Cuiabá

Cuiabá lança Centro de Referência Paralímpico e realiza Festival Paradesportivo

Publicado

Cuiabá vive, amanhã (7), um dos momentos mais significativos de sua história recente no esporte e na inclusão social. A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realiza o 1º Festival Paradesportivo de Cuiabá, evento que marca oficialmente o lançamento do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB-CBA), no Complexo Esportivo Dom Aquino.

Mais do que um evento esportivo, a programação que acontece nesta sexta-feira simboliza um avanço concreto nas políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, que diariamente se superam e encontram no esporte um caminho de autonomia, pertencimento e transformação de vidas.

Voltado a crianças, adolescentes e jovens a partir de 7 anos, o festival será um grande encontro de vivências, oportunidades e descoberta de talentos, reunindo participantes, familiares e a comunidade em geral em um ambiente de acolhimento, respeito e valorização das potencialidades humanas. A proposta é clara: abrir portas, romper barreiras e ampliar horizontes por meio do esporte.

Durante o evento, o público poderá conhecer e experimentar diversas modalidades paradesportivas e paralímpicas, como atletismo, natação, bocha, parabadminton, tênis de mesa, vôlei sentado e rugby em cadeira de rodas, entre outras. A iniciativa reforça o esporte como ferramenta de inclusão, desenvolvimento social e qualidade de vida.

Leia mais:  Prefeitura projeta ampliação de aterro sanitário de Cuiabá

O festival também marca a abertura oficial das atividades do Centro de Referência Paralímpico em Cuiabá, que passará a ofertar aulas gratuitas, com acompanhamento de profissionais qualificados e estrutura adequada. As inscrições, abertas desde o dia 22 de janeiro, poderão ser feitas também presencialmente amanhã, no local do evento, com a presença dos pais ou responsáveis.

Os Centros de Referência Paralímpicos integram o Plano Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e utilizam estruturas esportivas existentes para ampliar o acesso ao esporte paralímpico em todo o país, desde a iniciação até o alto rendimento. Em Cuiabá, o CRPB-CBA atenderá pessoas com deficiência física, visual e intelectual, fortalecendo uma política pública permanente de inclusão e formação esportiva.

Para o secretário adjunto municipal de Esporte e Lazer, Otávio Rodrigo Palácio, a iniciativa representa um divisor de águas para a capital. “A parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro consolida uma política estruturada e duradoura. É um avanço que amplia oportunidades, fortalece a base do esporte paralímpico e gera impacto direto na vida das famílias”, destacou.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, ressalta que o Centro nasce com uma vocação social ampla. “O Centro permitirá atender estudantes da rede pública e de instituições especializadas, democratizando o acesso ao esporte e promovendo inclusão com planejamento, responsabilidade e continuidade”, afirmou.

Leia mais:  Denúncia da Prefeitura de Cuiabá gera operação da Polícia Civil em laboratório

À frente da coordenação do CRPB-CBA, o professor Altemir Trapp, com mais de 15 anos de atuação no esporte paralímpico, destaca o alcance do projeto. “A implantação do Centro representa um salto qualitativo para o esporte paralímpico local, com estrutura, metodologia e compromisso público. É um legado que começa agora e se projeta para o futuro”, avaliou.

Com a realização do 1º Festival Paradesportivo e o lançamento do Centro de Referência Paralímpico, Cuiabá dá um passo decisivo rumo a uma cidade mais justa, acessível e humana, reafirmando que o esporte é um poderoso instrumento de inclusão, cidadania e transformação social, especialmente para quem faz da superação um modo de vida.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Mulheres do Projeto Lutadoras iniciam jornada de defesa pessoal e fortalecimento em Cuiabá

Publicado

O primeiro dia de aulas gratuitas de defesa pessoal para as alunas do Projeto Lutadoras, na Secretaria da Mulher, nesta segunda-feira (20), foi marcado por acolhimento e conscientização. Nesta semana, o projeto inicia atividades em todas as unidades distribuídas por Cuiabá, reunindo 866 mulheres inscritas em uma das maiores edições já realizadas.

