Mato Grosso

Corpo de Bombeiros de MT participa de congresso de salvamento aquático

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) está participando do XXIII Congresso Sobrasa Rescue, realizado entre os dias 07 a 09 de novembro em João Pessoa, na Paraíba. O evento tem o objetivo de aprimorar o conhecimento e a integração entre os serviços de salvamento aquático, com foco na redução do número de afogamentos no país.

Ao todo, 500 atletas de 17 estados do Brasil participam do congresso. O CBMMT participa com uma delegação de cinco bombeiras militares que, além de participarem das palestras técnicas profissionais, também competem nas modalidades de salvamento aquático e corrida.

Promovido em parceria pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) e pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), o congresso iniciou com uma reunião técnica com o Conselho consultivo Sobrasa.

Durante o encontro, os participantes receberam kits e assistiram ao Simpósio Nacional de Prevenção e Salvamento Aquático, que teve como tema “Formação de guarda-vidas de praia”. Também foram realizadas outras palestras que abordaram temas relacionados.

Leia mais:  Ager promove audiência pública de Ouvidoria em Água Boa 

A soldado BM Juliana Dalila Leite, uma das bombeiras que representa o Mato Grosso no evento, destacou a importância da participação dos bombeiros mato-grossenses no congresso.

“Participar deste evento está sendo uma experiência enriquecedora e intensa. Desde a preparação com o treinamento específico para as provas de resgate, desenvolvemos habilidades que fazem a diferença em situações reais enfrentadas por nós bombeiros militares. Além disso, a troca de experiências com outros participantes e profissionais da área está sendo muito motivadora. Sinto que, ao final do evento, sairei mais preparada para agir em prol da sociedade e salvar vidas”, afirma a soldado.

O segundo dia do evento é dedicado para as provas profissionais, que devem ser realizadas na praia. As provas incluem atividades com competições como a “Corre-nada-corre” e “Salvamento com tubo de resgate”.

No terceiro e último dia do congresso, as competições devem continuar com provas que envolvem o uso de manequins e revezamentos. Em seguida, o evento será encerrado com a premiação.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Prefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato

Publicado

Representação apresentada por Iraci Ferreira de Souza acusa parlamentar de ataques pessoais, quebra de decoro e uso do mandato para desqualificar a gestora

A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, apresentou uma representação disciplinar contra o vereador Carlos Fernando Pereira de Oliveira, o “Fernando do Galvileiro”, sob acusação de violência política de gênero e quebra de decoro parlamentar.

A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e, posteriormente, remetida à Presidência do Legislativo para análise e adoção das providências cabíveis. No documento de encaminhamento, a própria Procuradoria ressalta que não possui natureza investigativa ou poder para aplicar sanções, cabendo aos órgãos competentes da Câmara analisar o caso.

Segundo a representação, os episódios teriam ocorrido durante fiscalizações e manifestações públicas realizadas pelo vereador nos meses de junho, julho e agosto de 2026. A prefeita sustenta que as críticas ultrapassaram o debate administrativo e passaram a conter ataques pessoais e expressões consideradas ofensivas.

Entre os episódios citados está uma fiscalização realizada no Distrito Industrial, em junho, quando o parlamentar fez críticas à administração municipal. Outro fato apontado ocorreu às margens da Rodovia 459, em julho. A representação também relata um episódio ocorrido em 11 de agosto, na Farmácia Municipal, quando o vereador realizou uma transmissão ao vivo e questionou a falta de medicamentos. A defesa da prefeita afirma que, durante essas manifestações, foram utilizadas expressões como “incompetente”, “omissa” e “mentirosa”.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros combate dois incêndios florestais em Mato Grosso nesta quinta-feira (20)

Na representação, Iraci argumenta que não pretende impedir a fiscalização do Legislativo ou críticas à administração, mas sustenta que houve uma sequência de manifestações direcionadas à sua pessoa e à sua condição de mulher ocupante do cargo de chefe do Executivo.

O documento fundamenta a denúncia na legislação que trata da violência política contra a mulher e também defende que a imunidade parlamentar não serviria para proteger eventuais ofensas pessoais sem relação direta com o exercício legítimo do mandato.

Ao final, a prefeita solicita o recebimento da representação, a análise preliminar dos fatos e o encaminhamento do caso à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Pedra Preta. Entre as medidas requeridas está a abertura de processo disciplinar que poderá, caso as acusações sejam comprovadas e observados o contraditório e a ampla defesa, resultar inclusive na cassação do mandato do vereador.

Iraci também pede o envio de cópia dos autos ao Ministério Público de Mato Grosso, para análise de eventuais ilícitos funcionais e crimes contra a honra. A representação foi protocolada na Câmara Municipal de Pedra Preta no dia 20 de agosto de 2026.

Leia mais:  Neri Geller se filia ao Republicanos e fortalece projeto de Pivetta para 2026

Até esta etapa, trata-se de uma representação com acusações formuladas pela prefeita, e não de uma decisão definitiva contra o parlamentar. Caberá aos órgãos competentes da Câmara avaliar o prosseguimento do caso e assegurar ao vereador o direito de defesa.

Veja a Representação

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana