Lucas do Rio Verde

Da alfabetização digital ao protagonismo tecnológico: rede municipal de Lucas do Rio Verde passa a ofertar ciências da computação

Publicado

A Educação de Lucas do Rio Verde avança para uma nova fase, marcada pela inovação e pelo olhar para o futuro. Com a implementação do projeto SaberTech, a Secretaria de Educação passa a oferecer aulas de ciências da computação em onze escolas municipais, ampliando as possibilidades de aprendizagem e preparando os estudantes para os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico.

“Enquanto gestão municipal entendemos que é nosso dever oferecer às nossas crianças e adolescentes as ferramentas necessárias para a construção de um futuro promissor. Hoje, não há como pensar no futuro sem considerar a tecnologia e a inovação. O projeto SaberTech nasce com esse olhar voltado à preparação, desde a base, dos nossos estudantes para enfrentar os desafios com uma visão inovadora”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Beneficiando cerca de 500 alunos, do 3º ao 9º ano do ensino fundamental, a iniciativa promove a alfabetização e a inclusão digital por meio de aulas semanais que combinam a teoria e a prática, ministradas por instrutores da SuperGeeks, empresa contratada pela Secretaria.

Leia mais:  Operação Final de Ano: Guarda Civil Municipal fortalece ações ostensivas em Lucas do Rio Verde

Nelas, os estudantes começam aprendendo a criar e programar jogos educacionais em 2D, através da plataforma CS Plus, e, ao longo do ano, avançam para atividades de introdução à robótica maker, desenvolvimento de aplicativos e uso da Inteligência Artificial.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

“Por meio das aulas de ciências da computação, os estudantes desenvolvem competências fundamentais tanto para o futuro quanto para o mercado de trabalho, como raciocínio lógico, pensamento crítico e computacional, além da interpretação e resolução de problemas. Além disso, as atividades também abordam conceitos presentes em disciplinas regulares, como matemática, língua portuguesa, física e inglês”, explicou o instrutor e gestor da SuperGeeks, Gregory Neves.

Entre as habilidades desenvolvidas, também se destacam a inteligência emocional, a capacidade de trabalhar em equipe e a adaptabilidade.

“Eu achei bem legal, é algo diferente. Aprender ciências da computação não serve apenas para criar jogos, mas também nos ajuda a lidar melhor com a tecnologia no dia a dia e também no futuro. Com isso, podemos até nos tornar programadores”, relatou o aluno Isaías Samuel.

Leia mais:  Prefeito Miguel Vaz convoca 10 novos guardas civis municipais para reforçar a segurança pública

Dessa forma, a educação municipal também avança no processo de adequação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, cujo objetivo é possibilitar que os jovens deixem de ser apenas consumidores de tecnologia e passem a assumir um papel de protagonismo na era digital, como produtores e pensadores críticos.

Com o projeto SaberTech, Lucas do Rio Verde consolida a inovação como uma importante aliada da Educação, ampliando horizontes e fortalecendo a formação integral dos estudantes. Ao oferecer as aulas de ciências da computação desde o ensino fundamental, o município prepara crianças e adolescentes para um futuro com mais oportunidades, protagonismo e participação ativa em uma sociedade cada vez mais conectada e tecnológica.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

publicidade

Lucas do Rio Verde

Natal da Esperança 2026: Cultura abre inscrições para seleção de atrações artísticas

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informa que estão abertas as inscrições para o Edital de Chamamento Público nº 09/2026, destinado à seleção de projetos culturais para compor a programação artística da Vila do Natal da Esperança 2026. O evento está previsto para ocorrer de 5 de dezembro de 2026 a 3 de janeiro de 2027.

Podem participar da seleção pessoas físicas, jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, incluindo o Microempreendedor Individual (MEI), além de grupos ou coletivos culturais sem CNPJ, representado por pessoa física.

Os agentes culturais devem ter vínculo com Lucas do Rio Verde e experiência mínima de dois anos em área compatível ou correlata à categoria escolhida.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre o dia 22 de setembro e 12 de outubro, por meio dos seguintes endereços eletrônicos:

Pessoa Física:
https://lucasdorioverde.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=5&is=530724648&iser=01M2TANX3W9TB7866RH1KW70JP

Pessoa Jurídica com ou sem fins lucrativos:
https://lucasdorioverde.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=5&is=530724669&iser=01M2TD3J7J0J6E4C7KV3QE63C9

Leia mais:  Lucas do Rio Verde inicia programação do Maio Amarelo com foco na conscientização

Grupo ou Coletivo:
https://lucasdorioverde.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=5&is=530724676&iser=01M2TGT2GPAXHW86VFTCPD0VYG

Categorias contempladas:

  • Espetáculo Cênico-Musical de Natal;
  • Coral Natalino;
  • Fábrica de Brinquedos;
  • Fábrica de Doces;
  • Projeto Cultural Sensorial e Acessível;
  • Núcleo Cênico de Personagens Natalinos;
  • Música – Solo, voz e violão;
  • Música – Dupla ou Grupo.

De acordo com o Edital, da quantidade total de vagas serão garantidas, no mínimo, 25% para pessoas negras (pretas ou pardas), 10% para pessoas indígenas e 5% para pessoas com deficiência (PCD), observadas as disposições da Instrução Normativa MinC nº 10/2023 e suas alterações.

O investimento total será de R$ 180 mil, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ciclo 2 (Lei nº14.399/22).

Todas as informações sobre a seleção, incluindo os documentos necessários para inscrição, estão disponíveis no Edital de Chamamento Público nº 09/2026. O documento pode ser consultado no site da Prefeitura, clicando em “Prefeitura Online” e depois em “Editais”, ou diretamente pelo endereço eletrônico:

https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/edital/489/edital_09_2026_natal_da_esperanca_6_edicao_pnab.pdf

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Leia mais:  Meia Maratona "O Semeador" reúne mais de 1.800 corredores em Lucas do Rio Verde

Continue lendo

Mais Lidas da Semana