Policiais militares do Grupo de Apoio (GAP) do 28º Batalhão prenderam dois homens, de 32 e 20 anos, pelo crime de contrabando, na noite desta sexta-feira (23.1), em Jaciara. Na ação, a PM apreendeu 397 cigarros eletrônicos que eram vendidos na cidade.
A equipe do GAP recebeu denúncia anônima sobre um depósito clandestino de cigarros eletrônicos e sobre um suspeito que faria a distribuição dos produtos para usuários no modo delivery, por meio de uma motocicleta.
Com as informações recebidas, os policiais iniciaram diligências na cidade e localizaram a motocicleta, com as mesmas características relatadas na denúncia. Eles realizaram a abordagem ao condutor, encontrando três cigarros eletrônicos e uma máquina de cartão bancário.
Questionado sobre a procedência dos produtos, o suspeito confirmou que fazia a entrega do material e que havia outras quantidades guardadas em uma residência, que pertencia ao dono do comércio ilegal.
Os militares seguiram com o suspeito até a residência informada e encontraram o segundo homem, que também foi detido. Na verificação da residência dele, foram localizados os demais cigarros eletrônicos, em um dos quartos da casa.
Diante do flagrante dos produtos, que são proibidos de serem comercializados no Brasil, a PM deu voz de prisão aos suspeitos, que foram conduzidos à delegacia da cidade para o registro da ocorrência e as demais providências.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
A ampliação da área de cobertura dos serviços pré-hospitalares em Mato Grosso, após a integração entre o Corpo de Bombeiros Militar e o Samu, em junho de 2025, aumentou o número de atendimentos e garantiu que as ambulâncias cheguem mais rápido a quem mais precisa.
No primeiro trimestre de 2025, foram atendidas 5.578 ocorrências médicas. No mesmo período de 2026, o número subiu para 8.692 atendimentos. O crescimento é resultado direto da integração entre as instituições, que ampliou o número de equipes disponíveis nas ruas e, consequentemente, a capacidade de atendimento à população.
“A cooperação atual é extremamente produtiva e resolutiva. Sabemos que o atendimento pré-hospitalar é um fator crítico de qualidade assistencial, e desde a integração já ampliamos a cobertura e qualificamos o atendimento, com profissionais de saúde preparados”, afirmou o secretário de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo, durante audiência na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (22.4).
A parceria entre as instituições ocorre por meio do Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar.
Na prática, as equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros atuam de forma integrada e compartilham a mesma central de regulação, que funciona na estrutura do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Com isso, os chamados de urgência e emergência médica são direcionados para a equipe mais próxima.
A regulação conjunta também reduziu o tempo de espera pelo atendimento em 31%. Antes, a população da Baixada Cuiabana aguardava, em média, 25 minutos por uma ambulância. Com a parceria, o tempo-resposta caiu para 17 minutos, diminuindo o intervalo entre o chamado e a chegada das equipes.
De acordo com o secretário, a melhoria no tempo de atendimento é resultado do aumento no número de profissionais. Antes, a região contava com 12 equipes. Com a parceria, esse número passou para 25.
Desde a implantação do Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar, o Corpo de Bombeiros contratou mais de 200 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e auxiliares, para reforçar as equipes. Os militares que atuam no atendimento pré-hospitalar também possuem formação na área da saúde, e a criação das novas equipes não comprometeu os demais serviços da instituição.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.