Mato Grosso

Bombeiros capturam abelhas e resgatam gato preso em árvore de cinco metros

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu, nesta semana, duas ocorrências envolvendo o resgate de animais em situações inusitadas nas cidades de Campo Verde (a 131 km de Cuiabá) e Primavera do Leste (a 238 km de Cuiabá).

Na segunda-feira (12.5) por volta das 18h30, a equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para uma captura de abelhas na empresa localizada na zona rural de Campo Verde, sentido a Cuiabá. Devido ao grande fluxo de funcionários no local, foi realizada a captura dos insetos para evitar riscos à saúde dos trabalhadores.

Com o auxílio do apicultor, a equipe conseguiu retirar os enxames com segurança, aproveitando que os insetos se encontravam calmos. Finalizada a operação, os bombeiros militares orientaram os funcionários sobre as medidas de prevenção contra os insetos.

Já na terça-feira (13.5), em Primavera do Leste, os bombeiros militares da 6ª Companhia Independente Bombeiros Militar (6ª CIBM) foram acionados via 193 para o resgate de um gato que havia subido em uma palmeira de aproximadamente cinco metros de altura e não conseguia descer.

Leia mais:  Mato Grosso sedia o Troféu Brasil de Judô e o Grand Prix Nacional de Judô a partir desta quinta-feira (11)

Utilizando uma escada prolongável, os militares conseguiram acessar o local e retirar o animal em segurança. O gato foi devolvido à sua dona sob aplausos de moradores que acompanhavam o resgate, demonstrando reconhecimento pelo trabalho da corporação.

Fonte: Governo MT – MT

publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate seis incêndios florestais neste sábado (10)

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combate, neste sábado (10.10), seis incêndios florestais registrados nos municípios de União do Sul, Nossa Senhora do Livramento, Juruena, Santa Terezinha, Paranatinga e Rosário Oeste.

Em todas as ocorrências, os bombeiros atuam de forma estratégica para conter o avanço das chamas, extinguir os incêndios, monitorar as áreas atingidas e proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.

As operações contam, conforme a necessidade de cada ocorrência, com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil Estadual, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar. A atuação integrada das forças amplia a capacidade de resposta e fortalece o combate aos incêndios florestais em Mato Grosso.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 62 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme a última checagem realizada às 17h no Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde). Desse total, 41 focos foram registrados na Amazônia e 21 focos no Cerrado.

Em Terras Indígenas, foram identificados seis focos de calor, sendo dois focos na Terra Indígena Parabubure, em Campinápolis; dois focos na Terra Indígena Parque do Xingu, em Querência; e dois focos na Terra Indígena Terena Gleba Iriri, em Peixoto de Azevedo.

Leia mais:  CGE apresenta Programa de Integridade para procurador e servidores do Ministério Público de Mato Grosso

É importante destacar que um foco de calor, isoladamente, não caracteriza um incêndio florestal. O foco de calor é um indicativo de uma área com temperatura elevada, detectada por satélites, que pode ou não estar associada à ocorrência de fogo. Já um incêndio florestal, em geral, é identificado pelo conjunto de diversos focos de calor concentrados em uma mesma área. No caso das terras indígenas, o combate aos incêndios deve ser realizado por órgãos do Governo Federal, uma vez que o Estado não possui autorização para atuar.

Fiscalização – Operação Infravermelho

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento do uso irregular do fogo no âmbito da Operação Infravermelho. Esse monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com o apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar, de forma antecipada, áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de incêndios nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colíder, Colniza, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Guiratinga, Juara, Lambari D’Oeste, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Nazaré, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, União do Sul e Vila Rica.

Leia mais:  Mato Grosso sedia o Troféu Brasil de Judô e o Grand Prix Nacional de Judô a partir desta quinta-feira (11)

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026. Nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana