Mato Grosso

Polícia Militar promove transmissão de comando do 2º Comando Regional em Várzea Grande

Publicado

A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso realizou, na manhã desta quinta-feira (23.4), a solenidade de passagem de comando do 2º Comando Regional de Várzea Grande, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na região metropolitana de Cuiabá. O evento marcou a transição de liderança com a saída do coronel Januário Antônio Edwiges Batista e a posse do coronel Ricardo de Almeida Mendes.

O 2º Comando Regional possui uma abrangência estratégica, sendo responsável pelo policiamento tático e ostensivo não apenas em Várzea Grande, mas também nos municípios de Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste e Nobres. O comandante-geral adjunto da Polícia Militar, coronel André Wilian Dorileo, destacou o trabalho desenvolvido pelo coronel Januário e ressaltou o compromisso em manter os resultados alcançados no combate à criminalidade, em pouco mais de dois anos no cargo.

“O coronel Januário conduziu o 2º Comando Regional com elevado profissionalismo, demonstrando capacidade operacional e técnica em todas as ações. Sua gestão foi marcada por avanços importantes na segurança pública da região, sempre com foco na eficiência e na proximidade com a sociedade”, afirmou.

Leia mais:  Sema realiza operação contra caça de jacaré e conduz duas pessoas à delegacia

O coronel Dorileo também ressaltou a competência técnica e operacional do coronel Mendes, que passa a assumir a função. “O coronel Mendes assume com a missão de dar continuidade ao trabalho sério desenvolvido na região, trazendo sua vasta experiência e o profissionalismo reconhecido de sua carreira para fortalecer ainda mais as ações de segurança em Várzea Grande e nas cidades vizinhas, visando à prevenção de crimes e à manutenção da ordem pública”, enfatizou.

Ao se despedir da função, o coronel Januário agradeceu a confiança da instituição e o apoio recebido ao longo do comando. “Encerrar este ciclo à frente do 2º Comando Regional é motivo de gratidão. Tivemos desafios significativos, mas também conquistas importantes, sempre com o empenho de uma tropa dedicada. Agradeço à Polícia Militar pela oportunidade e a todos os policiais que contribuíram para os resultados alcançados”, declarou.

O coronel Mendes ocupava a função de comandante-adjunto do gabinete militar e ajudante de ordens do Governo do Estado. Ele ingressou na carreira militar em fevereiro de 2005. O militar é bacharel em Segurança Pública e Direito. O novo comandante do 2º CR também possui curso operacional do BOPE, curso expedito de Operações no Pantanal pela Marinha do Brasil, no grupamento de fuzileiros, e curso de atirador de precisão da Polícia Federal. O militar também já foi comandante da Força Tática do 1º Batalhão, subcomandante da 8ª Companhia Independente da PM de Campo Verde, entre outros.

Leia mais:  Sema abre inscrições para mutirão do CAR Digital 2.0 que acontecerá em Barra do Garças

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeito de matar vizinha por homicídio qualificado

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso concluiu o inquérito policial que apurou a morte de Janaina Rafaela Pereira, 40 anos, ocorrida no bairro Vila Ipiranga, em Rondonópolis. O autor do crime foi indiciado por homicídio qualificado.

A vítima foi encontrada morta no dia 16 de abril de 2026, no interior de sua residência, apresentando diversas lesões pelo corpo e ferimentos compatíveis com golpes de faca.

As investigações desenvolvidas pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rondonópolis identificaram como autor do crime o vizinho da vítima, um homem de 27 anos.

Conforme apurado, a vítima e o suspeito residiam em um conjunto de quitinetes no mesmo endereço e mantinham uma convivência marcada por frequentes desentendimentos.

Durante o curso das diligências investigativas, o suspeito foi intimado e confessou a prática do homicídio. Em depoimento, ele relatou que, após uma discussão com a vítima, decidiu matá-la.

Segundo a apuração policial, ele teria se dirigido a um estabelecimento comercial para adquirir uma faca e aguardou o retorno de Janaina à residência, momento em que iniciou o ataque.

Leia mais:  Hospital Regional de Cáceres treina profissionais para atendimentos de urgência e emergência

O investigado afirmou ainda que, após o crime, retornou para sua residência, lavou as roupas utilizadas e tentou eliminar vestígios antes de voltar ao imóvel da vítima, onde ateou fogo ao corpo. Como não estava em situação de flagrante e, naquele momento, não havia mandado de prisão em seu nome, o suspeito foi ouvido e posteriormente liberado.

Diante dos elementos reunidos no inquérito, a Polícia Civil indiciou o suspeito por homicídio qualificado, praticado por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. A autoridade policial representou pela prisão preventiva do investigado, e a medida foi deferida pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Rondonópolis.

Apesar das diligências realizadas pelas equipes policiais, o investigado permanece foragido. O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para as providências legais cabíveis.

A Polícia Civil solicita o apoio da população com informações que possam auxiliar na localização do suspeito. As denúncias podem ser repassadas diretamente à DHPP pelos telefones (66) 3533-4434 e (66) 98156-0028, com garantia absoluta de sigilo.

Leia mais:  Sema abre inscrições para mutirão do CAR Digital 2.0 que acontecerá em Barra do Garças

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana