Mato Grosso

Rotam prende suspeito por roubo e cárcere privado e recupera veículo

Publicado

Policiais militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam um homem, de 18 anos, pelo crime de roubo e cárcere privado, na noite deste domingo (25.1), em Cuiabá. O suspeito foi detido em flagrante com um veículo roubado de uma propriedade rural de Várzea Grande. O carro foi recuperado pela PM.

Conforme o boletim de ocorrência, a equipe policial recebeu informações via Ciosp sobre um roubo em uma propriedade rural, em Várzea Grande, onde o suspeito teria invadido uma casa e mantido algumas vítimas como refém. A denúncia indicou ainda que o suspeito fugiu do local com um veículo Oroch branco, de uma das vítimas.

A equipe da Rotam iniciou diligências e recebeu informações de que o carro, com as mesmas características relatadas, foi visto pelas câmeras do Vigia Mais MT transitando pela rodovia Helder Cândia.

Os militares se aproximaram da região informada e flagraram o veículo, momento em que o suspeito iniciou fuga em alta velocidade, desrespeitando todas as ordens de parada e causando direção perigosa pelas avenidas da Capital.

Leia mais:  Cinco são presos pela Polícia Militar após perseguição em Rondonópolis

Após alguns metros de perseguição, ao chegar nas proximidades da avenida Historiador Rubens de Mendonça, o suspeito colidiu seu veículo causando um abalroamento entre outros carros e uma motocicleta.

Diante da situação, o suspeito foi abordado e confessou que seria um dos integrantes do assalto à residência rural. O homem ainda relatou que o crime foi cometido na companhia de outros dois homens, não sabendo informar a localização deles.

O criminoso recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Central de Flagrantes de Cuiabá. O veículo foi devolvido para uma das vítimas do crime e nenhuma pessoa ficou ferida em decorrência do acidente, que causou apenas danos materiais aos envolvidos.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Competição feminina marca nova etapa do Festival de Pesca de Barra do Bugres

Publicado

A programação do 30º Festival de Pesca de Barra do Bugres, o Fest Bugres, realizado com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), ganhou neste ano um reforço inédito: a realização do 1º Fest Feminino Embarcado, competição exclusiva para mulheres que ocorreu neste sábado (18.4). A iniciativa integra o evento tradicional do município e marca a criação de um espaço voltado à valorização da presença feminina na pesca esportiva.

Mesmo sem distinção de gênero em suas categorias oficiais, o festival passou a contar com uma disputa dedicada às mulheres após a identificação de uma demanda crescente. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Wesley Granella, a participação feminina já é expressiva na região.

“Aqui em Barra do Bugres nós temos cinco grupos de mulheres que fazem pescarias anuais de até 50 participantes. Então, visando essa necessidade de dar visibilidade, empoderamento e toda a voz que a mulher merece, resolvemos fazer também a categoria feminina. Garanto que vai ser o marco para a história do festival”, afirmou o secretário.

Leia mais:  Seplag inova no Poder Executivo Estadual e conquista três reconhecimentos no Prêmio Eficiência e Inovação

O 1º Fest Feminino Embarcado reúne 44 embarcações consolidando a estreia da categoria dentro de um dos principais eventos de pesca do estado. A proposta é incentivar ainda mais a participação das mulheres no esporte, além de reconhecer trajetórias que já fazem parte da cultura local.

Entre as participantes estão as amigas Ana Maria Bertoco e Izabela Pizzatto, que formam uma das equipes da competição. Ambas têm relação antiga com a pesca, iniciada ainda na infância, em família.

“Eu acompanhava meu pai, já participei de festivais de pesca junto com ele antes, inclusive já ganhamos. Eu também já aprendi desde pequena a pilotar barco, a estar sempre na beira do rio, já me considero uma ribeirinha”, relatou Ana Maria.

Para Izabela, a criação da categoria representa um avanço importante dentro do festival. “Acho que, por ser a primeira edição, já teve bastante embarcação, o que é muito positivo. E eu tenho certeza de que, nos próximos anos, vai ser cada vez melhor”, disse.

Leia mais:  Período de matrículas para novos alunos da Escola Estadual Governador José Fragelli encerram nesta quarta-feira (14)

Os números reforçam a relevância da iniciativa. Segundo a Associação Mato-grossense de Ecoturismo e Pesca Esportiva, mulheres e famílias já representam cerca de 40% dos pescadores que buscam a pesca esportiva em Mato Grosso.

Para Maria Letícia Arruda, secretária adjunta de Turismo da Sedec, o cenário demonstra o avanço das ações voltadas à ampliação da participação de diferentes públicos no setor.

“Mais do que incentivar o turismo de pesca esportiva, é nosso papel garantir que todos os grupos ocupem esse espaço e se sintam parte dele. A criação de iniciativas como o festival feminino reforça esse compromisso, ao promover inclusão, visibilidade e novas oportunidades dentro da atividade turística”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana