Mato Grosso

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de vazamento de GLP em armazém de grãos

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na manhã desta sexta-feira (6.2), para atender a uma ocorrência de vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em um armazém de grãos localizado às margens da MT-491, em Sorriso (a 397 km de Cuiabá).

A equipe do 5º Batalhão Bombeiro Militar (5º BBM) recebeu o chamado via 193 por volta das 8h30 e orientou, por telefone, os responsáveis e técnicos do local sobre os protocolos iniciais de segurança, considerando as propriedades físico-químicas do GLP e os riscos inerentes à sua liberação. Em seguida, os bombeiros se deslocaram até o endereço da ocorrência para atendimento à situação.

Em conformidade com as orientações recebidas, os técnicos da empresa realizaram o isolamento da área em perímetro ampliado, procederam ao desligamento total da parte elétrica do armazém e realizaram o controle de acesso, visando à eliminação de possíveis fontes de ignição.

No local, foi constatado um vazamento de grande proporção proveniente da central fixa de GLP da unidade. A intensa liberação do gás foi percebida pelo odor característico e pela formação de uma névoa densa que tomou parte do complexo. No momento da ocorrência, um caminhão realizava o abastecimento da central da edificação, ocasião em que foi identificado vazamento em um dos tanques. O vazamento foi contido e o gás dissipou-se naturalmente, sem registro de incêndio ou explosão.

Leia mais:  Polícia Militar localiza três faccionados suspeitos por tentativa de homicídio em Cáceres

Durante a ocorrência, um funcionário da empresa, de 26 anos, ao perceber o vazamento, deslocou-se para realizar o desligamento do sistema elétrico do armazém.

Ao retornar pelo mesmo trajeto, acabou atravessando a área contaminada pelo gás e inalou GLP. A vítima, portadora de asma, apresentou mal-estar e perda momentânea de consciência, sendo atendida e encaminhada pelo Corpo de Bombeiros Militar à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sorriso, com sinais vitais estáveis no momento do transporte.

Não foi possível identificar, de forma imediata, a causa do vazamento ou o fator que originou o rompimento da tubulação junto ao tanque de GLP, que deverá ser apurado posteriormente por equipe técnica especializada, por meio de perícia.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros apresenta proposta de programa para ampliar regularização de empresas em Mato Grosso

Publicado

Com foco na desburocratização e no fortalecimento do ambiente de negócios em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) apresentou ao Sebrae-MT uma proposta de parceria para ampliar a regularização de empresas de baixo risco. A iniciativa foi discutida em reunião realizada no Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (19.6).

A iniciativa faz parte do Programa Empresa Segura MT, desenvolvido pelo CBMMT para ampliar o alcance das orientações sobre segurança contra incêndio e pânico e facilitar o acesso dos empreendedores ao processo de regularização junto à corporação.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a proposta busca unir esforços para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização e fortalecer a segurança das empresas em Mato Grosso.

“O nosso objetivo é aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros dos empreendedores mato-grossenses. Muitas vezes, a falta de informação acaba sendo um obstáculo para a regularização, mesmo quando o processo é simples, digital e de baixo custo. Com essa iniciativa, queremos ampliar o acesso às orientações, facilitar a regularização das empresas e, consequentemente, aumentar a segurança das edificações e da população. Quando promovemos a prevenção, ganham os empresários, ganham os municípios e ganha toda a sociedade”, destacou.

Leia mais:  Polícia Civil mira grupo investigado por sextorsão contra influenciadora digital em Mato Grosso

Durante o encontro, representantes das duas instituições discutiram formas de cooperação para levar informações sobre regularização empresarial a um número maior de municípios. Entre as ações previstas estão a capacitação de agentes do Sebrae para orientar empreendedores, a produção de materiais educativos e a realização de campanhas informativas.

A proposta também prevê a utilização da rede de atendimento do Sebrae como apoio na disseminação de informações sobre o licenciamento simplificado, modelo voltado às atividades classificadas como de baixo risco. A medida busca facilitar o acesso dos empresários às orientações necessárias para a regularização de seus estabelecimentos.

Para o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae-MT, Sandro Rossi, a proposta apresentada pelo CBMMT está alinhada ao trabalho desenvolvido pela instituição junto aos pequenos negócios e pode contribuir para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização.

“A orientação aos empreendedores faz parte da missão do Sebrae. Temos uma rede de atendimento presente em praticamente todo o Estado e entendemos que a informação é fundamental para que o empresário consiga tomar decisões e cumprir suas obrigações com mais segurança”, afirmou.

Leia mais:  "Governo demonstrou sensibilidade e realizou investimentos vultuosos na Saúde de MT", afirma promotor

Além de contribuir para a segurança das edificações, a iniciativa pretende incentivar a conformidade das atividades empresariais e fortalecer o ambiente de negócios no Estado.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana