Nacional

Fiscalização nas rodovias federais intensifica ações durante o feriado

Publicado


Brasília, 22/4/2026
– Nesta quarta-feira (22), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço do monitoramento realizado nas rodovias federais durante o feriado de Tiradentes. Desde o dia 17, as equipes da PRF reforçaram a fiscalização em trechos críticos, com maior risco de ocorrências de trânsito e de condutas que colocam em risco quem trafega pelas rodovias.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) destaca a importância das medidas adotadas para garantir a segurança nas rodovias federais de todo o País.

Nos cinco dias de reforço no policiamento, a PRF registrou 1.022 ocorrências, 84 mortes e 1.167 feridos nas rodovias federais de todo o País. Dois casos graves foram registrados ontem e deixaram 14 mortos. Em Formosa (GO), a colisão frontal entre uma van, uma caminhonete e um caminhão, na BR-020, deixou oito mortos e vários feridos. Os feridos foram encaminhados para hospitais da região. Na BR-251, em Salinas (MG), seis pessoas morreram em uma colisão entre um carro e um caminhão. A gravidade de outros registros, entre eles no Paraná, exigiu a atuação de resgate aéreo.

Leia mais:  Ministério dos Transportes amplia número de Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros; total no país chega a 188 unidades

Os policiais também identificaram condutas consideradas infrações de trânsito. Entre as principais estiveram ultrapassagens irregulares, excesso de velocidade, embriaguez ao volante e falta ou mau uso do cinto de segurança e das cadeirinhas.

Infrações registradas

* Ultrapassagens irregulares: 5.320
* Falta ou mau uso do cinto de segurança e das cadeirinhas: 4.342
* Alcoolemia (recusa e constatação): 1.183

A fiscalização com uso de radares portáteis identificou 28.373 veículos acima do limite de velocidade. No total, as equipes da PRF fiscalizaram 192.921 pessoas e veículos. Os policiais realizaram 69.824 testes de etilômetro para identificar possível consumo de álcool por motoristas, e 75 pessoas foram detidas por embriaguez ao volante.

No combate ao crime, duas ocorrências de destaque incluíram a apreensão de 1,3 tonelada de skunk, na BR-316, em Geminiano (PI), além de 30 kg de skunk e maconha, na BR-282, em Chapecó (SC). A droga foi encontrada com um casal de estrangeiros, que também transportava uma criança.

O reforço na fiscalização e no policiamento durante o feriado de Tiradentes faz parte da preparação para a Operação Dia do Trabalho.

Leia mais:  Governo Federal autoriza início da construção de ponte aguardada há mais de 100 anos por brasileiros e bolivianos

*Informações da PRF.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

MME destaca avanços para ampliar a oferta e a competitividade de gás natural em evento do setor

Publicado

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta terça-feira (23/6), do evento “Cheio de Gás”, promovido pelo Brazil Journal, em São Paulo. Durante a abertura, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Renato Dutra, que representou o ministro Alexandre Silveira, apresentou os avanços das políticas públicas voltadas à ampliação da oferta, ao aumento da concorrência e à redução dos custos do gás natural para a indústria e os consumidores brasileiros, ancoradas sobre o Programa Gás para Empregar, criado em 2023 sob a chancela do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Durante o debate, Dutra destacou que o mercado de gás natural vive uma nova fase no país, impulsionada pelas ações do Governo do Brasil no âmbito do programa Gás para Empregar. Entre os principais avanços, ressaltou a modernização do marco regulatório, o fortalecimento da atuação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o aumento da oferta de gás da União e a ampliação da concorrência no setor. As discussões do evento abordaram temas como segurança energética, desafios regulatórios, expansão da infraestrutura e o papel do biometano na transição energética.

Leia mais:  Fiscalização do MTE afasta 142 adolescentes de atividades proibidas no setor calçadista do Rio Grande do Sul

Em sua participação, o secretário destacou que o desenvolvimento do mercado de gás é estratégico para aumentar a competitividade da economia brasileira e impulsionar a reindustrialização do país. “Sob a liderança do presidente Lula e do ministro Alexandre Silveira, o mercado de gás deixou de ser uma promessa para se tornar um instrumento concreto de desenvolvimento. Estamos trabalhando para ampliar a oferta, aumentar a concorrência e garantir preços mais competitivos, sempre com segurança jurídica e previsibilidade para os investimentos”, afirmou.

Dutra também ressaltou as iniciativas voltadas à integração energética regional e ao aproveitamento do potencial do biometano, além dos novos projetos de infraestrutura previstos para os próximos anos. Segundo ele, o gás natural tem papel fundamental na segurança energética e na transição para uma economia de baixo carbono, contribuindo para a geração de empregos, a competitividade da indústria e a expansão de novos mercados.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Leia mais:  MME autoriza nova tranche do Luz para Todos e garante energia a 1,4 mil famílias em Goiás

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana