Várzea Grande

Desfile de 7 de Setembro terá fanfarras, forças de segurança e show para reunir as famílias várzea-grandenses

Publicado

O desfile vai ocupar parte da Avenida Couto Magalhães. O palco será instalado na praça Sarita Baracat (antiga praça Aquidaban), irá receber autoridades e convidados para, a partir das 16h dar início às apresentações

Após mais de uma década, a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), volta a realizar o Desfile Cívico-Militar, em comemoração ao 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, neste domingo.

De acordo com a comissão organizadora da SMECEL, o Desfile Cívico-Militar deste ano tem como tema: “Várzea Grande, Pedacinho do Brasil” sugerido pela própria prefeita Flávia Moretti (PL), que destaca o Município em uma história, cultura e tradições únicas no cenário nacional.

O evento contará com a participação de escolas e fanfarras, forças de segurança, instituições e representantes da sociedade civil, resgatando uma tradição histórica que marca os 203 anos da Independência e reforça o sentimento de civismo e orgulho da população. Há 14 anos essa tradição havia se perdido na cidade. Além das tradicionais fanfarras, que estão movimentando uma sequencia de ensaios nas escolas, o desfile de 7 de Setembro contará, ao final com show gospel gratuito, para as famílias presentes, com a banda Ministério Vozes ao Alto e Kedma Rocha.

Leia mais:  Várzea Grande resgata civismo do 7 de Setembro e reúne mais de 3 mil pessoas na Couto Magalhães

O desfile vai ocupar parte da Avenida Couto Magalhães. O palco será instalado na praça Sarita Baracat (antiga praça Aquidaban), irá receber autoridades e convidados para, a partir das 16h dar início às apresentações.

PROGRAMAÇÃO – O desfile será aberto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), apresentando seu pelotão em carros, motos, viaturas e equipamentos utilizados no patrulhamento em rodovias. Em seguida, o pelotão do Exército Brasileiro, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso se apresentam acompanhados pela Banda Municipal de Várzea Grande.

Após a passagem das forças de segurança, as escolas municipais se apresentam com a fanfarra da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Senhora Dirce Leite de Campos’, abrindo o desfile dos estudantes, seguidos pelos alunos das EMEBs ‘Rita Auxiliadora de Campos Cunha’, ‘Heróclito Leôncio Monteiro’.

A fanfarra da EMEB ‘Profª Irenice Godoy de Campos Silva’ se apresenta na sequência, seguida pelos alunos das EMEBs ‘David Mayer’ e ‘Profª Salvelina Ferreira da Silva’.

Em seguida, a fanfarra da EMEB ‘Profª Lúcia Leite Rodrigues’ dá o ritmo para o desfile dos alunos das EMEBs ‘Profº Demétrio de Souza’ e ‘Antonia Felipa de Campos Martins’. Na sequência, a fanfarra da EMEB ‘Profº Lenine de Campos Póvoas’ se apresenta, conduzindo os pelotões de alunos da EMEB ‘Gabriel Muller’.

Leia mais:  Curso de condutor de pesca esportiva realiza aula prática em Bonsucesso nesta quinta-feira

A fanfarra da EMEB ‘Faustino Antonio da Silva’ fecha a participação dos alunos no desfile, que também contará com a participação dos institutos Equo Terapia Nativo, Equo Laços de Vida, ASCA, Gemini Ballet Escola Eurípedes, EMEB ‘Paulo Freire’, ACAMIS, Semente Brasil, Búfalo, Futebol Sem Drogas, Escola Estadual ‘José M. Martins’ e sendo finalizado com a Guarda Municipal, que vai aproveitar para apresentar as novas motos.

Para a prefeita Flávia Moretti, é muito importante o retorno do desfile Cívico-Militar, ressaltando que o evento simboliza não apenas a celebração da Independência do Brasil, mas também o resgate de uma tradição que une gerações no Município. “É uma grande alegria anunciar o retorno do desfile de 7 de Setembro em nossa cidade, depois de 14 anos. Uma oportunidade de resgatarmos uma tradição que marcou a vida de tantas famílias várzea-grandenses e que reforça o orgulho de sermos brasileiros. Queremos proporcionar um evento bonito, organizado e cheio de significado, onde nossas escolas, instituições e forças de segurança possam mostrar o seu trabalho e, principalmente, reafirmar os valores de cidadania e respeito a nossa história” destacou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Flávia Moretti diz que gestão expõe problemas de Várzea Grande para garantir recursos e acelerar soluções

Publicado

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou, em entrevista ao programa Tribuna, da Rádio Vila Real, que a gestão municipal tem atuado com transparência ao apresentar os principais problemas da cidade e buscar soluções, especialmente por meio da captação de recursos junto aos governos Estadual e Federal.

Segundo a prefeita, a estratégia é mostrar aos representantes estaduais e federais as principais deficiências do município para viabilizar investimentos destinados à resolução de problemas históricos, como o abastecimento de água e a ampliação da rede de esgoto.

“Tenho que resolver problemas que precisam de recursos. Por isso, levei o governador para conhecer a realidade do Departamento de Água e Esgoto (DAE). Visitamos alguns bairros e ele ouviu de uma moradora que, há 40 anos, busca água em baldes na cabeça. Como sempre digo, precisamos de recursos, e dinheiro público não tem cor nem ideologia partidária. Ele é fruto dos impostos pagos por todos nós. Hoje, a população de Várzea Grande não está sozinha. Tem uma prefeita que luta, cobra e busca recursos junto com ela”, afirmou Flávia Moretti.

Leia mais:  Moretti reúne vereadores da base para alinhar demandas e reforçar parceria por Várzea Grande

A prefeita também destacou a necessidade do apoio da Câmara Municipal para a aprovação de projetos que garantam recursos destinados à infraestrutura, principalmente para a recuperação da malha viária.

“Há projetos de lei em tramitação no Legislativo que vão contribuir com o município. Solicitei uma sessão extraordinária para ampliar o percentual de remanejamento orçamentário, que hoje é de 5%, e estamos aguardando o presidente da Câmara pautar a matéria. Também devemos protocolar, em breve, o projeto de lei do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), que deixou de ser aprovado no ano passado. Com recursos próprios, estamos executando a operação tapa-buracos na região do Cristo Rei e, na sequência, os serviços serão levados para a região do Grande São Mateus. Além disso, em parceria com o Governo de Mato Grosso, estamos realizando obras de recapeamento em diversos pontos de Várzea Grande”, declarou.

Leia mais:  Várzea Grande realizada mais uma etapa do mutirão e 800 pacientes sairão da fila de espera

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana