O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta sexta-feira (12.12), em Cuiabá, uma solenidade simbólica de premiação dos estudantes vencedores do Desafio Repórter Sentinelas do Amanhã. O evento marcou oficialmente o encerramento da iniciativa e celebrou o desempenho dos cinco alunos premiados no Estado.
Realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o desafio integra o projeto Sentinelas do Amanhã e foi direcionado aos estudantes das cinco Escolas Estaduais Militares Dom Pedro II. A proposta consistiu na produção de vídeos educativos sobre prevenção a queimadas e incêndios florestais, sendo os vencedores definidos pelos maiores índices de engajamento alcançados nas redes sociais.
Cada estudante recebeu um tablet como forma de reconhecimento pelo empenho e criatividade demonstrados. Os professores responsáveis por apresentar e acompanhar o conteúdo do programa também foram premiados. Na Escola Estadual Militar Dom Pedro II – Presidente Médici, em Cuiabá, o prêmio foi entregue ao estudante Manoel Neto e à professora Arci Adriane que, no evento, foi representada pela coordenadora da escola.
De acordo com o comandante-geral adjunto e chefe do Estado-Maior do CBMMT, coronel BM Rony Robson Cruz Barros, iniciativas como essa reforçam a importância de promover a conscientização desde cedo e de envolver os jovens em temas essenciais, como a prevenção de queimadas e incêndios florestais e proteção do meio ambiente.
Segundo ele, quando os estudantes participam ativamente de ações educativas, tornam-se multiplicadores de conhecimento. “Somos acometidos por esse desastre, que são os incêndios florestais, todos os anos. Com o conhecimento acumulado ao longo do tempo, hoje o Corpo de Bombeiros Militar se destaca no cenário nacional como referência no enfrentamento desse tipo de ocorrência. Temos todo um planejamento voltado especificamente para o combate aos incêndios florestais”, destacou o coronel.
Além do estudante e da professora de Cuiabá, foram premiados os estudantes Dalessandro Rikelme, de Alta Floresta; Geovana Cordeiro, de Colíder; Nicolas Oliveira, de Rondonópolis; e Rebeca, de Barra do Garças. A entrega da premiação nesses locais ocorreu em datas anteriores, marcando o fim da edição do projeto Sentinelas do Amanhã de 2025.
Também prestigiaram o encerramento do Desafio Sentinelas do Amanhã, o diretor da Escola Estadual Militar Dom Pedro II – Presidente Médici, coronel BM Sandro dos Santos Caillava, o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa do CBMMT, coronel BM Josiel Borges da Silva, e o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes.
Sentinelas do Amanhã
O programa Sentinelas do Amanhã foi desenvolvido ao longo deste ano pelo CBMMT e capacitou cerca de 1,1 mil educadores sobre o tema. Esses profissionais repassaram o conteúdo a centenas de alunos, ampliando o alcance das ações de conscientização nas escolas. O objetivo da iniciativa é estimular a conscientização de crianças e adolescentes sobre o uso responsável do fogo, além de reforçar a importância da educação ambiental e da conservação dos recursos naturais.
As bibliotecas públicas e comunitárias de Mato Grosso estão mostrando que são muito mais do que espaços de disponibilização de livros. Elas são centros de cultura, cidadania, educação, inovação e transformação social. Para reconhecer e dar visibilidade a essas iniciativas inspiradoras, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBP/MT) iniciou a entrega do Selo “Minha Biblioteca Faz a Diferença”, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
A certificação visa destacar projetos, ações e políticas públicas que fortalecem o acesso ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas nos municípios mato-grossenses. A proposta é valorizar experiências que impactam positivamente a vida das pessoas e demonstram o papel estratégico das bibliotecas no desenvolvimento das comunidades.
A campanha foi criada em parceria com o Instituto Saberes durante a execução do Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso. Mais do que uma certificação, o selo é um reconhecimento público ao trabalho realizado por gestores, bibliotecários, equipes técnicas, voluntários e comunidades que acreditam na leitura como ferramenta de transformação social.
Selos
A campanha já começou a revelar histórias inspiradoras espalhadas pelos diferentes territórios culturais do Estado. Até o momento, nove experiências foram certificadas, contemplando bibliotecas públicas, biblioteca comunitária e municípios que se destacaram pela implantação dos Planos Municipais do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB). Entre os municípios e iniciativas contempladas, constam:
Barra do Bugres – Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB)
Querência – Biblioteca Pública Municipal Fonte do Aprendiz
Canarana – Biblioteca Pública Municipal Castro Alves
Jaciara – Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB)
Juína – Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB)
Nova Xavantina – Biblioteca Municipal Padre Arantes do Nascimento
Sapezal – Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB)
Poxoréu – Biblioteca Pública Municipal Ênio Milton Duarte
Como participar?
As experiências certificadas incluem desde a criação de espaços infantis de leitura e projetos inovadores de incentivo à formação de leitores até a implantação de políticas públicas permanentes voltadas ao fortalecimento das bibliotecas municipais.
Todas as bibliotecas participantes do Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso podem inscrever suas iniciativas.
Podem ser apresentados projetos de incentivo à leitura, ações culturais, programas de formação de leitores, modernização de bibliotecas, criação de espaços temáticos, atividades comunitárias, ações de acessibilidade, implantação de políticas públicas e outras experiências que estejam gerando resultados positivos para a comunidade.
As inscrições devem conter informações sobre o município, a biblioteca, a equipe responsável e a descrição detalhada da ação desenvolvida, incluindo objetivos, público beneficiado, resultados alcançados e impactos observados.
Também podem ser enviados materiais complementares, como: Fotografias; Vídeos de até cinco minutos; Depoimentos de participantes; Documentos em PDF; Leis municipais; Reportagens; Materiais de divulgação.
As bibliotecas interessadas podem solicitar o formulário de inscrição pelo telefone:
(66) 99221-6910 – falar com Loureny
Após o preenchimento, o formulário deverá ser enviado para:
Para o coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, Carlos Santos, a campanha ajuda a mostrar para toda a sociedade a verdadeira dimensão do trabalho realizado pelas bibliotecas.
“Quando uma biblioteca cria um novo espaço de leitura, aproxima crianças dos livros, desenvolve atividades culturais ou fortalece uma política pública, ela está transformando vidas. O selo é uma forma de reconhecer essas iniciativas e inspirar outros municípios a fazerem o mesmo. Cada biblioteca tem uma história de impacto para contar”, destaca.
Realização
A campanha Minha Biblioteca Faz a Diferença integra o Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso, iniciativa promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, em parceria com o Instituto Saberes com recursos do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Ciclo I.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.