Cuiabá

Semob realiza programação especial durante a Semana Nacional do Trânsito

Publicado

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob) realiza uma série de atividades durante a Semana Nacional do Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a temática “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, mantida desde o ano passado. Além da programação especial, ações educativas e orientativas são desenvolvidas em Cuiabá ao longo de todo o mês pelas equipes de Educação para o Trânsito, com ênfase no período de 17 a 24.

A mensagem “Desacelere. Seu bem maior é a vida” foi mantida este ano devido à efetividade das ações realizadas em 2025 e à necessidade de reforçar a conscientização da sociedade, visando à redução da velocidade no trânsito.

Entre as atividades programadas está uma capacitação destinada aos motoristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao todo, 40 profissionais participarão da formação, divididos em duas turmas de 20 participantes. As atividades serão realizadas no período da tarde, no auditório Eberson Júlio de Magalhães Oliveira, na Semob, nos dias 17 e 18 de setembro.

Leia mais:  Prefeito estuda prêmio a servidores da Saúde após TAC da insalubridade

Ainda no dia 18, no período noturno, será realizada uma ação na Avenida Agrícola Paes de Barros, voltada aos comerciantes de bares e restaurantes. A iniciativa, denominada “Amigos da Rodada”, será promovida em parceria com as forças de segurança do Estado de Mato Grosso e terá como foco a conscientização para um trânsito mais seguro.

A programação segue no dia 22, com uma palestra para os alunos do Centro Educacional Maria Auxiliadora (Cema), no período da tarde.

Nos dias 23, 24 e 28, as equipes da Semob desenvolverão atividades educativas e descontraídas com idosos atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV).

Já no dia 25, será realizada uma palestra sobre direção defensiva para funcionários da BB Tecnologia, empresa privada. A atividade está prevista para ocorrer das 13h às 15h.

A Semana Nacional do Trânsito é realizada anualmente no Brasil com o objetivo de promover a conscientização e a educação para um trânsito mais seguro. A programação inclui palestras, workshops e ações educativas destinadas a motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, com orientações sobre comportamento seguro e respeito às normas de circulação nas vias públicas.

Leia mais:  Limpurb inicia manutenção da balsa do Show das Águas

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Evento em Cuiabá reúne servidores de todo o estado para melhorar gestão de contratos

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá promoveu, nos dias 16 e 17 de setembro, o workshop “Planejamento e Gestão Contratual”, realizado no auditório da UNIC, Campus Beira Rio, em parceria com a Plataforma BLL Compras. A capacitação reuniu mais de 150 participantes, entre servidores de Cuiabá e representantes de outros municípios de Mato Grosso, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos técnicos relacionados às contratações públicas.

A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Economia, por meio da Secretaria Adjunta Especial de Licitações e Contratos e da Secretaria Adjunta de Formação do Servidor.

O secretário municipal de Economia, Marcelo Bussiki, destacou que a qualificação dos servidores é fundamental para garantir mais agilidade e segurança jurídica nos processos de aquisição realizados pelo município.

“Capacitar os servidores municipais para dar celeridade e segurança jurídica em toda a contratação é muito importante. Estamos trabalhando na formação dos servidores para buscar eficiência em todas as nossas contratações, para que a política pública ocorra de forma rápida, célere e com segurança jurídica”, afirmou.

Leia mais:  Prefeito estuda prêmio a servidores da Saúde após TAC da insalubridade

A programação contou com a participação do procurador do Estado do Paraná e professor palestrante Rafael Costa Santos. Ele explicou que a capacitação foi planejada para aproximar o conteúdo teórico das situações encontradas no cotidiano da administração pública.

“A ideia aqui é trazer ao pessoal os conceitos e as questões práticas, para a gente evitar um formalismo que, às vezes, atrapalha a gente a lidar com as coisas da administração e, assim, trazer realmente o que precisa para a gente ter contratações mais eficientes”, explicou Rafael.

O secretário adjunto especial de Licitações e Contratos, Evandro Marcus Paiva Machado, ressaltou que o evento busca melhorar a qualidade das peças técnicas produzidas pelos servidores e contribuir para que os processos de contratação sejam realizados de maneira mais adequada.

“O evento visa capacitar os servidores para que possam, no dia a dia das contratações públicas, realizar as peças técnicas da forma mais adequada e correta possível”, afirmou.

Esta foi a segunda edição consecutiva do evento realizada em parceria com a BLL. Segundo Evandro, mais de 150 pessoas participaram da programação, incluindo representantes de municípios localizados a mais de 700 quilômetros de Cuiabá.

Leia mais:  Prefeitura e Iphan articulam parceria para destravar obras no Centro Histórico

A secretária adjunta de Formação do Servidor, Evanilda Solange Dias, explicou que a capacitação faz parte do trabalho permanente de qualificação dos servidores municipais e busca reduzir falhas que podem gerar retrabalho durante os processos.

“Poupar o trabalho dos nossos servidores, ou seja, otimizar o tempo, porque cada vez que se faz um processo licitatório e há equívocos, ele é retornado e há retrabalho. Com essa capacitação, nós pretendemos evitar esse retrabalho”, afirmou.

A capacitação reforça o trabalho de aperfeiçoamento contínuo dos servidores que atuam diretamente nos processos administrativos, buscando mais eficiência, qualidade e segurança na realização das contratações públicas do município.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana