Cuiabá

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer revitaliza quadras no bairro Poção

Publicado

A quadra de esportes do bairro Poção, em Cuiabá, ganha novo fôlego neste sábado (24), com uma ação de revitalização que une poder público e comunidade em torno do esporte, do lazer e da convivência social. A iniciativa acontece a partir das 7h, na quadra localizada na Rua Desembargador Palmiro Pimenta, e contempla a recuperação de duas quadras esportivas do bairro.

O trabalho é conduzido pela equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Limpurb, com apoio direto dos moradores e do vereador Wilson Quero Quero. A proposta vai além das melhorias estruturais e busca fortalecer o sentimento de pertencimento e estimular o cuidado coletivo com um espaço que é ponto de encontro de crianças, jovens e adultos da região.

As atividades incluem manutenção do alambrado, pintura da quadra e uma limpeza geral do local, garantindo mais conforto, segurança e condições adequadas para a prática esportiva e o lazer comunitário. Parte dos serviços já começou, e a mobilização deste sábado marca o momento de participação ativa da população na transformação do espaço.

Leia mais:  Casa Cuiabana já conta com 81 mil inscritos e prazo termina nesta sexta

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o servidor Júnior, da Secretaria de Esporte e Lazer, reforça o convite à comunidade. Ele destaca que a presença dos moradores é fundamental para que a quadra volte a ser utilizada de forma plena e acolhedora, ressaltando que a revitalização é um esforço conjunto para devolver ao bairro um espaço digno e bem cuidado.

A ação no Poção integra um conjunto mais amplo de iniciativas da Prefeitura de Cuiabá voltadas à recuperação de áreas esportivas em diferentes regiões da capital. Somente no primeiro ano da atual gestão, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer contabilizou a revitalização completa de 20 quadras e mais de 100 ações de manutenção, alcançando bairros de todas as regiões da cidade.

De acordo com a secretaria, o esporte é tratado como política pública estratégica, capaz de promover inclusão social, fortalecer vínculos comunitários e contribuir para a prevenção da violência. Cada espaço recuperado representa mais oportunidades de convivência saudável e acesso democrático ao lazer.

No bairro Poção, a expectativa é que a revitalização das quadras devolva vitalidade ao local e incentive a prática esportiva regular, especialmente entre crianças e jovens. A participação da comunidade no mutirão reforça a ideia de que o espaço público é um patrimônio coletivo, que ganha mais valor quando cuidado de forma compartilhada.

Leia mais:  Limpurb dá continuidade à instalação de lâmpadas de LED no Pedra 90

Com ações como essa, a Prefeitura de Cuiabá reafirma o compromisso de descentralizar investimentos, ouvir as demandas dos bairros e transformar o esporte e o lazer em ferramentas concretas de melhoria da qualidade de vida da população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Mulheres do Projeto Lutadoras iniciam jornada de defesa pessoal e fortalecimento em Cuiabá

Publicado

O primeiro dia de aulas gratuitas de defesa pessoal para as alunas do Projeto Lutadoras, na Secretaria da Mulher, nesta segunda-feira (20), foi marcado por acolhimento e conscientização. Nesta semana, o projeto inicia atividades em todas as unidades distribuídas por Cuiabá, reunindo 866 mulheres inscritas em uma das maiores edições já realizadas.

Sob as instruções do profissional de educação física e faixa-preta de jiu-jítsu Gilson de Oliveira, as alunas receberam orientações. Ele explicou que o trabalho começa antes mesmo das técnicas. “Hoje fizemos um acolhimento, falando sobre o que é o abuso, quais enfrentamentos existem dentro de casa e na rua e como evitar que a situação aconteça. Esse é o primeiro momento do treinamento”, afirmou.

De acordo com Gilson de Oliveira, nas próximas aulas serão trabalhados condicionamento físico, técnicas de aproximação e afastamento e alguns golpes específicos. “O principal é mostrar como evitar a situação e dar condições para que a mulher saia dela, caso aconteça, e saiba para quem ligar e como pedir ajuda.”

Para Eduarda Butakka, diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria da Mulher de Cuiabá, a preparação também tem efeito preventivo. “Quando o agressor sabe que a mulher está preparada para se defender, ele pensa duas vezes. Uma mulher preparada tem mais meios de se proteger.”

Leia mais:  Mais de 450 famílias já foram beneficiadas pela entrega de filtros de cerâmica em Cuiabá

Entre as participantes, o sentimento é de entusiasmo e fortalecimento. A servidora Roserlene Ciqueira, professora da rede municipal, resume o novo momento: “Agora sou lutadora. Lutando para ter qualidade de vida e equilíbrio no corpo físico e mental.”

Ela convidou as mulheres a participar e destacou que o aprendizado começa na prevenção. “Quando a violência começa, seja psicológica ou física, precisamos evitar o confronto. Mas, se for necessário, precisamos saber nos defender e também pedir ajuda.”

Moradora do bairro Baú e trabalhadora do comércio, Glaucileia Basana afirmou que gostou muito da aula. Segundo ela, mesmo sem experiência, já aprendeu dois golpes. “É uma aula prática, e o professor ensina de uma forma que a gente aprende de primeira. Conheci o projeto pelas redes sociais da Prefeitura e estou aqui. Achei muito interessante, principalmente pela violência que as mulheres sofrem. É uma forma de ter mais segurança para andar pela cidade”, contou.

Para 2026, o projeto foi ampliado com a criação de 32 novas turmas, distribuídas em 16 polos nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste da capital, com duas turmas por unidade e média de 60 alunas por polo. As participantes frequentarão os polos e horários escolhidos no ato da inscrição. As inscritas na Praça Rachid Jaudy e no Centro de Referência da Mulher terão aulas na Secretaria da Mulher, conforme informado previamente.

Leia mais:  Prefeito assina em Dubai protocolo global sobre o futuro da governança urbana

O projeto é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, liderada pela secretária Hadassah Suzannah. Idealizada pela primeira-dama Samantha Iris, a iniciativa se transformou em uma política pública permanente de fortalecimento e proteção às mulheres da capital.

A instrutora faixa-preta de jiu-jítsu Polyanna Souza de Araújo afirmou que a base de suas aulas é o jiu-jítsu, modalidade que permite imobilizações e técnicas de defesa mesmo contra adversários fisicamente mais fortes. “O foco principal é imobilizar e se defender. A mulher precisa estar preparada para reagir, se for necessário”, ressaltou.

Além de técnicas de jiu-jítsu, nas diferentes unidades as alunas terão aulas de judô, taekwondo, wrestling, capoeira, muay thai, kickboxing e karatê. A iniciativa se consolida como estratégia de prevenção à violência contra a mulher, indo além da prática esportiva ao promover segurança, saúde física, equilíbrio emocional e fortalecimento da autoestima.

A Secretaria Municipal da Mulher informa que, nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, não haverá aulas nos polos. Na quarta-feira e na quinta-feira, as atividades seguem normalmente. Clique AQUI e veja onde será sua jornada

https://cuiaba.mt.gov.br/storage/webdisco/2026/04/17/outros/2026-04-17-22-36-planilha-completa-com-todos-os-nomes-das-lutadoras-69e2ee197e092.pdf

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana