Mato Grosso

Ação integrada prende em flagrante autor de homicídio em Lucas do Rio Verde

Publicado

O autor do homicídio ocorrido na madrugada de sábado (07.12), em Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá), foi preso pela Polícia Civil em conjunto com a Polícia Penal.

Monitorado por tornozeleira eletrônica, o suspeito, de 29 anos, foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio.

Conforme apurado pela Delegacia de Lucas do Rio Verde, a vítima identificada como Pedro Stresser da Silva, 56 anos, foi atingida por golpes de arma branca após uma discussão com o suspeito.

A vítima foi socorrida e encaminhada para atendimento médico, porém, foi a óbito na unidade de saúde. Logo que acionados, os investigadores, com apoio dos policiais penais, passaram a diligenciar e conseguiram localizar o autor do homicídio.

O preso foi conduzido até a delegacia, interrogado e autuado em flagrante delito. Após a confecção dos autos, ele foi colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Seciteci prorroga prazo de inscrições de processo seletivo com 1.160 vagas para cursos técnicos
publicidade

Mato Grosso

SES esclarece que SUS não oferta vacina contra meningite do tipo B

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que a vacina contra a meningite do tipo B não integra o calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, não é ofertada pelo Ministério da Saúde.

A vacina meningocócica B passou por análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, a Conitec, mas a recomendação final foi pela não incorporação do imunizante ao sistema público. Em abril de 2026, o Ministério da Saúde publicou portaria oficializando a decisão.

Atualmente, a rede pública oferta os imunizantes meningocócica C e a meningocócica ACWY, que protegem crianças e adolescentes contra a forma grave da doença e ajudam a reduzir complicações e óbitos.

Além dessas vacinas específicas, o SUS também oferta a pneumocócica 10-valente e a pentavalente, que podem prevenir contra alguns tipos de meningite.

“É preciso combater a desinformação e deixar claro que o SUS não oferta a vacina contra meningite tipo B, nem que o Estado solicite, porque esse imunizante ainda não foi incorporado pelo Ministério da Saúde. Neste momento, a melhor estratégia é continuar incentivando a população a manter a vacinação dos outros tipos em dia”, alertou a secretária adjunta de Vigilância e Atenção à Saúde da SES, Alessandra Moraes.

Leia mais:  Seduc divulga lista final de classificados para Festival de Robótica e Mostra Científica 2025

A vacina meningocócica C é aplicada em crianças aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses. Já a vacina meningocócica ACWY é destinada a adolescentes de 11 a 14 anos.

Conforme o painel de coberturas vacinais do Ministério da Saúde, Mato Grosso registra 93% de cobertura vacinal pela meningocócica C, 93% da pentavalente e 94% da pneumo10. “A vacinação é uma das principais formas de prevenção contra casos graves de meningite. É fundamental que pais e responsáveis mantenham a caderneta de vacinação atualizada”, acrescentou Alessandra.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, bactérias, fungos e outros agentes infecciosos. As formas bacterianas são consideradas as mais graves e podem evoluir rapidamente.

Entre os sintomas mais comuns estão febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos, sonolência e, em alguns casos, manchas avermelhadas pelo corpo. Ao apresentar sinais suspeitos, a orientação é buscar atendimento médico imediatamente.

Fonte: Governo MT – MT

Leia mais:  Em última sessão de 2025, presidente do TRE-MT destaca ações da gestão

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana