Economia

Alckmin representa Brasil na posse de novo presidente da Bolívia

Publicado

A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, representou o Brasil na cerimônia de posse do novo chefe do Executivo da Bolívia, Rodrigo Paz, neste sábado (8/11) em La Paz. 

Em encontro bilateral, Alckmin entregou a Rodrigo Paz uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com votos de êxito nas novas funções de chefe do executivo boliviano e convite para o novo presidente boliviano visitar o Brasil ainda em 2025 ou no início de 2026. Brasil.

Alckmin ressaltou o interesse na aproximação entre os dois países para aprofundar projetos de cooperação em áreas estratégicas.

“São inúmeras as possibilidades. Nós podemos avançar na questão de energia de gás, fertilizantes, agronegócio, indústria, infraestrutura, hidrovia e as carreteiras, as ligações por terra. Enfim, temos uma pauta grande de complementariedade econômica, de investimentos recíprocos e de comércio”, destacou Alckmin em entrevista à imprensa após a posse de Rodrigo Paz.

Leia mais:  Cooperativas de reciclagem no DF ganham reforço de 10 caminhões do Governo Federal

O vice-presidente brasileiro também destacou a importância da Bolívia para o comércio regional. “A Bolívia entrou no Mercosul. Então, o Mercosul é Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e agora Bolívia. Isso é muito importante, porque embora o mundo seja globalizado, o comércio é intrarregional”, afirmou Alckmin, ao detalhar que o comércio entre os países da América Latina é de 26%, enquanto a União Europeia tem 60% do comércio entre os países do bloco e a Asean tem 70% do comércio é entre eles. 

Balança Comercial

De janeiro a outubro de 2025, a corrente de comércio entre Brasil e Bolívia foi de US$ 2,1 bilhões. Os principais produtos brasileiros vendidos para lá foram outros produtos comestíveis e preparações (6,4%); barras de ferro e aço barras cantoneiras e perfis (4,4%); e bebidas alcóolicas (4,1%).

Já a pauta de importações é praticamente tomada pela compra de  gás natural (80,7%); seguido de adubos ou fertilizantes químicos (9,4%).

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Comentários Facebook
publicidade

Economia

MDIC destaca NIB, descarbonização e minerais críticos na Hannover Messe

Publicado

A Nova Indústria Brasil (NIB) segue em destaque na Hannover Messe, maior feira industrial do mundo. Na segunda-feira (20/04), durante o seminário “Apresentando a Estratégia Industrial do Brasil: Caminhos para um Crescimento Sustentável e Inovador”, o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (SDIC/MDIC), Uallace Moreira, apresentou as seis missões da NIB e destacou instrumentos da política industrial, como o Plano Mais Produção, que impulsionam o desenvolvimento econômico do país.

No segundo dia de debates no Pavilhão Brasil, nesta terça-feira (21/04), o secretário participou de uma série de agendas voltadas à inovação e à transição sustentável. No painel “Combustível Sustentável de Aviação (SAF): Oportunidades para a Cooperação Brasil-Alemanha” e na sessão “Soluções Inovadoras de Descarbonização para o Setor de Transporte”, ele ressaltou a importância de internalizar a cadeia produtiva de tecnologias no Brasil e destacou o programa Mover, que tem estimulado rotas tecnológicas inovadoras para a descarbonização do setor automotivo.

Moreira também citou iniciativas apoiadas pela NIB que estão em exposição na feira, como projetos de biocombustíveis, carro voador e soluções inovadoras de armazenamento de energia em baterias.

Leia mais:  Corrente de comércio chega a US$ 450 bi de janeiro até a 3° semana de setembro

Já na sessão “Parceria estratégica Brasil–União Europeia em minerais críticos e desenvolvimento sustentável”, Uallace Moreira destacou o papel das parcerias internacionais para fortalecer a indústria brasileira no setor.

“Nós somos ricos em minerais. Para além de explorar os minerais, queremos agregar valor produtivo, desenvolvendo a indústria nacional e gerando emprego e renda”, afirmou secretário.

O Brasil é o país parceiro oficial da Hannover Messe 2026. A inauguração oficial do Pavilhão do Brasil foi conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do chanceler alemão Friedrich Merz e do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa. A cerimônia reuniu autoridades, empresários e lideranças industriais, sinalizando a relevância estratégica da presença brasileira na principal feira industrial do mundo e consolidando o país como um ator central na construção de uma indústria sustentável de um mundo em transformação.

Veja também

– NIB apresenta soluções inovadoras com sustentabilidade ambiental que são exemplo para o planeta, diz ministro

– Na Alemanha, ministro destaca oportunidades de investimento e avanço regulatório

Leia mais:  Portal Único passa a responder por metade das importações brasileiras

– Indústria brasileira está pronta para receber novos investimentos espanhóis, diz ministro

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana