Agro News

Ceará sedia Congresso e destaca protagonismo do Brasil no mercado internacional

Publicado

Os produtores de algodão sustentável do Ceará vão receber apoio financeiro e desconto nos juros do Plano Safra. O anuncio foi feito nesta terça-feira (0309) pelo Ministro Carlos Fávaro, durante o 14º Congresso Brasileiro do Algodão, que acontece em Fortaleza, até amanha (05).

O ministro assinou um termo que oferece desconto nas taxas de juros das linhas de crédito do Plano Safra, especialmente porque 82% do algodão produzido no Ceará já conta com certificado socioambiental.

Isso significa que os agricultores não apenas adotam práticas sustentáveis, mas também garantem que o algodão brasileiro tenha reconhecimento no mercado internacional. Com essa medida, o Ceará se posiciona como um líder na produção de algodão sustentável, fortalecendo a economia local e promovendo um futuro mais verde para a agricultura.

O Congresso Brasileiro do Algodão, promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), reúne os principais atores da cadeia produtiva do algodão. Com o apoio científico da Embrapa, o evento é o maior do setor no Brasil e ocorre a cada dois anos, trazendo uma rica programação de pesquisa, inovação, negócios e intercâmbio de conhecimento. Durante os três dias de evento, os participantes poderão conhecer novas técnicas de cultivo, além das tendências e políticas mais recentes para o setor.

Leia mais:  Falta de produtos básicos volta a crescer nos supermercados em novembro, aponta Neogrid

Com o tema “O algodão brasileiro em foco: perspectivas do mercado internacional”, o congresso enfatiza o protagonismo do Brasil no mercado global do algodão, destacando que, neste ano, o país se tornou o maior exportador mundial, com a safra 2023/2024. Atualmente, o Brasil ocupa a terceira posição como maior produtor mundial do produto.

A programação do evento conta com 76 palestrantes, incluindo especialistas internacionais, distribuídos em 19 salas temáticas e seis workshops. Os temas que estão sendo abordados incluem entomologia, fitopatologia e nematologia, qualidade, colheita, beneficiamento e agronomia, sustentabilidade e fisiologia. Mais de 3 mil pessoas, entre produtores, pesquisadores, agrônomos, influenciadores e investidores, participam desta edição.

Com essas iniciativas, o Ceará se consolida como um importante polo de inovação e produção sustentável, destacando-se no cenário nacional e internacional do algodão.

Fonte: Pensar Agro

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

MPA debate produção sustentável de tilápia no reservatório de Itaipu e avanço da cooperação com o Paraguai

Publicado

O ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, participou nesta quinta-feira (3), em Foz do Iguaçu (PR), do workshop “Desenvolvimento Sustentável da Tilapicultura no Reservatório de Itaipu”. O encontro reuniu autoridades do Brasil e do Paraguai para discutir o potencial produtivo do reservatório e o avanço da cooperação bilateral para o desenvolvimento sustentável da atividade. O encontro contou também com a participação do ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Paraguai, Rolando de Barros Barreto.

Durante o evento, Edipo destacou o potencial produtivo do reservatório, que possui capacidade de suporte estimada em até 400 mil toneladas de tilápia, e ressaltou a importância de avançar na construção de um modelo de produção sustentável. Atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor mundial da espécie. Para Edipo, o avanço do acordo entre os dois países poderá ampliar a produção brasileira e fortalecer a participação do país no mercado internacional.

“Estamos trabalhando com a maior celeridade para avançar nas questões diplomáticas, principalmente as que envolvem o acordo”, afirmou o ministro. Ele também destacou a importância de aproveitar o momento para construir, de forma conjunta, o modelo de produção e uso sustentável do reservatório.

Leia mais:  Presidente da Feagro MT critica importação de arroz: “A falta de políticas públicas eficientes promove absurdos”

Semana do Pescado

Durante o workshop, Edipo também reforçou a importância da Semana do Pescado, realizada até 15 de setembro. A iniciativa busca incentivar o consumo de pescado e ampliar a presença dessa proteína na alimentação dos brasileiros ao longo do ano.

O ministro salientou que o país ainda concentra o consumo em períodos específicos, como a Semana Santa e o Natal, e defendeu a ampliação desse hábito. “Do dia 1º de setembro ao dia 15 de setembro, está ocorrendo a Semana do Pescado, a gente precisa cada vez mais universalizar o consumo dessa proteína”, destacou.

Edipo também ressaltou a relação entre o consumo de pescado, a saúde e a sustentabilidade ambiental. Segundo ele, o fortalecimento da aquicultura é estratégico para ampliar a oferta de alimentos diante do crescimento da demanda e reduzir a pressão sobre os recursos pesqueiros naturais.

O ministro destacou ainda a relevância da tilápia para a aquicultura brasileira. De acordo com os dados apresentados durante o workshop, a espécie representa cerca de 75% da produção aquícola comercial do país, enquanto as espécies nativas correspondem a aproximadamente 20%.

Reunião bilateral

Após o workshop, os ministros Edipo Araujo e Rolando de Barros Barreto realizaram uma reunião bilateral, dando continuidade às discussões sobre a cooperação entre Brasil e Paraguai e às tratativas relacionadas ao desenvolvimento sustentável da tilapicultura no reservatório de Itaipu.

Leia mais:  Falta de produtos básicos volta a crescer nos supermercados em novembro, aponta Neogrid

Élen Gorski
Ministério da Pesca e Aquicultura
[email protected]

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana