Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em apartamento em Várzea Grande

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na segunda-feira (29.6), um incêndio em um apartamento de um condomínio localizado no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande.

A ocorrência foi registrada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) por volta das 15h50. Conforme as informações repassadas, o incêndio teve início em um dos quartos do apartamento e se espalhou rapidamente, provocando uma intensa fumaça que podia ser vista saindo pelas janelas do imóvel.

Ao todo, cinco viaturas foram mobilizadas para atender a ocorrência. Ao chegarem ao local, os bombeiros verificaram que não havia vítimas no interior do apartamento e iniciaram imediatamente o combate às chamas. Para acessar o imóvel, a equipe utilizou escadas pela parte externa da edificação, o que permitiu controlar o incêndio com rapidez.

A atuação dos militares impediu que o fogo se propagasse para os demais apartamentos do condomínio, preservando os imóveis vizinhos. Após a extinção das chamas, foi realizado o trabalho de rescaldo para eliminar focos remanescentes e evitar a reignição do incêndio.

Leia mais:  MT tem agora a 8ª melhor educação do país; avançou 11 posições

Além dos bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado e prestou atendimento à proprietária do imóvel, que passou mal em decorrência da ocorrência. Equipes da Polícia Militar e da Guarda Municipal também deram apoio à operação, auxiliando no isolamento da área e na segurança do local.

Não há informação sobre as causas do incêndio, que deverão ser apuradas pelos órgãos competentes.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Prefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato

Publicado

Representação apresentada por Iraci Ferreira de Souza acusa parlamentar de ataques pessoais, quebra de decoro e uso do mandato para desqualificar a gestora

A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, apresentou uma representação disciplinar contra o vereador Carlos Fernando Pereira de Oliveira, o “Fernando do Galvileiro”, sob acusação de violência política de gênero e quebra de decoro parlamentar.

A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e, posteriormente, remetida à Presidência do Legislativo para análise e adoção das providências cabíveis. No documento de encaminhamento, a própria Procuradoria ressalta que não possui natureza investigativa ou poder para aplicar sanções, cabendo aos órgãos competentes da Câmara analisar o caso.

Segundo a representação, os episódios teriam ocorrido durante fiscalizações e manifestações públicas realizadas pelo vereador nos meses de junho, julho e agosto de 2026. A prefeita sustenta que as críticas ultrapassaram o debate administrativo e passaram a conter ataques pessoais e expressões consideradas ofensivas.

Entre os episódios citados está uma fiscalização realizada no Distrito Industrial, em junho, quando o parlamentar fez críticas à administração municipal. Outro fato apontado ocorreu às margens da Rodovia 459, em julho. A representação também relata um episódio ocorrido em 11 de agosto, na Farmácia Municipal, quando o vereador realizou uma transmissão ao vivo e questionou a falta de medicamentos. A defesa da prefeita afirma que, durante essas manifestações, foram utilizadas expressões como “incompetente”, “omissa” e “mentirosa”.

Leia mais:  Planejar as compras é essencial para economizar e não comprometer o orçamento, alerta Procon-MT

Na representação, Iraci argumenta que não pretende impedir a fiscalização do Legislativo ou críticas à administração, mas sustenta que houve uma sequência de manifestações direcionadas à sua pessoa e à sua condição de mulher ocupante do cargo de chefe do Executivo.

O documento fundamenta a denúncia na legislação que trata da violência política contra a mulher e também defende que a imunidade parlamentar não serviria para proteger eventuais ofensas pessoais sem relação direta com o exercício legítimo do mandato.

Ao final, a prefeita solicita o recebimento da representação, a análise preliminar dos fatos e o encaminhamento do caso à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Pedra Preta. Entre as medidas requeridas está a abertura de processo disciplinar que poderá, caso as acusações sejam comprovadas e observados o contraditório e a ampla defesa, resultar inclusive na cassação do mandato do vereador.

Iraci também pede o envio de cópia dos autos ao Ministério Público de Mato Grosso, para análise de eventuais ilícitos funcionais e crimes contra a honra. A representação foi protocolada na Câmara Municipal de Pedra Preta no dia 20 de agosto de 2026.

Leia mais:  Homem que ameaçava moradores de área rural é preso pela PM com arma de fogo e facão

Até esta etapa, trata-se de uma representação com acusações formuladas pela prefeita, e não de uma decisão definitiva contra o parlamentar. Caberá aos órgãos competentes da Câmara avaliar o prosseguimento do caso e assegurar ao vereador o direito de defesa.

Veja a Representação

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana