Policia Federal

PF deflagra operação contra fraudes em licitações no Ceará

Publicado

Fortaleza/CE – A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (9/6), com colaboração direta da Controladoria-Geral da União (CGU), a Operação Rota Fantasma, com o objetivo de aprofundar investigação sobre suposto esquema criminoso envolvendo licitações com indícios de fraude e desvios de recursos públicos federais na contratação de serviços de locação de veículos e realização de obras. 

As ações envolvem diversas secretarias dos municípios cearenses de Jaguaretama, Acopiara, Abaiara, Iracema e Jaguaribe, onde são cumpridos 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela 18ª Vara da Justiça Federal, além do município de Brejo Santo/CE – que não é investigado, mas está na lista do cumprimento de mandados. 

O objetivo é apreender documentos e mídias para instrução de inquérito policial, individualização da atuação dos suspeitos nos crimes investigados e levantamento da destinação dos recursos públicos repassados pela União aos referidos municípios, levantando-se eventuais desvios e/ou apropriação praticados por integrantes das secretarias e comissão de licitação. 

As investigações tiveram início em 2025 após comunicação pelo COAF noticiando que, entre 2017 e 2023, empresas sem estrutura logística e operacional teriam apresentado movimentação de valores acima de suas capacidades financeiras, participando de processos licitatórios, recebendo recursos de entes da administração pública na ordem de R$ 29 milhões e repassando parte dos valores para possíveis servidores públicos. 

Leia mais:  PF reprime crime de abuso sexual infantojuvenil em Goiânia/GO

Os investigados poderão responder pelo cometimento, em tese, dos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitações e lavagem de capitais. As investigações continuam, com análise do material apreendido.  

Comunicação Social da PF no Ceará
(85) 9.9972-0194
@pfceara

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

FICCO/Campinas apreende pasta base de cocaína e prende dois suspeitos em Americana/SP

Publicado

Campinas/SP. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Campinas (FICCO/Campinas), em ação conjunta com o 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) da Polícia Militar, realizou neste sábado (13/6), uma operação de combate ao crime organizado no município de Americana/SP.

Durante a ação, as equipes localizaram um veículo e um galpão utilizados para atividades relacionadas ao tráfico de drogas. Nas buscas, foram apreendidos 245 tijolos de pasta base de cocaína, além de aparelhos celulares que serão analisados no curso das investigações.

Dois suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados à autoridade policial, permanecendo à disposição da Justiça.

FICCO/Campinas – A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Campinas é composta pela Polícia Federal (PF), pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), pela Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP/SP) e pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP).

Comunicação Social da Polícia Federal em Campinas
Telefone: (19) 3251-7500
Instagram: @pfsaopaulo 

Fonte: Polícia Federal

Leia mais:  PF deflagra operação contra fraudes bancárias digitais e lavagem de dinheiro

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana