Agro News

Bio Brazil Fair 2026 celebra 20 anos como maior vitrine de orgânicos e sustentabilidade da América Latina

Publicado

A Bio Brazil Fair | Biofach América Latina 2026 chega à sua 20ª edição consolidada como o principal evento da América Latina voltado ao mercado de produtos orgânicos, sustentabilidade e consumo consciente. A feira será realizada entre os dias 10 e 13 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo, reunindo empresas, produtores, especialistas, varejistas e consumidores interessados nas principais tendências do setor.

Promovida pela Francal, a feira se tornou referência na geração de negócios, lançamento de produtos e debates sobre inovação, saúde, bem-estar e sustentabilidade, em um mercado que segue em expansão no Brasil e no mundo.

Mercado orgânico ganha força com foco em inovação e sustentabilidade

Durante os quatro dias de programação, os visitantes terão acesso às principais novidades do universo orgânico, incluindo bioalimentos, bebidas naturais, cosméticos sustentáveis, produtos de higiene, moda ecológica, wellness e serviços alinhados ao conceito de vida saudável.

A expectativa é de forte participação internacional, reforçando o papel estratégico da feira para o setor.

Segundo Fernando Ruas, CEO da Francal, a edição de 2026 amplia ainda mais o protagonismo do evento no cenário global.

“A edição de 2026 reforça a dimensão e a relevância do evento para o mercado de saúde e bem-estar. Com participantes de 42 países, a grandiosidade e o protagonismo da feira ampliam seu papel como principal plataforma de conexão e negócios de um setor em pleno crescimento”, afirma.

Fórum internacional debate impactos dos agrotóxicos e produção sustentável

Um dos principais destaques da programação será o 20º Fórum Internacional de Produção Orgânica Sustentável, que reunirá especialistas, pesquisadores e representantes do setor para discutir temas centrais da agricultura orgânica e da alimentação saudável.

Leia mais:  MMA lança programa para fortalecer gestão marinha do país baseada em evidências

Entre os assuntos previstos estão os impactos dos agrotóxicos na saúde, a importância dos produtos orgânicos no varejo, biodiversidade alimentar, segurança alimentar e sustentabilidade.

O fórum também trará debates sobre consumo consciente e o papel dos alimentos orgânicos na nutrição e na preservação ambiental.

Experiências gastronômicas e interação com o público

Além da área de exposição, a Bio Brazil Fair 2026 contará com espaços interativos voltados à experiência do visitante.

No espaço Talk & Taste, chefs e especialistas apresentarão receitas elaboradas com ingredientes orgânicos, além de experiências sensoriais envolvendo cafés especiais e alimentos funcionais.

Entre os participantes confirmados estão o chef Thiago Sodré, Gustavo Leonel, referência em cafés especiais, e Raul Lemos, vice-campeão do MasterChef 2015.

Nutricionistas e profissionais terão espaço exclusivo para networking

A programação inclui ainda o Lounge VIP Nutricionistas, ambiente criado para promover relacionamento, troca de conhecimento e networking entre profissionais da área de saúde e alimentação.

Os participantes também poderão integrar o Nutrition Tour, com visitas guiadas aos principais expositores da feira, focadas em biodiversidade, inovação e tendências do mercado saudável.

Leia mais:  Inaugurada Usina Cedro em MS com capacidade de gerar 1,2 mil empregos e impulsionar etanol
Concurso valoriza ingredientes dos biomas brasileiros

Outro destaque da edição será o Concurso Biomas 2026 – Inovação em Nutrição com Alimentos da Biodiversidade Brasileira, realizado em parceria com a Faculdade VP – Nutrição Funcional.

A iniciativa busca incentivar o desenvolvimento de produtos inovadores elaborados com ingredientes nativos dos biomas brasileiros. Os projetos selecionados serão avaliados por uma comissão técnica especializada, e os três melhores trabalhos receberão bolsas de estudos.

WELLNOW Awards reconhece inovação no mercado orgânico

A Bio Brazil Fair também sediará a quarta edição do WELLNOW Awards, premiação que reconhece produtos de destaque em inovação, qualidade e compromisso com sustentabilidade.

Os vencedores receberão troféu oficial, espaço de exposição na feira e bonificação de R$ 10 mil em ações de comunicação para a edição de 2027.

Segundo Valeska Ciré, head de Portfólio de Wellness, Nutrition e Greentech da Francal, o evento acompanha a transformação do setor ao longo das últimas duas décadas.

“Com duas décadas de história, a Bio Brazil Fair | Biofach América Latina acompanha a evolução do mercado orgânico e reafirma seu papel como plataforma de conexão entre negócios, inovação e transformação social”, destaca.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Brasil reforça compromisso com pesca e aquicultura sustentáveis e segurança alimentar na FAO

Publicado

O Brasil reforçou o compromisso com a pesca sustentável, a aquicultura responsável e a segurança alimentar durante a 37ª Sessão do Comitê de Pesca da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, na Itália. A participação ministerial marca o retorno do Brasil ao principal fórum internacional de discussão sobre pesca e aquicultura após 14 anos.


Em seu discurso inaugural, o ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, destacou a recriação do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em 2023, e a importância do setor para a segurança alimentar e nutricional. O ministro também ressaltou que o Brasil deixou o Mapa da Fome da FAO em 2025.

 

“Temos a convicção de que a pesca e a aquicultura são fundamentais para sistemas alimentares mais sustentáveis, resilientes e diversificados”, afirmou.


Ciência e sustentabilidade

 

Entre os avanços apresentados está a reconstrução da série histórica da pesca marinha brasileira, de 1950 a 2025, e o desenvolvimento de uma plataforma para ampliar o acesso e a transparência dos dados pesqueiros. O Brasil também restabeleceu o Grupo Técnico Interministerial para prevenção e combate à pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (INDNR) e vem preparando suas equipes para a implementação do Acordo sobre Medidas do Estado do Porto. Com cerca de 1,7 milhão de pescadores e pescadoras, o país defende uma gestão pesqueira baseada em ciência e evidências, aliada à conservação dos ecossistemas aquáticos.

Leia mais:  Mercado de milho no Brasil registra negócios lentos e leve alta nos preços

Aquicultura e mudanças climáticas

 

Na aquicultura, o Brasil está construindo o Plano Nacional da Aquicultura, com diretrizes para os próximos dez anos e foco em investimentos, inovação, sustentabilidade e agregação de valor. O país também trabalha para ampliar a resiliência das comunidades pesqueiras e aquícolas diante das mudanças climáticas, por meio do Plano Clima, além de fortalecer a assistência técnica, a extensão e o acesso ao crédito. Outra prioridade é ampliar o consumo de pescado e sua presença nos programas de alimentação escolar, contribuindo para a segurança alimentar e fortalecendo a cadeia produtiva.

Valorização da pesca artesanal

O ministro destacou ainda a realização da Cúpula da Pesca de Pequena Escala, realizada em Roma, e reforçou a importância da participação dos pescadores na construção das políticas públicas. No Brasil, esse compromisso está refletido na construção do Plano Nacional da Pesca Artesanal, voltado ao fortalecimento do setor e ao reconhecimento de sua importância para a segurança alimentar, a geração de renda e as economias locais. No cenário internacional, o Brasil também destacou a presença dos alimentos aquáticos nas discussões do G20, dos BRICS e da COP30 e COP15 da CMS.

Leia mais:  Encontro de Bubalinocultores no Ceará discutirá alimentação de búfalas e manejo de pastagens


Ao concluir, o ministro reafirmou que pesca sustentável, aquicultura responsável, segurança alimentar, geração de renda e conservação dos recursos aquáticos são agendas inseparáveis.“O Brasil reafirma seu compromisso com a cooperação internacional e com uma gestão pesqueira baseada na ciência, em dados de qualidade e na participação dos pescadores.”

ASCOM

Ministério da Pesca e Aquicultura

[email protected] 

 

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana