Cuiabá

Comissão dos Direitos dos Idosos reforça campanha de doação de fraldas e convida secretária de Assistência Social para tratar sobre CCIs

Publicado

Vinicius Ferreira SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

A Comissão dos Direitos dos Idosos (CDI) da Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta sexta-feira (15), reunião para deliberar sobre ações voltadas ao fortalecimento de políticas públicas e iniciativas de apoio à população idosa da capital.
Participaram do encontro o vice-presidente da comissão, vereador Dilemário Alencar (União Brasil), e a vereadora Dra. Mara (Podemos), membro titular.
Durante a reunião, os parlamentares reforçaram a importância da campanha de doação de fraldas geriátricas em prol do Abrigo Bom Jesus Cuiabá, que se encerra no final deste mês. A iniciativa busca mobilizar empresas, moradores e demais instituições para garantir melhores condições de cuidado e conforto aos idosos atendidos.
“A campanha já havia sido lançada anteriormente e, agora, vamos intensificá-la ainda mais nesta reta final, que termina na última semana de agosto. O Abrigo Bom Jesus utiliza mais de 500 fraldas por dia, o que demonstra a urgência do apoio. Estamos mobilizando toda a sociedade, pois nossos idosos precisam muito dessa ajuda”, destacou Dilemário.
As doações podem ser entregues diretamente à diretoria do Abrigo Bom Jesus ou na sede da Câmara Municipal de Cuiabá, onde as equipes estão orientadas para receber o material.
Outro ponto deliberado foi o convite à secretária municipal de Assistência Social, Hélida Vieira de Oliveira, para apresentar à comissão o planejamento voltado aos Centros de Convivência de Idosos (CCIs) de Cuiabá. O objetivo é alinhar estratégias que ampliem a oferta de atividades, serviços e melhorias estruturais, promovendo mais qualidade de vida e integração social.
“Queremos discutir com a secretária um planejamento estratégico para que os CCIs funcionem com qualidade, oferecendo serviços contínuos e eficientes à população idosa. É fundamental garantir que esses espaços cumpram plenamente sua função de integração e acolhimento”, reforçou o vice-presidente da comissão.
A CDI reafirma seu compromisso de acompanhar de perto as demandas da comunidade idosa e buscar parcerias para fortalecer ações de acolhimento, lazer e inclusão.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Prefeitura notifica Locar sete vezes em menos de 20 dias por falhas

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Aquário Municipal de Cuiabá disponibiliza visitas guiadas com opções de atendimento diferenciado

Publicado

O Aquário Municipal de Cuiabá recebeu, na terça-feira (28), visitas de duas instituições privadas com perfis distintos. A programação contou com atendimento à escola de ensino bilíngue Red House International School e à Clínica Girassóis, que oferta acolhimento especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O espaço integra o Complexo Biocultural do Porto, que também abriga o Museu do Rio, e se consolida como um dos principais pontos de visitação gratuita da capital. Aberto de terça a domingo, das 9h às 18h, sem interrupção para almoço, o local funciona inclusive em fins de semana, feriados e pontos facultativos.

Além da visitação aos tanques com espécies regionais, o Complexo oferece estrutura complementar com comercialização de produtos artesanais, como cerâmicas, redes e doces típicos, além de restaurante com culinária regional.

A coordenadora do Complexo, Luana da Cruz Burema, explica que o atendimento a grupos é organizado por meio de agendamento prévio, principalmente para instituições de ensino.

“As escolas costumam nos procurar nos procurar bastante. Eles fazem a visita com um teor mais pedagógico, assim a gente consegue explicar quais são os peixes do aquário, os biomas que eles vivem, a forma de alimentação e falar um pouquinho mais sobre os três biomas que compõem o estado de Mato Grosso”, contou.

Leia mais:  Prefeitura notifica Locar sete vezes em menos de 20 dias por falhas

No caso da Clínica Girassóis, especializada em desenvolvimento infantojuvenil e intervenção em autismo, o espaço foi reservado exclusivamente para crianças de 3 a 9 anos atendidas pela instituição. A iniciativa buscou proporcionar um ambiente mais adequado às necessidades sensoriais dos participantes.

A psicóloga infanto-juvenil e responsável técnica da clínica, Leiliane Oliva, destaca os critérios para escolha do local e os resultados da atividade.

“A gente reservou o aquário para ter esse momento com eles, foi bem legal. O motivo da escolha foi que, como são crianças autistas, algumas têm sensibilidade visual e auditiva, e lá é um ambiente calmo, tranquilo, com a luz mais baixa. E também por serem peixes, a maioria gosta, então isso ajuda no interesse deles”, explicou.

Como visitar

Para instituições e grupos interessados em visitar o espaço, o agendamento prévio é o principal canal para organizar o atendimento. Por meio da ferramenta, é possível informar objetivos da visita e eventuais demandas específicas, como visitas pedagógicas, condução em outro idioma ou necessidade de adaptações. O recurso é mais utilizado por escolas, mas também atende clínicas e outras instituições.

Leia mais:  Projetos de enfrentamento ao superendividamento e de reconhecimento da Festa de São Pedro como patrimônio cultural são aprovados

Gratuitos e abertos ao público em geral, o Museu do Rio e o Aquário Municipal integram a rede de equipamentos públicos voltados à difusão cultural e à educação ambiental em Cuiabá, com atendimento a diferentes perfis de visitantes.

  • O atendimento: de terça a domingo, das 9h às 18h
  • Endereço: Avenida Manoel José de Arruda, 1899 – Porto, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana