Educação

MEC inaugura estruturas no Hospital Universitário da Ufal

Publicado

O Ministério da Educação (MEC) inaugurou, nesta quinta-feira, 25 de junho, a UTI Pediátrica e a reforma da UTI Adulta do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foram investidos R$ 7,4 milhões em recursos de emendas parlamentares e da Rede HU Brasil – Hospitais Universitários Federais, empresa vinculada ao MEC. Além disso, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), a pasta investe outros R$ 36,8 milhões na universidade, sendo R$ 11,8 milhões para melhorias estruturais no hospital e R$ 25 milhões para ações de expansão e consolidação. 

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, foi representado pelo presidente da HU Brasil, Arthur Chioro, que destacou o papel dos investimentos na qualificação da assistência prestada à população e na superação de desafios históricos enfrentados pelo hospital. “Hoje, vivemos uma gestão que pensa a saúde e a educação não como gasto, mas como investimento para o desenvolvimento do país e para a melhoria na qualidade de vida da população. Essa ampliação que inauguramos aqui hoje, não só aumenta a capacidade da unidade de atender a casos de alta complexidade, como também vai auxiliar na diminuição das filas para episódios mais simples, como os períodos de doenças sazonais”, disse. 

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, ressaltou que o HU-Ufal é parte integrante do crescimento da universidade e que os investimentos feitos pelo governo federal têm contribuído para o aprimoramento das entregas à população. “Além da nova UTI Pediátrica, que vem para fechar uma lacuna histórica do estado, os recursos repassados à Ufal foram convertidos, de maneira efetiva, em melhorias nos cursos de graduação, nos programas de pós-graduação, na produção de conhecimento e, principalmente, no atendimento geral à população. Junto às inaugurações de hoje, a Ufal também terá mais três empreendimentos, possibilitados pelo Novo PAC. Isso é importante porque o futuro não é só um lugar para o qual estamos indo, mas um ponto que construímos todos os dias”, finalizou. 

Leia mais:  MEC investiu mais de R$ 114 milhões em EPT em Goiás

25/06/2026 - Inauguração da UTI Pediátrica e Entrega da UTI Adulto do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-UFAL).

O superintendente do Hospital Universitário da Ufal, Célio Fernando de Sousa, comentou sobre o papel da unidade para a saúde no estado e sobre os novos médicos e enfermeiros que vão trabalhar no local. “O hospital atende a 640 mil pessoas por ano, por meio do Serviço Único de Saúde (SUS), nos 102 municípios alagoanos. Em todo o estado, apenas nós oferecemos ressonância e tomografia com contraste, consultas de genética médica e, agora, serviços de UTI Pediátrica. Então, essa nova unidade, que será composta por 87 profissionais intensivistas pediátricos especialistas, vem para assegurar atendimentos melhores à população, oferecendo serviços que antes não eram acessíveis na rede pública do estado, como nefropediatria, cardiopediatria e neuropediatria”, concluiu.  

A abertura das duas áreas amplia o acesso à terapia intensiva infantil em Alagoas e fortalece a rede pública de saúde, além de consolidar o hospital como referência em ensino, assistência e pesquisa. A nova UTI Pediátrica conta com 10 leitos destinados ao atendimento de crianças de 29 dias a 14 anos e foi concebida para suprir uma demanda antiga no estado, já que o hospital não possuía UTI Pediátrica e, em Alagoas, existe uma demanda crescente por leitos de UTI via Sistema Único de Saúde (SUS). As obras no local estavam paralisadas desde 2022, com execução inferior a 20%, mas foram retomadas em outubro de 2024, após complemento de R$ 2 milhões da HU Brasil. 

A inauguração da UTI Pediátrica transforma a oferta assistencial no HUPAA, assegurando cuidado pediátrico integral, desde a enfermaria até a terapia intensiva. Isso permite que bebês e crianças sejam tratados sem a necessidade de transferências externas, o que garante maior continuidade do cuidado e melhores resultados futuros. A unidade também atuará como retaguarda estratégica para pacientes críticos, com comorbidades graves e situações de aumento sazonal de doenças respiratórias. 

Leia mais:  Adesão ao programa Na Ponta do Lápis começa dia 13/10

A UTI Adulto já funcionava no hospital, mas estava restrita a sete leitos por necessidade de adequação estrutural. Com a reforma, além da revitalização do ambiente, a UTI voltou a funcionar com 10 leitos, de maneira a ampliar o atendimento e qualificar a assistência. Além disso, as ações fortalecem as atividades acadêmicas do hospital, expandindo os cenários de prática para graduação, pós-graduação, residências médicas e multiprofissionais. Com a inauguração, a UTI deve atender em média de 50 a 100 pessoas mês, a depender do tempo de permanência de internação. 

Ufal – A Universidade Federal de Alagoas foi fundada em 1961, após a fusão entre as Faculdades de Direito, Medicina, Filosofia, Economia, Engenharia e Odontologia. A instituição é composta pelas unidades Sertão, em Delmiro Golveia; Agreste, em Arapiraca; e por dois campi em Maceió: Engenharia e Ciências Agrárias (CECA), bem como o Aristóteles Calazans Simões (AC Simões). Atualmente, cerca de 27 mil estudantes estão divididos nos 100 cursos de graduação e 51 programas de pós-graduação ofertados pela Ufal. 

Novo PAC – No Campus AC Simões, o MEC está investindo R$ 4 milhões para ampliação do restaurante universitário, por meio do Novo PAC. Já o Campus Penedo ganhará novas estruturas acadêmicas, no valor de R$ 7 milhões; o Campus CECA receberá R$ 5 milhões para a construção das salas de aula; e o Campus Arapiraca também terá novas estruturas acadêmicas, com investimento de R$ 9 milhões. 

Resumo | Mais educação para Alagoas 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da HU Brasil 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
publicidade

Educação

Escola Nacional de Hip Hop já tem adesão de 22 estados

Publicado

As redes estaduais, distrital e municipais de educação têm até terça-feira, 30 de junho, para aderir ao Programa Escola Nacional de Hip-Hop. Até 24 de junho, 22 estados e o Distrito Federal já haviam confirmado participação na iniciativa, que busca incorporar ao ambiente escolar saberes urbanos, periféricos e negros por meio da cultura e pedagogia hip-hop

A Escola Nacional de Hip-Hop integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) e prevê investimento de R$ 50 milhões entre 2026 e 2027. A adesão deve ser realizada exclusivamente pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), mediante assinatura do termo de adesão.  

A proposta da Escola Nacional de Hip-Hop é fortalecer práticas pedagógicas que dialoguem com as vivências dos estudantes por meio de atividades ligadas à música, dança, grafite, batalhas de rima e formação cultural. Entre as ações previstas estão trilhas formativas voltadas à gestão de carreira de MCs, breaking olímpico, slams estudantis, batalhas de rima, atividades de grafite e experiências pedagógicas relacionadas ao hip-hop na educação. 

Leia mais:  Aberta adesão para estados participarem da Bolsa Mais Professores

Na educação básica, o hip-hop funciona como uma ferramenta de apoio ao sucesso acadêmico de estudantes em três grandes áreas: fortalecimento da identidade e da representatividade; integração de saberes e perspectivas decoloniais ao currículo; e melhoria do clima escolar, incluindo ações culturais que possam contribuir para reduzir o uso excessivo de celulares nos intervalos escolares. 

Adesão – No levantamento realizado em 24 de junho, 22 estados e o Distrito Federal já haviam aderido ao Programa Escola Nacional de Hip-Hop. Entre as unidades da Federação que ainda não haviam formalizado a participação estão Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraná. 

Nas capitais, 22 das 26 cidades já haviam confirmado adesão. Apenas Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Vitória (ES) ainda não haviam concluído o processo. 

O levantamento também mostra que a mobilização das redes municipais já alcança índices elevados em diversas unidades da Federação. O Amapá lidera o percentual de adesão entre os municípios, com 93,75%, seguido por Roraima (93,33%) e Acre (81,81%). Na sequência aparecem Maranhão (78,34%), Bahia (77,69%) e Rio de Janeiro (77,17%), demonstrando o avanço da implementação do programa em diferentes regiões do país. 

Leia mais:  Enem 2026: publicado edital com novidades para concluintes

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana