O Governo de Mato Grosso e a Nova Rota do Oeste inauguraram mais 130 km de pista nova da BR-163 e quatro viadutos nesta quinta-feira (18.12), atingindo pelo segundo ano consecutivo o maior volume de obras entregue no Brasil. Somados aos 100km liberados no ano passado, agora, quem viaja pela rodovia concessionada conta com 230 quilômetros de duplicação, de Cuiabá a Sinop. A cerimônia de entrega fechou a Expedição 163 e ocorreu na tarde desta quinta-feira (18.12), no Posto Rodobras Inpasa, em Nova Mutum (km 603 da BR-163).
Durante o evento, o governador frisou que o Estado vive um momento muito favorável, com muita perspectiva de crescimento e entregas para 2026. “Essa obra representa o novo momento que Mato Grosso está vivendo. Um estado que recuperou sua capacidade de investimento e consegue construir obras e ações como essa, que impacta direta ou indiretamente 90% da população de Mato Grosso.”
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
O vice-governador Otaviano Pivetta relembrou a estratégia montada pelo Governo Estadual para resolver o problema que a BR-163 vinha causando para Mato Grosso. “Embora fosse uma rodovia federal, um problema do Governo Federal, o prejuízo acontecia no nosso estado. Montamos a estratégia liderados pelo Mauro Mendes e o resultado é o que vemos hoje: a BR-163 se transformando em uma das rodovias mais desenvolvidas do país”.
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
O presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, complementou que o avanço das obras reflete em mais segurança, investimentos e destacou a geração de emprego. “Hoje, a BR-163 fera mais de 5 mil empregos nessas obras e são mais de 1,5 mil máquinas em operação para reduzir o prazo de entregas”.
Para o diretor-presidente da Nova Rota, Luciano Uchoa, a entrega dos 230 km de pista nova, sendo 100 km em 2024 e mais 130 este ano, é reflexo da elaboração de contratos robustos e gestão de obras desenvolvida para bater o recorde nacional de entregas que era de 90 km ao ano. “Preciso destacar ainda que as entregas refletem em uma redução de 95% no número de mortes na BR-163, entre Nova Mutum e Diamantino”.
A diretora de Infraestrutura do BNDES, Luciana Costa, pontuou que a duplicação da BR-163 representa um marco na história e o desafio apresentado para reduzir o prazo de entrega fez com que os esforços fossem reunidos para a liberação de recursos de forma mais célere. “A infraestrutura muda, não só o país, mas a vida da população”.
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
A realidade alterada pela duplicação foi comentada pelo diretor geral da ANTT, Guilherme Sampaio. “Hoje, percorrendo a rodovia durante a Expedição 163 os motoristas buzinavam de felicidade. Três anos atrás os barulhos eram de reclamação. Segurança não se faz somente com duplicação e viadutos, se faz também com três elementos: confiança, coragem e ousadia. E é isso que vemos nessa transformação de Mato Grosso”.
O anfitrião do evento, prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, avaliou que as entregas que vem sendo realizadas na rodovia representam muito mais que investimentos, significam mais qualidade de vida para todos que precisam da BR-163. “Imagina quantas pessoas terão a oportunidade de passar o Natal com as suas famílias, quantas vidas já foram poupadas nesses dois anos de entregas”.
Duplicação e entrega
Com oito contratos de duplicação em andamento, , que somam R$ 4,1 bilhões em investimentos, a meta do Governo de Mato Grosso e Nova Rota é concluir a duplicação da BR-163, de Diamantino a Sinop, e da Rodovia dos Imigrantes (BR-070, em Cuiabá e Várzea Grande, em 4 anos, metade do prazo acordado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), uma das medidas que possibilitou a troca de controle acionário para MT Par em 2023.
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Trechos entregues por município
Confira a distribuição de obras entregues por região: 13 km na Rodovia dos Imigrantes; 5 km de Diamantino a Nova Mutum; 48 km de Nova Mutum a Lucas do Rio Verde; 16 km de Lucas do Rio Verde a Sorriso; 36 km de Sorriso a Sinop e 12 km em Sinop. Os viadutos concluídos estão situados em Diamantino (km 543, entroncamento com a MT-240 – acesso ao município de Diamantino), Nova Mutum (km 593, entroncamento com a MT-249 – acesso a Campo Novo do Parecis; e km 599, entroncamento com a MT-235 – acesso a Santa Rita do Trivelato); e Sorriso (km 758, entroncamento com a MT-242 – acesso a Ipiranga do Norte).
Expedição 163 teve início em Sinop, partindo do posto da Inpasa, com a primeira parada em Sorriso (km 793), trecho que recebeu premiação de Melhor IRI do Brasil ao atingir o Índice de Irregularidade Internacional médio de 0,58 m/km.
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
A segunda parada ocorreu em Lucas do Rio Verde (km 650) para liberação de 49 km de pista nova do segmento até Nova Mutum. A comitiva seguiu até o km 593, em Nova Mutum, para inaugurar o viaduto situado no entroncamento da BR-163 com a MT-249, dando acesso à região de Campo Novo do Parecis e São José do Rio Claro. Este viaduto chega para eliminar conflitos no tráfego e dar mais segurança a motoristas e pedestres.
Por fim, a Expedição 163 encerrou na Inpasa de Nova Mutum com a cerimônia de entrega.
Dispositivo
Participaram da Expedição 163 e da entrega da duplicação: o governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta; o presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos; o diretor-presidente da concessionária, Luciano Uchoa; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio; os diretores da ANTT Severino Medeiros Ramos Neto e Alex Antonio de Azevedo Cruz; a diretora de Infraestrutura do BNDES, Luciana Costa; senadora Margareth Buzetti; deputado estadual Dilmar Dal Bosco; deputado estadual Diego Guimarães; os prefeitos de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz; de Sorriso, Alei Fernandes; de Nova Mutum, Leandro Félix; de Sinop, Roberto Dorner; de Vera, Yago Jacomelli; secretário de Estado de Fazenda e Conselheiro da Nova Rota, Rogério Gallo; presidente da MT Par, Wener Santos; presidente da MT Gás, Aécio Rodrigues; diretor-geral da Politec, Jaime Trevisan; presidente da Fiemt, Silvio Rangel.
A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.
O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.
Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.
“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.
Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.
“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.
As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.
Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.