Mato Grosso

Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça está fechada ao público para restauração do Palácio da Instrução

Publicado

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) vai restaurar o Palácio da Instrução, um dos mais imponentes prédios históricos de Mato Grosso, que está localizado no centro de Cuiabá. A edificação abriga atualmente a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, que ficará fechada para atendimento ao público até março de 2025, devido aos serviços de conservação e manutenção no local.

Inaugurado em agosto de 1914, o Palácio da Instrução funcionou durante 57 anos como instituição de ensino. O prédio centenário de estilo neoclássico foi construído com tijolos queimados e amarrados sobre base de pedras cangas e cristal, e é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural.

De acordo com o secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, os serviços executados na edificação têm como objetivo proteger e aprimorar o edifício histórico.

“Com a restauração do Palácio da Instrução, vamos também propiciar um espaço adequado à maior biblioteca pública do Estado. Os serviços incluem melhorias das instalações elétricas e sanitárias, e da climatização dos ambientes. Tudo será feito com análise minuciosa e procedimentos que visam preservar o máximo possível das características originais do local”, explica o secretário adjunto.

Leia mais:  Bombeiros resgatam homem vítima de choque elétrico no topo de prédio durante chuva

Durante o período da manutenção do prédio, os setores da Biblioteca Pública Estadual realizam os serviços internamente. Dentre as atividades a serem desenvolvidas estão a Biblioteca Itinerante, empréstimo de livros com pedido digital, e atendimento de solicitações específicas sobre o acervo. Mais informações sobre os serviços serão divulgadas em breve.

Serviço | Fechamento da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça

Período: até março de 2025

Dúvidas e informações: [email protected]

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Bombeiros militares prendem em flagrante homem que invadiu batalhão em Sinop

Publicado

Bombeiros militares detiveram em flagrante um homem de 29 anos que invadiu a sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), em Sinop, na madrugada desta sexta-feira (17.4). O suspeito foi conduzido pela Polícia Militar à Delegacia de Polícia Civil.

O homem foi contido pelos bombeiros de serviço por volta das 2h, após pular o muro do batalhão, localizado na Avenida João Pedro Moreira de Carvalho, no Setor Industrial Sul. A ação foi rapidamente identificada pela equipe por meio do sistema de monitoramento, que flagrou toda a movimentação.

Os militares realizaram a detenção do indivíduo ainda no interior da unidade e acionaram a Polícia Militar. O suspeito afirmou ser usuário de drogas e disse que estaria fugindo de um veículo que o perseguia. No entanto, a suspeita é de que ele tenha invadido o local com a intenção de cometer furto.

Diante dos fatos, a Polícia Militar conduziu o homem à delegacia de Polícia Judiciária Civil para os devidos procedimentos legais.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros localiza corpo de homem que se afogou no rio Juruena

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana