Política MT

ALMT homenageia personalidades com títulos de cidadão mato-grossense e moções de aplausos

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na noite desta segunda-feira (14), uma sessão especial para entrega de homenagens a personalidades que se destacaram em diversas áreas pelo trabalho prestado ao estado. Ao todo, 37 pessoas receberam o título de cidadão mato-grossense, enquanto outras 63 foram agraciadas com moções de aplausos.

A iniciativa partiu do deputado estadual Valdir Barranco (PT), que destacou o papel fundamental dos homenageados no fortalecimento de Mato Grosso. “Essas homenagens fazem parte da história de pessoas que, independentemente de sua origem, dedicaram-se ao progresso e bem-estar de Mato Grosso. Foram destaques na educação, arte, cultura, agricultura familiar, enfim, esse misto de pessoas que ajudaram a construir a história do estado e de uma capital que tem 306 anos”, afirmou o parlamentar.

Entre os homenageados com o título de cidadão mato-grossense está o médico veterinário Anselmo Loose, natural de Goiânia (GO), que vive no estado desde 1994. Servidor do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e ex-professor universitário em Alta Floresta, ele se emocionou com o reconhecimento. “É uma honra ser convidado para receber esse título e representar nossa atividade na área da educação. Estou bastante satisfeito, lisonjeado pela oportunidade”, disse.

Luciane de Almeida Gomes, pró-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), também foi uma das homenageadas. Nascida em Foz do Iguaçu (PR), ela cresceu em Mato Grosso, onde construiu toda sua trajetória acadêmica e profissional. “É uma honra esse título. Minha identidade profissional e humana está muito vinculada a esse estado. Me sinto muito agraciada pela iniciativa do deputado Barranco”, ressaltou.

Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

O professor Walter Gomide do Nascimento Junior, doutor em filosofia e natural de Lavras (MG), vive em Mato Grosso desde 2008. Ele também recebeu o título de cidadão mato-grossense e afirmou que a homenagem é um estímulo para continuar suas pesquisas. “É uma honra, e também um incentivo a seguir contribuindo com o estado”, disse.

A reitora da UFMT, Marluce Aparecida Souza e Silva, também recebeu o título de cidadania mato-grossense. Há 30 anos em Mato Grosso, ela se disse emocionada com o reconhecimento. “Tenho o maior orgulho de me tornar mato-grossense. Criei meus filhos aqui, construí minha carreira profissional. Quero deixar uma grande contribuição para a universidade no fim da minha carreira docente”, declarou.

Leia mais:  Deputado reúne-se com presidente do TJMT e debate acesso à justiça e licenciamento de assentamentos na região Araguaia

A professora cuiabana Nádia Cuiabano Kunze, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), recebeu uma moção de aplausos. Ela destacou o orgulho de ver seu trabalho reconhecido. “Estudo a história de Cuiabá e da nossa instituição. Me sinto lisonjeada com essa homenagem, que reconhece meu trabalho e minha dedicação à sociedade mato-grossense”, afirmou.

Entre as entregas de moções de aplausos a cuiabana, Nádia Cuiabano Kunze. “Estou me sentindo muito lisonjeada por ter sido indicada para receber essa moção de aplausos. Sou professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), meus alunos sabem do meu trabalho, estudo a história de Cuiabá, da instituição e hoje estou lá como docente. Para mim, é uma honra estar sendo homenageada, é um reconhecimento, não só como cidadã, mas também pelo meu trabalho, prestado à sociedade mato-grossense”, concluiu Nádia.

As homenagens prestadas pela ALMT reforçam o compromisso de reconhecer trajetórias que, mesmo iniciadas fora dos limites do estado, encontraram em Mato Grosso o solo fértil para florescer e contribuir para o desenvolvimento regional.

Homenageados com título de cidadão mato-grossense:

Alcindo Volmir Kekrhoff

Alice Marlene Faccio

Anselmo Loose

Carlito Pereira da Rocha

Cezare Pastorello

Derisvaldo Ferreira de Sá

Dilma Alves de Melo

Divina Mendes Chagas

Eliane Ignotti

Elisangela dos Santos França

Enos dos Reis Maria

Ervi Garbim

Elza maria Malaco Cardoso

Fernando Luiz Limberger

Flávio Ribeiro de Mello

Ivone Vieira da Silva

Jair da Silva Gamasso

Jaqueline Matos Silva

José Caetano de Souza

José Luiz Donizete da Silva

Leocir José Dellani

Luciane de aAmeida Gomes

Manoel Amaral Neto

Marco Aurélio Bezerra da Rocha

Marco Antonio Arariboia Faraco

Maria Eila Chaves Nogueira

Maria Luiza Bartmeyer Zanirato

Marluce Aparecida Souza e Silva

Ozimar Mota da Silva do Carmo de Souza

Leia mais:  Dr. João solicita instalação Delegacia de Defesa da Mulher em Santo Antônio de Leverger

Regis Antônio Massarelli

Ronilton Souza Carlos

Solange Aparecida Arrolho Da Silva

Valdemir Mendes Barranco

Valdeon Ferreira dos Santos

Vera Lúcia da Rocha Maquêa

Vilma Mendes

Walter Gomide do Nascimento Junior

Homenageados com moções de aplausos:

Agilson Poquivique

Andréa Carvalho Russo dos Santos

Andreia Maria de Sousa da Silva

Adalberto Novais Silva

Alice Conceição da Silva Costa

Ana Carolina Pereira Carvalho

Barbara Sak Trevisan

Carlos Augusto Parabá Veloso

Carlos Eduardo da Silva Farina

Chelaine Matos Da Silva Ribeiro

Claide Batista de Almeida

Clarisse Pinto Coelho de Azevedo Neta Mahon

Cristiane Kesly de Anunciação Oliveira

Dalcilene Renata Mendes da Silva

Denise Stopa Castro

Ebert Barreto Arraes

Ed Wilson Tavares Ferreira

Eduardo Eugênio Santos Almeida

Emanoela Cristina Moraes da Silva

Enauzera Benedita Azevedo

Fabiane Mesquita Batista

Flavio Eduardo Barbosa Souza

Graziano Farias de Souza

Gisele D B Stechow

Gustavo de Matos Chiconelli

Hellen Clair Garcez Nabuco

Henriett Marques Montanha

Janete Helena Pereira

Jessica Almeida Rodrigues

Jhonatan Anfilofeo

Júlio Cesar dos Santos

Klebis Marciano Rocha dos Santos

Leandra Costa Ferreira Duarte

Ligia Pimenta Tolosa Listo

Luiza Cacelia Amâncio Figueiredo Dorileo

Márcia Glória Duarte Queiroz

Marcus Vinicius Correia da Costa

Margarida da Conceição

Maria Aparecida Tizzo de Lima

Maria Bondespacho da Silva Castro

Maria Carmen Palma Faria Volpoto

Mirian Angélica da Silva

Mike dos Reis Bueno

Nádia Cuiabano Kunze

Nagila das Dores Silva

Nardett Terezinha Morais da Silva Sousa

Natalia Gabrielle Chrun Silva Spengler

Neide dos Santos Souza Silva

Raimundo Moreira de Araújo

Raquel Maria Mallezan

Ricardo Marcelino da Silva

Rodrigo Hartmann Atua

Rodrigo Vandoni de Moura

Roziclei Mendonça Marinho

Sherman Walter Soares da Silva

Samira Ingrid Laura de Almeida

Sandro Marco Stefanini de Almeida

Silvana de Faria Moreira Teixeira Marques

Silvania Ferreira Gomes

Susana Balbino Vilela Cajango Smiljanic

Thiago Iafelice dos Santos

Vera Lúcia Gomes dos Santos Matos

Wilson da Silva Costa

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

ALMT apresenta em Brasília modelo de controle e transparência das emendas parlamentares

Publicado

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) apresentou, nesta quinta-feira (27), em Brasília, práticas adotadas pelo Parlamento mato-grossense para ampliar a transparência, a rastreabilidade e o controle das emendas parlamentares. As experiências foram compartilhadas no I Encontro de Assessoramento Legislativo e Orçamentário, que segue até esta sexta-feira (28), na Câmara dos Deputados, com participação de equipes técnicas do Congresso Nacional e de Parlamentos estaduais.

A consultora institucional de acompanhamento financeiro e orçamentário da ALMT, Janaina Reinheimer, representou o estado no debate sobre emendas parlamentares impositivas. Convidada pela equipe técnica da Câmara dos Deputados, ela apresentou práticas adotadas em Mato Grosso e os impactos das recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o processo orçamentário. O encontro promoveu a troca de experiências entre os Legislativos federal e estaduais.

Segundo Janaina, Mato Grosso já adotava mecanismos de controle antes das novas exigências nacionais. Conforme explicou, as indicações parlamentares passavam por análise técnica e jurídica e, quando não atendiam aos requisitos, retornavam para adequação ou remanejamento. Em relação às emendas de comissão, a destinação era definida coletivamente e vinculada a estudos e parâmetros técnicos de políticas públicas.

Leia mais:  Deputado reúne-se com presidente do TJMT e debate acesso à justiça e licenciamento de assentamentos na região Araguaia

“Temos sempre um processo técnico, uma proposta, um parecer de um técnico da secretaria, todo um processo orçamentário e jurídico que valida aquela indicação”, explicou.

Foto: Helder Faria

De acordo com a gestora, já eram utilizadas contas específicas para a movimentação dos recursos, com os pagamentos vinculados à documentação correspondente. A execução passou ainda a ser acompanhada pelo Portal da Transparência da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MT), que disponibiliza informações sobre valores pagos, parlamentar responsável e entidade beneficiada.

Janaína destacou ainda os avanços na integração do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado (Fiplan) com o Sistema de Gestão de Convênios de Mato Grosso (Sigcon), reunindo informações sobre metas, valores e cronogramas dos planos de trabalho.

Nesse processo, conforme relatou, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) tomou como referência iniciativas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para desenvolver um sistema estadual voltado à integração de dados sobre transferências voluntárias, convênios e termos de fomento.

Outro ponto abordado pela gestora foi a adequação do processo legislativo orçamentário. O capítulo do Regimento Interno da ALMT dedicado ao planejamento e ao orçamento foi reformulado, e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2027 passou a contemplar aspectos relacionados à codificação, à transparência e ao controle das emendas.

Leia mais:  Cuiabá, 306 anos de história, tradição e um povo que faz a diferença

“A participação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso no encontro realizado em Brasília ampliou o intercâmbio de experiências e inseriu no debate nacional procedimentos adotados pelo estado para o controle e o acompanhamento das emendas parlamentares”, destacou.

Janaína Reinheimer participou da mesa ao lado de Aritan Maia, consultor de orçamento e consultor-geral adjunto de Planejamento e Processos Orçamentários do Senado Federal, e Alexandre Vasconcelos, consultor legislativo e chefe-adjunto do Núcleo Temático de Orçamento e Economia da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A discussão foi moderada por Vladimir Gobbi Junior, consultor de orçamento e coordenador do Núcleo de Informações Orçamentárias da Câmara dos Deputados

A experiência de Mato Grosso já havia sido apresentada em dezembro de 2025, durante a 28ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em Bento Gonçalves (RS).

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana