Policial

Autor de estelionato emocional é preso pela Polícia Civil por extorsão de vítima em Cuiabá

Publicado

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, prendeu na tarde desta quinta-feira (14.11), um homem suspeito de extorsão praticada contra uma vítima de estelionato emocional.

O suspeito, de 39 anos, mantinha um relacionamento amoroso virtual com a vítima de 57 anos, de quem conseguiu subtrair mais de R$ 60 mil, exigindo transferências.

As investigações iniciaram nesta quinta-feira (14), após a vítima procurar a delegacia para denunciar que estava sofrendo estelionato emocional, não conseguia cessar os pagamentos exigidos pela pessoa com quem mantinha um relacionamento virtual. A vítima do sexo masculino se relacionava há aproximadamente um ano com a pessoa, que acreditava ser uma mulher e nesta mesma madrugada, já havia realizado uma transferência via Pix para o suspeito.

Com base nas informações passadas pela vítima, os policiais da Delegacia de Estelionato iniciaram as investigações, conseguindo identificar que na verdade o suspeito era um homem, que havia criado uma conta falsa em um aplicativo de relacionamentos, para prática de golpes. Em continuidade aos trabalhos, foi encontrado o endereço do suspeito, morador da cidade de Várzea Grande.

Leia mais:  Faccionado é preso pela PM com 62 porções de entorpecentes

Ao ser abordado pelos policiais, o suspeito inicialmente negou os fatos, alegando que havia emprestado sua conta bancária para recebimento de valores, porém diante das evidências e juntada de provas, foi possível comprovar o envolvimento direto dele no crime.

No local, os policiais apreenderam um smartphone, que era utilizado pelo suspeito para manter contato com a vítima e com o qual, ele fazia a exigência dos valores. Diante dos fatos, o estelionatário confessou extorquir a vítima, alegando que os valores obtidos eram utilizados para sustentar seu consumo de drogas.

Após ser detido, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Estelionato de Cuiabá, onde foi autuado em flagrante pelo crime de extorsão. A infração, que combina danos patrimoniais e psicológicos à vítima, foi consumada por meio de chantagens e ameaças realizadas eletronicamente.

A investigação segue em andamento para apurar a participação de possíveis coautores e o levantamento detalhado dos prejuízos financeiros causados à vítima.

Alerta à População

As autoridades reforçam a necessidade de cautela ao realizar transferências financeiras a terceiros, especialmente em situações de pressão psicológica ou ameaças. Casos suspeitos devem ser imediatamente denunciados para que medidas preventivas sejam tomadas.

Leia mais:  Polícia Militar prende faccionados com arma de fogo e munições em Cáceres

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Policial

Polícia Militar registra aumento nas prisões em flagrante e por tráfico de drogas em 2026

Publicado

A Polícia Militar de Mato Grosso aumentou o número de prisões de suspeitos em todo o Estado no ano de 2026, em comparação ao ano passado. De janeiro a maio deste ano, as forças militares aumentaram em 14,5% o total de prisões em flagrante. Um dos crimes com mais prisões realizadas foi o de tráfico de drogas, com aumento de 32,3%, se comparados com 2025.

Os dados foram informados pela Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (Spoe-MT). Neste ano, 16.874 pessoas foram conduzidas durante atendimento de ocorrências para averiguações. Deste número, 5.199 foram convertidas em prisões em flagrante, um aumento de 14,5% em relação ao ano passado, quando 4.539 haviam sido presas no período.

No crime de tráfico de drogas, as prisões subiram 32,3% neste ano, saltando de 1.541 (em 2025) para 2.038 (em 2026). Somente neste ano, a Polícia Militar apreendeu mais de 6,5 toneladas de entorpecentes em todo o Estado.

As prisões de criminosos foragidos da Justiça e com mandados de prisão em aberto somam 1.497 nos primeiros cinco meses de 2026, significando também um aumento de 11,5% do que o número registrado em 2025, que era de 1.343.

Leia mais:  Polícia Civil recupera em Cuiabá 93 caixas de papel avaliadas em R$ 27 mil

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, avalia positivamente que a elevação do número de prisões tem relação com o maior número de operações da PM e também com operações integradas com outras forças de segurança, colocando mais policiais e estrutura de segurança nas ruas.

“Isso significa que a Polícia Militar está cada vez mais com presença forte nas ruas, atendendo a todos os tipos de chamados de ocorrência e denúncias feitas por nossa população. Tudo isso leva a um grande número de abordagens e retirada de criminosos das ruas por seus crimes, para que tenham os devidos procedimentos feitos na Justiça”, afirma o coronel Fernando.

“A Polícia Militar continuará realizando essas operações diárias, feitas por nós ou com as integradas com a Secretaria de Segurança Pública, respondendo ao Programa Tolerância Zero combatendo a criminalidade e as facções, pois isso é possível por sermos uma unidade equipada, fortalecida e reconhecida pela população, dando resposta ao crime e proporcionando mais segurança aos nossos cidadãos de bem”, completou.

Leia mais:  Faccionado é preso pela PM com 62 porções de entorpecentes

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana