Política MT

Deputado destina emenda e mais de 700 consultas oftalmológicas são realizadas pelo consórcio Araguaia e Xingu

Publicado

O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) destinou emenda de R$ 4 milhões para realização do mutirão de consultas oftalmológicas para avaliar as pessoas que precisam de cirurgias de catarata e pterígio na cidade de Vila Rica e todos os municípios do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Araguaia e Xingu (Cisax).

As consultas foram realizadas durante toda a semana passada (5 a 9), no Hospital Municipal de Vila Rica, pela manhã e à tarde. Uma carreta com equipamentos e aparelhos ficou à disposição da população na unidade de saúde.

Além da população da cidade acima de 50 anos alvo da campanha, também foram contempladas pessoas dos municípios de abrangência do consórcio: Canabrava do Norte, Confresa, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu e Santa Terezinha.

“As pessoas com mais de 50 anos, que precisavam fazer cirurgias de catarata e pterígio, a equipe de 17 profissionais de saúde atendeu pela manhã e à tarde, no Hospital Municipal de Vila Rica. É importante fazer essa triagem. Após as consultas, poderemos verificar as pessoas que precisam fazer cirurgias de catarata e pterígio e vamos orientar”, explicou o deputado.

Leia mais:  Deputados da CPI aprovaram duas oitivas e reuniões no interior

O prefeito de Vila Rica, João Salomão (João da Pá), agradeceu ao Dr. Eugênio e parceiros que possibilitaram a prevenção em saúde. “Agradecemos a atenção do Dr. Eugênio com a população de Vilar Rica. Assim como o governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta e o secretário da Casa Civil Fábio Garcia, que tem dado todo o apoio”, disse.

A ação é uma parceria com o Governo de Mato Grosso e Prefeitura Municipal de Vila Rica, com apoio do vereador Clebinho Lourenço.

Ampliação do atendimento – O secretário municipal de Saúde de Vila Rica, Ander Paulo Batista, explica que devido à demanda, o atendimento foi ampliado. “A procura foi grande, porque divulgamos nas unidades de saúde e através dos agentes comunitários de saúde. Nós fizemos divulgação nas redes sociais, Instagram, Facebook e WhatsApp”, diz. “Então, ficamos até sexta-feira com os atendimentos”, lembra.

A estimativa inicial era o atendimento de 480 pacientes, mas o número foi maior. “Pela quantidade de pessoas que nos procuraram e fizemos o controle foram 711 pacientes atendidos até sexta-feira, conforme nosso cadastro de consultas”, calcula o secretário. A previsão é realizar 740 cirurgias de catarata e 169 de pterígio nos olhos das pessoas.

Leia mais:  Em Brasília, deputado Diego Guimarães critica proposta da ANTT e cobra duplicação da BR-163 entre Sinop e Guarantã

A carreta e todo o suporte para o atendimento foi montada no estacionamento anexo ao hospital. “Na segunda-feira, a partir das 7 horas, nos deparamos com cerca de 50 pessoas aguardando o atendimento”, relata.

Consórcio Araguaia e Xingu – O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Araguaia e Xingu (CISAX) é composto pelos municípios de Canabrava do Norte, Confresa, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Santa Terezinha e Vila Rica.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Assembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal

Publicado

A Assembleia Legislativa, por meio do deputado estadual Diego Guimarães, em parceria com o Hospital Universitário Júlio Muller, realizou nesta quinta-feira (11) a 2ª Semana da Triagem Neonatal de Mato Grosso e o 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal.

O evento reuniu gestores e profissionais de saúde de 93 municípios do Estado para discutir os desafios da cobertura populacional e da busca ativa no teste do pezinho, exame fundamental para o diagnóstico precoce de doenças graves em recém-nascidos.

Mato Grosso conta hoje com 757 postos cadastrados para a realização da triagem neonatal. Somente em 2025, mais de 57 mil bebês nasceram no estado, reforçando a importância do fortalecimento e da ampliação do programa.

Confira a reportagem completa da Aline Ferreira no áudio abaixo.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  ALMT homenageia personalidades com comendas, títulos e moções de aplausos
Continue lendo

Mais Lidas da Semana