Mato Grosso

Corpo de Bombeiros realiza isolamento e desobstrução de vias após queda de poste energizado e árvore

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu duas ocorrências relacionadas à obstrução de vias públicas entre a noite de sábado (7.3) e a madrugada deste domingo (8), nos municípios de Primavera do Leste (243 km de Cuiabá) e Alto Araguaia (a 423 km da capital).

As situações envolveram a colisão de um veículo contra um poste de iluminação pública, que caiu e ficou energizado, e a queda de uma árvore que bloqueou uma via urbana.

Na madrugada deste domingo (08.03), por volta das 1h44, a 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada para atender uma ocorrência na Avenida Porto Alegre, na região central de Primavera do Leste, envolvendo a queda de um poste de iluminação pública após a colisão de um veículo.

Ao chegar ao local, os bombeiros verificaram que o poste do canteiro central estava caído ao chão e energizado. Diante do risco, a equipe realizou o isolamento parcial da via e, com o uso de equipamentos adequados, fez o corte da fiação que alimentava as luminárias.

Leia mais:  Mais sete pontes de concreto começam a ser construídas na Transpantaneira

O poste foi removido da pista para liberar a via. A ciclovia do canteiro central também foi isolada com fita zebrada para garantir a segurança no local. A concessionária de energia elétrica foi acionada, realizou os reparos necessários e restabeleceu a energia. O veículo envolvido no acidente não foi localizado.

Já na noite de sábado (7), por volta das 22h, o 1º Núcleo de Bombeiro Militar (1º NBM) recebeu o chamado para atender uma ocorrência de queda de árvore sobre uma via urbana na Avenida Jerônimo Samita Maia, no centro de Alto Araguaia.

No local, os militares constataram que uma árvore de grande porte havia caído sobre a pista, bloqueando totalmente a via e oferecendo risco à circulação de veículos. A equipe do 1º NBM realizou o corte da árvore e a retirada dos galhos com o uso de ferramentas apropriadas.

Após a conclusão dos trabalhos, a via foi totalmente liberada e o tráfego foi normalizado.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Projeto de jiu-jitsu fortalece protagonismo e identidade cultural de estudantes indígenas em Brasnorte

Publicado

A Escola Estadual Indígena Tapurá Irantxe, localizada no município de Brasnorte, tem promovido a integração entre educação, esporte e valorização cultural por meio do Projeto Tamukan. A iniciativa utiliza o jiu-jitsu como ferramenta de formação para estudantes, profissionais da educação e membros da comunidade do povo Manoki.

Desenvolvido no ambiente escolar, o projeto busca incentivar hábitos saudáveis, fortalecer a saúde física e mental, promover a defesa pessoal e contribuir para a prevenção da violência. A iniciativa também reforça a valorização da identidade cultural indígena, ampliando as oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens da comunidade.

Reconhecida como a primeira equipe indígena de jiu-jitsu de Mato Grosso, o Projeto Tamukan tem se consolidado como um espaço de aprendizagem, disciplina e fortalecimento do protagonismo juvenil. As atividades são realizadas sob orientação técnica do professor Felipe Tamuxi e contam com o apoio da gestão escolar.

De acordo com o diretor da unidade, Edivaldo Mampuche, o projeto nasceu da necessidade de oferecer aos jovens uma oportunidade de crescimento na própria comunidade. Ele destaca que, desde o início, a escola busca unir esporte, educação e cultura, fortalecendo valores como disciplina, responsabilidade e respeito, sem perder a conexão com as tradições do povo Manoki.

Leia mais:  Polícia Civil prende autores de latrocínio contra comerciante de ouro em Poconé

“Nosso objetivo, ao implantar o projeto, foi oferecer aos estudantes uma oportunidade de prática esportiva na comunidade, evitando deslocamentos e garantindo mais segurança para eles. Ao mesmo tempo, buscamos construir uma iniciativa que fortalecesse a disciplina, o compromisso com os estudos e a participação dos jovens nas atividades culturais e comunitárias”, disse.

Ainda segundo ele, “o jiu-jitsu tem se mostrado uma importante ferramenta de formação, contribuindo para o fortalecimento da identidade do povo Manoki e para o desenvolvimento dos estudantes”, completou o diretor.

Os resultados obtidos pelos atletas em competições esportivas refletem o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Na etapa Norte do Campeonato Mato-grossense de Jiu-jitsu 2026, realizada na última semana, entre os dias 30 e 31 de maio, em Sorriso, a equipe conquistou sete medalhas: uma de ouro, uma de prata e cinco de bronze.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana