Uma caravana de atrações culturais vai desembarcar na próxima semana, em Fortaleza (CE), para os três dias do Salão do Turismo. O maior encontro do setor no país, que acontece de 7 a 9 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, promete reunir o que há de mais autêntico e original nas artes de oito estados brasileiros.
Além do anfitrião, Ceará, as delegações de Pernambuco, Amazonas, Pará, Bahia, Goiás, Rio Grande do Norte e Paraíba apresentarão shows de dança, música, humor e diversas manifestações populares. Com entrada gratuita, o evento organizado pelo Ministério do Turismo (MTur) marca sua estreia na Região Nordeste.
Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, a 10ª edição do Salão intensifica e realça a grandeza da cultura nacional. “O turismo brasileiro se fortalece com a cultura do nosso povo. É nas manifestações e nas festas culturais, além da gastronomia, que está a alma dos nossos destinos”, observou ele.
Atrações do anfitrião
Na condição de estado acolhedor, o Ceará estará de portas abertas para encantar o público com exibições que vão do reisado ao maracatu, passando pelo coco, shows de humor e quadrilhas juninas.
“Tem coisas que não se explica, se sente. O Ceará é assim”, destacou o secretário de Turismo do Ceará, Gustavo Montenegro. “Vamos mostrar ao Brasil um retrato verdadeiro da nossa identidade”, concluiu.
No primeiro dia, um cortejo circense convocará os visitantes para o espetáculo Sob a Lona Mágica do Circo. A programação contará também com shows de artistas locais, como Bloco do Baqueta e Nos Ritmos do Ceará.
O som marcante do maracatu, a tradição da dança do coco da Praia do Balbino e o reisado – manifestação que atravessa gerações na cultura popular cearense – são os grandes destaques do segundo dia do evento.
Já o último dia será marcado pela alegria. Celeiro de estrelas – como Chico Anysio, Renato Aragão e Falcão –, o Ceará levará ao palco diversos humoristas. A festa será encerrada com muito forró e animação pela apresentação da quadrilha junina Nova Emoção, atual campeã de Maracanaú (CE).
“Será um prazer imenso participar do Salão, um evento rico tanto na questão do turismo quanto na cultura. É uma chance de mostrar o nosso trabalho e o desenvolvimento do meio junino na nossa cidade”, agradeceu Ioslean Soares, presidente do grupo folclórico.
Os bois-bumbás de Parintins
Considerado um dos maiores espetáculos a céu aberto do Brasil, a rivalidade entre os bois Garantido (vermelho/povão) e Caprichoso (azul/ancestralidade), tradicionais de Parintins (AM), marcará presença nos três dias do Salão do Turismo.
Dez integrantes das duas associações – entre dançarinas, puxadores de toadas e “tripas” (artistas que dão movimento aos bois) – agitarão o evento com cortejos e apresentações no palco principal.
“A participação do Amazonas no Salão do Turismo, especialmente em uma edição histórica no Nordeste, amplia nossas conexões, fortalece o destino Amazonas e abre novas oportunidades para o desenvolvimento do turismo sustentável, gerando emprego, renda e valorizando nossas comunidades”, enalteceu o presidente da Amazonastur, Frank Dantas.
Outros estados
A Paraíba levará ao Salão um trio de músicos especialistas no forró pé de serra, uma das manifestações mais autênticas do Nordeste. O grupo atuará como embaixador do Festival de Trios de Forró, evento que acontece em maio, na cidade de Queimadas. “A presença do Trio Cidade Queimadas no Salão reforça o compromisso do município com a difusão dessa tradição e o potencial turístico do evento para todo o Brasil”, destacou o artista e produtor cultural Edglei Miguel.
Pelo Rio Grande do Norte, a atração será conduzida por Chiquinho e Chiquita, personagens do Auto do Natal do São João, da cidade de Jandaíra. Recitando versos e dançando, a dupla promete interação e emoção. “Cada apresentação reforça a importância de manter viva a cultura popular e mostrar a riqueza artística do nosso povo”, ponderou a diretora de cultura do município, Hayley Karen.
Criada em 1999, a Serenata da Recordação é um dos principais eventos do interior de Pernambuco, animando os boêmios de Santa Maria da Boa Vista há 27 anos. A festa, marcada por seresteiros vestidos de branco, será representada por seis músicos no Salão. “É uma honra enorme levar um pouco desta festa de grandiosidade única e romantismo popular. O público vai gostar”, convidou a seresteira Juliana Kelly.
Manifestações culturais
Celebrando a cultura afro e o sentimento de pertencimento, o evento receberá a Comunidade Kalunga Engenho II, de Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros (GO). Quatro artistas da delegação subirão ao palco. “Nos sentimos honrados de participar do Salão e convidamos o povo do Nordeste para conhecer a nossa cultura e nosso modo de vida”, disse Dominga Natália dos Santos, secretária de Turismo e Cultura de Cavalcante.
O carimbó, dança típica de roda do Pará, com raízes indígenas, africanas e portuguesas, será representado por um casal de dançarinos. Para o secretário municipal de Soure, na Ilha de Marajó, Júlio Marques Neto, participar do evento é colocar o estado no centro das atenções nacionais. “É o momento de mostrar a força da nossa cultura e o encanto das nossas paisagens. O carimbó ecoa mais longe e ganha novos olhares”, destacou ele.
Por fim, um sanfoneiro, acompanhado de um casal caracterizado como Lampião e Maria Bonita, representará a força das festas juninas baianas. “A participação da Bahia no Salão é fundamental para reposicionar o estado como um dos destinos mais completos e autênticos do país”, defendeu o diretor da Secretaria de Turismo da Bahia, Divaldo Borges Gonçalves.
Sobre o Salão do Turismo
Em sua 10ª edição, o Salão do Turismo desembarca pela primeira vez no Nordeste, transformando Fortaleza na capital do turismo brasileiro. Realizado pelo Ministério do Turismo, com o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, o evento é uma vitrine das 27 unidades da Federação. A imersão une a gastronomia regional, a riqueza do artesanato e o pulsar das manifestações culturais com tecnologia e inovação no setor.
Programe-se:
Por Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo