrando o momento em que era finalizado o abastecimento, por meio de uma motobomba de seis contêineres, com capacidade de mil litros cada, que estavam acondicionados sobre uma carreta.

Além dos seis mil litros de diesel, também foram apreendidos cerca de 500 litros de etanol, totalizando 6,5 mil litros de combustível e dois caminhões apreendidos.

Questionado, o funcionário do posto confessou que o combustível seria destinado à área de garimpo e admitiu ter conhecimento de que a prática era ilegal. O suspeito, responsável pelos caminhões, admitiu trabalhar como freteiro e afirmou que estava no posto após ser contratado por garimpeiros.

Diante dos fatos, os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Pontes e Lacerda, interrogados e autuados em flagrante pelo crime de comercializar substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana, sendo arbitrada fiança no valor de R$ 15 mil para cada um dos envolvidos.

Fonte: Governo MT – MT

Leia mais:  Bombeiros resgatam 13 pessoas presas em elevadores neste final de semana

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Casa Cuiabana recebe 33ª edição da Feira de Vinil e Criatividade neste sábado (9)

Publicado

O Centro Cultural Casa Cuiabana recebe, neste sábado (9.5), das 14h às 22h, a 33ª edição da Feira de Vinil e Criatividade, com programação que reúne música, cinema, teatro, literatura, gastronomia e empreendedorismo criativo. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Cerca de 40 empreendedores de Cuiabá e de outras cidades do Mato Grosso participam da edição, com exposições e comercialização de discos de vinil, peças autorais de arte e moda, livros, gastronomia e produtos artesanais.

Além da feira criativa, o público poderá acompanhar apresentações de DJs, show musical, sessões de cinema mato-grossenses e espetáculo teatral. Um dos destaques da programação é o show da multiartista Pacha Ana, um repertório que transita entre hip hop ao samba de terreiro. Dan e João Gimenez farão a discotecagem em vinil.

O cinema mato-grossense também integra a programação com duas exibições. Às 18h será apresentado o filme “Naquela Quarta-feira”, dirigido por Anna Magalhães. Na sequência, às 19h, será exibido o documentário Seu Fiuza, da diretora Livia Fiuza. Já o teatro será representado pelo grupo (+60) AVOSZ, com o espetáculo “Conversas de Bar”, que propõe reflexões sobre histórias e memórias frequentemente silenciadas.

Leia mais:  Batalhão Ambiental da PM prende homem e apreende espingarda e 38 munições

Com o objetivo de estimular a economia criativa e o acesso à cultura, a feira incentiva a circulação de discos de vinil. Quem tiver LPs parados pode levá-los ao evento para doação, troca ou venda.

O evento celebra 11 anos de incentivo à economia criativa. A entrada é gratuita ou solidária, mediante doação de 1kg de alimento não perecível ou um livro usado.

O Centro Cultural Casa Cuiabana

A Casa Cuiabana é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Localizada na rua General Vale, 181, bairro Bandeirantes, em Cuiabá, o espaço é destinado à realização de eventos culturais variados, como exposições, apresentações artísticas, feiras e cursos.

Serviço
33ª Feira de Vinil e Criatividades
Data: sábado, 9 de maio de 2026
Horário: das 14h às 22h
Local: Casa Cuiabana
Entrada: gratuita ou solidária (1 kg de alimento não perecível ou 1 livro usado)
Informações: Instagram @feiradovinilmt e WhatsApp (65) 9 9962-6760

*Com supervisão de Cida Rodrigues

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana