Política MT

Comissão aprova projetos para fortalecer o turismo sustentável em Mato Grosso

Publicado

A Comissão de Indústria, Comércio e Turismo (CICT) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), presidida pelo deputado Chico Guarnieri (PRD), aprovou dois projetos de lei voltados à promoção do turismo sustentável no estado, durante a quinta reunião ordinária, realizada nesta terça-feira (17), na Sala das Comissões Deputado Oscar Soares. As propostas integram um conjunto de ações que buscam explorar o potencial turístico de Mato Grosso de forma responsável, respeitando o meio ambiente e valorizando as comunidades locais.

“Mato Grosso tem um potencial gigantesco no turismo, e precisamos explorá-lo de forma saudável. Por isso, discutimos e aprovamos pautas importantíssimas que vêm sendo debatidas na Comissão de Indústria”, afirmou o deputado Chico Guarnieri.

A CICT se prepara agora para realizar visitas técnicas a diversas regiões do estado, começando pela região Noroeste, em data a ser divulgada em breve.

“Já conversamos com parlamentares de municípios como Barra do Bugres, Tangará da Serra, Nova Olímpia, Campo Novo do Parecis e Sapezal. As visitas devem ocorrer nos próximos dez dias para que possamos discutir o potencial de cada município e buscar ações concretas para fomentar esse setor tão importante de Mato Grosso”, destacou Guarnieri.

Leia mais:  Botelho propõe criação do núcleo permanente da PM no distrito de Aguaçu

Segundo o presidente da comissão, as ações visam valorizar segmentos como o turismo rural e o etnoturismo, que é a forma de turismo nas comunidades e culturas locais, especialmente povos indígenas, com o objetivo de conhecer e preservar suas tradições, costumes e modo de vida.

“Temos um grande potencial nas aldeias indígenas. Muitas pessoas querem conhecer como vivem os povos originários. Também contamos com cachoeiras, serras e rios que são atrativos naturais importantes para o turismo sustentável”, ressaltou o parlamentar.

A expectativa da CICT é transformar Mato Grosso em referência nacional e internacional em turismo responsável. “Vamos levar nosso estado para o Brasil e para o mundo, porque as belezas naturais daqui são únicas”, completou Chico Guarnieri.

Projetos aprovados – PL 846/2025, de autoria do deputado Wilson Santos (PSD): institui o Guia Turístico Virtual Descubra Mato Grosso. A proposta cria uma ferramenta digital para promover os destinos turísticos do estado, reunindo informações e orientações atualizadas e acessíveis aos visitantes, por meio de um aplicativo, que vai promover o turismo regional oferecendo informações sobre gastronomia, artesanato, hotelaria, transporte público e privado, dentre outros.

Leia mais:  A Enfermagem merece ser ouvida

PL 699/2025, de autoria do deputado Valdir Barranco (PT): cria o Programa Estadual Turismo Consciente, Natureza Protegida. A iniciativa estabelece medidas de prevenção, fiscalização e conscientização contra o turismo irregular em unidades de conservação, reforçando o compromisso com a preservação ambiental.

Também participaram da reunião, de forma virtual, o vice-presidente da comissão, deputado Diego Guimarães (Republicanos), e a deputada Janaina Riva (MDB), que atua como suplente.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

CST avança na construção de fluxo para atendimento a emergências em saúde mental

Publicado

A Câmara Setorial Temática da Saúde Psicossocial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), presidida pelo deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), realizou, nesta segunda-feira (27), reunião ordinária para discutir a proposta de fluxo de atendimento às emergências e crises em saúde mental na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), contemplando os públicos adulto e infanto-juvenil.

O objetivo foi avançar na construção de protocolos que orientem o atendimento de pacientes em situação de crise, especialmente nos casos que envolvem urgência e emergência, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), unidades hospitalares e demais pontos da rede.

Durante a reunião, foram apresentados dados sobre a estrutura existente e a atuação das UPAs, destacando a necessidade de integração entre os serviços e a importância de protocolos para dar mais segurança aos profissionais e garantir atendimento adequado aos pacientes. Também foram detalhadas informações sobre a oferta de leitos em UPAs 24 horas em Mato Grosso.

Ao todo, o estado conta com 166 leitos de observação e 45 leitos de urgência distribuídos nas unidades. Cuiabá, por exemplo, possui quatro UPAs de porte III, somando 60 leitos de observação e 16 de urgência, enquanto Várzea Grande conta com uma UPA III, no Ipase, e uma UPA I, totalizando 26 leitos de observação e sete de urgência. As informações constam na Portaria nº 0646/2025/SES.

Os participantes destacaram que a quantidade de unidades e leitos ainda é considerada baixa diante da dimensão territorial de Mato Grosso e do tamanho da população atendida, o que reforça a necessidade de ampliar a estrutura e melhorar a organização da rede de atendimento.

Leia mais:  A Enfermagem merece ser ouvida

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Segundo o deputado Carlos Avallone, a Câmara tem acompanhado relatos de ambulâncias circulando com pacientes em crise sem conseguir atendimento imediato. Ele destacou que a intenção não é apontar culpados, mas identificar os problemas e construir soluções com apoio técnico.

“Na realidade, nós estamos falando do fluxo de urgência e emergência. Temos acompanhado muitos casos de ambulâncias rodando com pessoas em crise, sem ter quem receba. Existe lugar para ser recebido, que são as UPAs, mas, às vezes, isso não acontece porque estão lotadas, porque falta qualificação ou porque falta capacitação. Então, nós precisamos criar um fluxo”, afirmou.

Avallone também ressaltou que já existem propostas em andamento pela Prefeitura de Cuiabá e pelo Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que poderão ser analisadas e validadas pela Câmara Setorial.

O coordenador de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Matheus Ricardo Souza, explicou que a proposta busca organizar o percurso do paciente dentro da rede, considerando os diferentes níveis de atendimento.

“O principal objetivo dessa reunião é articular o percurso desse paciente quando ele estiver em situação de crise e precisar de uma atenção especializada e de uma resposta rápida. A ideia é facilitar a assistência e o acesso à saúde nessas condições, tanto para o público infantil e juvenil quanto para o público adulto”, afirmou.

O parlamentar reforçou que a presença de diferentes instituições na Câmara Setorial fortalece a construção de uma proposta conjunta. “Quando se tem um fluxo aprovado por psicólogos, psiquiatras, Ministério Público, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa, Estado e municípios, fica muito mais fácil fazer com que ele seja cumprido”, disse.

Leia mais:  Max Russi destaca gestão voltada ao combate à violência contra a mulher

Para Avallone, a Câmara Setorial tem o papel de reunir especialistas, apoiar tecnicamente os municípios e viabilizar recursos quando necessário. “Criticar é fácil. O mais difícil é estudar, conhecer o caminho, chamar as pessoas para ajudar e colocar o recurso no lugar certo. É isso que estamos fazendo. A Câmara está aqui para ajudar a saúde mental a atender a população que mais precisa, porque ela está sofrendo muito”, concluiu.

Como encaminhamento, ficou acordada a formação de um grupo técnico para acompanhar a construção de fluxos e protocolos. O trabalho deverá orientar a atuação das unidades envolvidas e melhorar a articulação entre os serviços.

A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), de profissionais de saúde e da equipe técnica da ALMT.

Dasos UPAS 24h em MT: ofertas de leitos

Município | Porte | Leitos de Observação | Leitos de Urgência

Cuiabá | 4 UPAs – Porte III | 60 | 16

Várzea Grande | 1 UPA – III (IPASE) e 1 UPA I | 26 | 7

Poconé | 1 UPA – Porte I | 7 | 2

Barra do Garças | 1 UPA – Porte II | 11 | 3

Juína | 1 UPA I | 7 | 2

Cáceres | 1 UPA – Porte II | 11 | 3

Rondonópolis | 1 UPA III | 15 | 4

Primavera do Leste | 1 UPA II | 11 | 3

Sorriso | 1 UPA | 7 | 2

Sinop | 1 UPA II | 11 | 3

Total de 166 leitos de observação e 45 leitos de urgência (Fonte: Portaria 065/2025/GBSES/MT. Posição de setembro de 2025).

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana