Esportes

Brasil perde para o Paraguai nas Eliminatórias da Copa do Mundo

Publicado

Em um jogo disputado nesta terça-feira no Estádio Defensores Del Chaco, o Brasil sofreu sua primeira derrota sob o comando do técnico Dorival Júnior. A Seleção Brasileira foi superada pelo Paraguai por 1 a 0, em partida válida pela oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. O único gol do jogo foi marcado por Diego Gómez.

Desempenho de Dorival Júnior

Dorival Júnior assumiu a Seleção Brasileira no início deste ano e, até o momento, comandou a equipe em 10 partidas, acumulando quatro vitórias, cinco empates e agora uma derrota. Com o resultado, o Brasil permanece na quinta posição na tabela das Eliminatórias, com 10 pontos, enquanto o Paraguai sobe para a sétima posição, com nove pontos. A Argentina lidera a competição com 18 pontos.

 O Jogo

O Brasil começou a partida com domínio da posse de bola nos primeiros dez minutos, mas não conseguiu criar oportunidades claras de gol. Aos 12 minutos, a Seleção Brasileira teve seu primeiro escanteio, mas não conseguiu aproveitar a bola parada.

Apesar do controle inicial, o Paraguai abriu o placar aos 19 minutos em sua primeira finalização. Após uma troca de passes no campo de ataque, Junior Alonso cruzou a bola na área. Gabriel Magalhães tentou afastar, mas a bola sobrou para Diego Gómez, que chutou da entrada da área. A bola bateu na trave esquerda de Alisson antes de entrar.

Leia mais:  Palmeiras goleia Vitória por 6 a 0 e mantém liderança impecável no Brasileirão Feminino

O Brasil quase empatou aos 24 minutos. Endrick avançou pela direita e fez uma boa virada de jogo para Vini Jr., que driblou a marcação e tocou para Guilherme Arana. O lateral bateu firme, mas Junior Alonso salvou em cima da linha. Aos 41 minutos, Paquetá tentou um cruzamento dentro da área, mas a defesa paraguaia bloqueou.

 Segundo tempo

Dorival Júnior fez mudanças no intervalo, colocando João Pedro e Luiz Henrique nos lugares de Endrick e Bruno Guimarães. Logo na primeira jogada, João Pedro deu um bom passe para Rodrygo, que finalizou mal. O Paraguai respondeu com Isidro Pitta, que cabeceou para fora.

Aos oito minutos, Luiz Henrique cruzou para João Pedro, que cabeceou por cima do gol. Pouco depois, Arana teve uma chance, mas a bola ficou viva na área sem que ninguém conseguisse concluir. Aos 13 minutos, o Paraguai quase ampliou em um contra-ataque, mas Gabriel Magalhães bloqueou o chute de Diego Gómez.

Por volta dos 25 minutos, o Brasil teve uma boa oportunidade. Rodrygo recuperou uma bola mal afastada pelo Paraguai e tocou para Vini Jr., que finalizou para defesa de Gatito Fernández. Vini Jr. ainda teve outra chance, mas Gatito espalmou seu chute de fora da área. Aos 30 minutos, Bobadilla levou perigo para Alisson com um cabeceio firme. Perto dos 40 minutos, Luiz Henrique cruzou rasteiro, mas a zaga desviou e Gatito defendeu. No último lance, Gerson isolou a bola, selando a derrota brasileira.

Leia mais:  Flamengo é goleado pelo Volta Redonda no Campeonato Carioca

Próximos confrontos

As seleções voltam a campo na próxima data FIFA, marcada para a primeira quinzena de outubro. O Brasil enfrentará o Chile fora de casa, enquanto o Paraguai jogará contra o Equador, também como visitante.

FICHA TÉCNICA

PARAGUAI 1 X 0 BRASIL

Local: Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção (Paraguai)
Data: 10/09/2024
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Cartões amarelos: Bobadilla, Diego Gómez, Junior Alonso e Almirón (Paraguai); Paquetá e Vinícius Júnior (Brasil)
GOL: Diego Gómez, aos 19 minutos do 1°T (PARAGUAI)

PARAGUAI: Gatito Fernández; Juan Cáceres, Balbuena, Alderete (Velázquez) e Junior Alonso; Villasanti, Diego Gómez (Ramón Sosa) e Bobadilla; Almirón (Ceunca), Enciso (Riveros) e Isidro Pitta (Arce). Técnico: Gustavo Alfaro

BRASIL: Alisson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana (Estêvão); André, Bruno Guimarães (Luiz Hernique) e Lucas Paquetá (Gerson); Rodrygo (Lucas Moura), Endrick (João Pedro) e Vinícius Júnior. Técnico: Dorival Júnior

Fonte: Esportes

Comentários Facebook
publicidade

Esportes

Suíça elimina a Colômbia nos pênaltis e fecha as vagas nas quartas de final da Copa do Mundo

Publicado

A seleção suíça conquistou nesta terça-feira a última vaga nas quartas de final da Copa do Mundo ao eliminar a Colômbia nas penalidades máximas, por 4 a 3, após um empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação, no Estádio BC Place, em Vancouver, no Canadá. Com o resultado, os suíços avançam para enfrentar a Argentina, que havia eliminado o Egito com uma virada por 3 a 2 em Atlanta, no mesmo dia.

O jogo

O primeiro tempo foi marcado pela cautela de ambas as equipes. A Colômbia criou a primeira chance perigosa aos 20 minutos, quando Puerta arriscou da entrada da área e obrigou o goleiro Kobel a fazer boa defesa. A Suíça demorou a responder, mas apareceu com perigo perto da meia hora de jogo. Rieder bateu cruzado e parou em Vargas, e logo em seguida Ndoye também testou o goleiro colombiano, que estava atento.

Na volta do intervalo, a Suíça voltou com postura mais ofensiva. Aos dois minutos, Ndoye fez boa jogada pela esquerda, avançou e cruzou para Sow, que desperdiçou a finalização. Cinco minutos depois, Rieder cobrou falta com perigo, mandando a bola perto da trave. A Colômbia reagiu aos 15, quando Luís Díaz arriscou em duas oportunidades seguidas, mas a marcação e o goleiro Kobel impediram o gol. Os colombianos tentaram chegar ao ataque nas sequências seguintes, mas esbarraram repetidamente na linha de impedimento, com Campaz e Quintero. Nos acréscimos, Ndoye ainda assustou com um chute cruzado que atravessou a área sem encontrar ninguém.

Leia mais:  Botafogo sofre derrota para o Criciúma e vê sequência de invencibilidade interrompida

Na prorrogação, a Colômbia começou pressionando. Logo no início, Quintero cobrou falta na área, a bola ficou viva e Sánchez tentou de voleio, mas mandou para fora. Campaz ainda invadiu a área e pediu pênalti em lance com Elvedi, sem obter resposta do árbitro. Aos oito minutos, James cobrou escanteio, levantou na área, e Lucumí acertou o travessão. Campaz pouco depois obrigou Kobel a espalmar para escanteio. A Suíça respondeu aos 13, com Amdouni finalizando com perigo dentro da área, mas Vargas mais uma vez apareceu para evitar o gol.

Na segunda etapa da prorrogação, o ritmo caiu. Quintero e Xhaka arriscaram de fora da área, ambos sem sucesso. Aos dez minutos, Campaz desperdiçou a chance mais clara do jogo: Xhaka falhou na marcação, Muñoz recuperou e serviu o atacante, que finalizou mal e mandou para fora. O 0 a 0 persistiu e a classificação foi decidida nos pênaltis.

Nas cobranças, a Suíça foi mais precisa. Quintero e Xhaka converteram nas primeiras rodadas, mas Sánchez errou para a Colômbia. Amdouni manteve a vantagem suíça, e Campaz empatou a contagem. Akanji perdeu para a Suíça, mas Cucho Hernández também falhou para os colombianos. Itten e Luís Díaz marcaram seus pênaltis, e Vargas, o goleiro colombiano, surpreendeu ao converter a última cobrança suíça, sacramentando a classificação por 4 a 3 e eliminando a Colômbia do torneio.

Leia mais:  Palmeiras goleia Vitória por 6 a 0 e mantém liderança impecável no Brasileirão Feminino
FICHA TÉCNICA
Placar

Suíça 0 (4) x (3) 0 Colômbia

Competição Copa do Mundo (Oitavas de final)
Local Estádio BC Place, em Vancouver (CAN)
Data 7 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário 17h (de Brasília)
Cartões amarelos Xhaka, Zakaria, Muheim (Suíça); Luís Suárez, Sánchez (Colômbia)
Cartões vermelhos Nenhum
Árbitro Ivan Arcides Barton (ELS)
Assistentes David Mora (ELS) e Antonio Pupiro (NIC)
VAR Guillermo Pacheco (MEX)
Gols Nenhum (decisão nos pênaltis: Suíça 4 x 3 Colômbia)
 Suíça Kobel; Zakaria (Widmer), Elvedi, Akanji e Ricardo Rodríguez (Muheim); Freuler, Jashari (Sow), Xhaka e Rieder (Amdouni); Dan Ndoye (Vargas) e Embolo (Itten). Técnico: Murat Yakin
Colômbia Camilo Vargas; Daniel Muñoz, Davinson Sánchez, Lucumí (Yerry Mina) e Mojica; Lerma (Richard Ríos), Puerta, Jhon Arias (Campaz) e James Rodríguez (Quintero); Luís Diaz e Luis Suárez (Cucho Hernández). Técnico: Néstor Lorenzo

Fonte: Esportes

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana