Com o tema central “Ouvidoria Governamental e Melhoria no Cotidiano do Cidadão”, a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) promove a Semana de Ouvidoria e Transparência nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril. O evento reunirá ouvidores, equipes técnicas e profissionais da área para fortalecer práticas de escuta ativa, transparência pública e inovação no serviço público.
A abertura das atividades, no dia 30 de março, contará com a Oficina de Experiência do Usuário e Design Thinking, realizada em duas turmas (manhã e tarde), no Laboratório Central de Inovações em Práticas Públicas do Estado (LabSin).
A capacitação será conduzida pelos instrutores Angélica Monteiro, Alessandra Oliveira e Rosberg Bozzeto, todos do próprio LabSin, com foco em metodologias inovadoras para aprimorar a experiência do usuário nos serviços públicos. A programação deste dia será restrita às equipes Rede de Ouvidoria do Governo de Mato Grosso.
3º Encontro de Ouvidoria
No dia 31 de março, ocorrerá o 3º Encontro de Ouvidoria e Transparência, das 8h às 12h, no auditório da CGE. Diferentemente dos demais dias, esta programação será aberta a ouvidores do Governo de Mato Grosso, de outros poderes e esferas, além de demais interessados no tema.
O cronograma inclui o lançamento da versão 2.0 do Fale Cidadão, sistema oficial para registro e tratamento de manifestações na Ouvidoria do Estado. Também será lançado o Painel de Ouvidoria, uma ferramenta digital que permitirá, a qualquer pessoa, acompanhar informações consolidadas sobre os atendimentos da Rede de Ouvidoria do Estado.
A programação do 3º Encontro inclui também três palestras. A primeira sobre “Ouvidoria Governamental: avanços para melhoria do cotidiano do cidadão”, ministrada pelo diretor de Proteção e Defesa do Usuário de Serviço Público da Controladoria-Geral da União (CGU), Leonardo Alamy Martins.
A segunda palestra será sobre “Lei de Acesso à Informação: transparência e proteção de dados pessoais”, com a diretora da Articulação, Supervisão e Monitoramento de Acesso à Informação da CGU, Cibelle Brasil.
Já a terceira explanação será sobre “Transformando o Serviço Público por Meio da Inovação”, com o superintendente de Governança para Resultados, Eficiência e Inovação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Washington Fernando da Silva.
As inscrições para 3º Encontro de Ouvidoria e Transparência já estão abertas e podem ser realizadas pelo Sistema de Capacitações da Escola de Governo. Clique AQUI para garantir sua vaga.
Ainda no dia 31 de março, à tarde, na sala de treinamentos da CGE, será realizada reunião com a Rede de Ouvidoria sobre novas práticas de atuação como desdobramentos dos temas abordados no período da manhã. Esta parte da programação será restrita aos titulares das ouvidorias setoriais e especializadas dos órgãos e entidades do Governo de Mato Grosso.
Já no dia 1º de abril, será promovido o Treinamento de Rotinas de Ouvidoria e Fale Cidadão 2.0, nos períodos da manhã e da tarde, na sala de treinamentos da CGE. Assim como no dia 30, esta capacitação será restrita às equipes da Rede de Ouvidoria do Governo de Mato Grosso.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com a Prefeitura de Feliz Natal, realizou, entre os dias 19 e 23 de maio, um mapeamento das comunidades indígenas no território do Baixo Xingu. Ao todo, 17 aldeias da região participaram da iniciativa.
Foto: Assessoria
A atividade teve como objetivo fortalecer o diálogo com as lideranças locais e identificar demandas prioritárias relacionadas ao acesso às políticas públicas, especialmente na área da assistência social.
Participaram também da ação membros do Poder Executivo Municipal, representantes do Departamento de Cultura de Feliz Natal, da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), do Departamento de Assuntos Indígenas, da Equipe Volante e da Gestão do Cadastro Único.
A secretária adjunta de Programas e Projetos Especiais da Setasc, Juliane Antunes Maciel, ressaltou a importância da atuação conjunta entre os órgãos envolvidos para garantir um atendimento mais eficiente às comunidades indígenas.
“Essa ação demonstra como o trabalho integrado entre Estado, município e instituições parceiras contribui para compreender melhor a realidade das comunidades indígenas e construir soluções mais eficazes para atender as demandas apresentadas pelas lideranças locais”, afirmou.
Juliane também enfatizou que a atenção especial às comunidades indígenas é uma orientação do governador Otaviano Pivetta, que reconhece a importância dos povos originários e das necessidades existentes nos territórios.
Foto: Assessoria
“O governador Otaviano Pivetta tem reforçado a importância desse olhar atento às comunidades indígenas, entendendo que cada território possui suas particularidades e necessidades específicas. Estar presente nas aldeias, ouvir as lideranças e compreender a realidade das famílias é essencial para fortalecer as políticas públicas e ampliar o acesso aos direitos sociais”, pontuou.
Foto: Assessoria
A secretária municipal de Assistência Social de Feliz Natal, Raquel Queiroz, destacou que a iniciativa contribui diretamente para aproximar os serviços públicos das comunidades indígenas do Baixo Xingu.
“Esse trabalho é extremamente importante porque nos permite conhecer de perto a realidade de cada aldeia e entender as principais necessidades das famílias indígenas. A atuação conjunta entre os órgãos fortalece o atendimento e contribui para que as políticas públicas cheguem de forma mais efetiva às comunidades”, disse.
Seu período de teste Premium terminou Seu período de teste Premium terminou
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.