Sob as instruções do profissional de educação física e faixa-preta de jiu-jítsu Gilson de Oliveira, as alunas receberam orientações. Ele explicou que o trabalho começa antes mesmo das técnicas. “Hoje fizemos um acolhimento, falando sobre o que é o abuso, quais enfrentamentos existem dentro de casa e na rua e como evitar que a situação aconteça. Esse é o primeiro momento do treinamento”, afirmou.

De acordo com Gilson de Oliveira, nas próximas aulas serão trabalhados condicionamento físico, técnicas de aproximação e afastamento e alguns golpes específicos. “O principal é mostrar como evitar a situação e dar condições para que a mulher saia dela, caso aconteça, e saiba para quem ligar e como pedir ajuda.”

Para Eduarda Butakka, diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria da Mulher de Cuiabá, a preparação também tem efeito preventivo. “Quando o agressor sabe que a mulher está preparada para se defender, ele pensa duas vezes. Uma mulher preparada tem mais meios de se proteger.”

Leia mais:  Denúncia da Prefeitura de Cuiabá gera operação da Polícia Civil em laboratório

Entre as participantes, o sentimento é de entusiasmo e fortalecimento. A servidora Roserlene Ciqueira, professora da rede municipal, resume o novo momento: “Agora sou lutadora. Lutando para ter qualidade de vida e equilíbrio no corpo físico e mental.”

Ela convidou as mulheres a participar e destacou que o aprendizado começa na prevenção. “Quando a violência começa, seja psicológica ou física, precisamos evitar o confronto. Mas, se for necessário, precisamos saber nos defender e também pedir ajuda.”

Moradora do bairro Baú e trabalhadora do comércio, Glaucileia Basana afirmou que gostou muito da aula. Segundo ela, mesmo sem experiência, já aprendeu dois golpes. “É uma aula prática, e o professor ensina de uma forma que a gente aprende de primeira. Conheci o projeto pelas redes sociais da Prefeitura e estou aqui. Achei muito interessante, principalmente pela violência que as mulheres sofrem. É uma forma de ter mais segurança para andar pela cidade”, contou.

Para 2026, o projeto foi ampliado com a criação de 32 novas turmas, distribuídas em 16 polos nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste da capital, com duas turmas por unidade e média de 60 alunas por polo. As participantes frequentarão os polos e horários escolhidos no ato da inscrição. As inscritas na Praça Rachid Jaudy e no Centro de Referência da Mulher terão aulas na Secretaria da Mulher, conforme informado previamente.

Leia mais:  Maysa Leão cobra implementação da Jornada do Autista em Cuiabá

O projeto é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, liderada pela secretária Hadassah Suzannah. Idealizada pela primeira-dama Samantha Iris, a iniciativa se transformou em uma política pública permanente de fortalecimento e proteção às mulheres da capital.

A instrutora faixa-preta de jiu-jítsu Polyanna Souza de Araújo afirmou que a base de suas aulas é o jiu-jítsu, modalidade que permite imobilizações e técnicas de defesa mesmo contra adversários fisicamente mais fortes. “O foco principal é imobilizar e se defender. A mulher precisa estar preparada para reagir, se for necessário”, ressaltou.

Além de técnicas de jiu-jítsu, nas diferentes unidades as alunas terão aulas de judô, taekwondo, wrestling, capoeira, muay thai, kickboxing e karatê. A iniciativa se consolida como estratégia de prevenção à violência contra a mulher, indo além da prática esportiva ao promover segurança, saúde física, equilíbrio emocional e fortalecimento da autoestima.

A Secretaria Municipal da Mulher informa que, nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, não haverá aulas nos polos. Na quarta-feira e na quinta-feira, as atividades seguem normalmente. Clique AQUI e veja onde será sua jornada

https://cuiaba.mt.gov.br/storage/webdisco/2026/04/17/outros/2026-04-17-22-36-planilha-completa-com-todos-os-nomes-das-lutadoras-69e2ee197e092.pdf

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana