A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou, em entrevista ao programa Tribuna, da Rádio Vila Real, que a gestão municipal tem atuado com transparência ao apresentar os principais problemas da cidade e buscar soluções, especialmente por meio da captação de recursos junto aos governos Estadual e Federal.
Segundo a prefeita, a estratégia é mostrar aos representantes estaduais e federais as principais deficiências do município para viabilizar investimentos destinados à resolução de problemas históricos, como o abastecimento de água e a ampliação da rede de esgoto.
“Tenho que resolver problemas que precisam de recursos. Por isso, levei o governador para conhecer a realidade do Departamento de Água e Esgoto (DAE). Visitamos alguns bairros e ele ouviu de uma moradora que, há 40 anos, busca água em baldes na cabeça. Como sempre digo, precisamos de recursos, e dinheiro público não tem cor nem ideologia partidária. Ele é fruto dos impostos pagos por todos nós. Hoje, a população de Várzea Grande não está sozinha. Tem uma prefeita que luta, cobra e busca recursos junto com ela”, afirmou Flávia Moretti.
A prefeita também destacou a necessidade do apoio da Câmara Municipal para a aprovação de projetos que garantam recursos destinados à infraestrutura, principalmente para a recuperação da malha viária.
“Há projetos de lei em tramitação no Legislativo que vão contribuir com o município. Solicitei uma sessão extraordinária para ampliar o percentual de remanejamento orçamentário, que hoje é de 5%, e estamos aguardando o presidente da Câmara pautar a matéria. Também devemos protocolar, em breve, o projeto de lei do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), que deixou de ser aprovado no ano passado. Com recursos próprios, estamos executando a operação tapa-buracos na região do Cristo Rei e, na sequência, os serviços serão levados para a região do Grande São Mateus. Além disso, em parceria com o Governo de Mato Grosso, estamos realizando obras de recapeamento em diversos pontos de Várzea Grande”, declarou.
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande recebeu, nesta terça-feira (6), mais uma carga de insumos destinada ao abastecimento da rede municipal. Desta vez, uma carreta levou ao Centro de Armazenamento e Distribuição de Insumos e Medicamentos (CADIM) materiais essenciais e de uso frequente no dia a dia das unidades de saúde.
Entre os produtos recebidos estão 60 mil unidades de soro de 100 ml, 15 mil frascos com 50 tiras cada para testes de glicemia — totalizando 750 mil tiras —, 500 aparelhos para aferição de glicemia, 60 mil eletrodos, 75 mil equipos e duas mil caixas de luvas de procedimento tamanho G.
A nova remessa integra o trabalho de recomposição e manutenção dos estoques da Secretaria Municipal de Saúde. O material atenderá toda a rede, desde as unidades da Atenção Básica até os serviços de urgência e emergência, incluindo as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) — Ipase e Cristo Rei — e o Hospital e Pronto-Socorro Municipal.
O CADIM é responsável por receber, armazenar, controlar e distribuir medicamentos e insumos utilizados pelos diferentes serviços que compõem a rede municipal de Saúde de Várzea Grande.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Michael Alves, o abastecimento do CADIM é resultado de um trabalho contínuo de planejamento e organização para atender às necessidades das unidades e, principalmente, dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Várzea Grande.
“Esse carregamento faz parte de um trabalho intenso de planejamento e organização para que todas as nossas unidades estejam abastecidas e, consequentemente, os usuários do SUS em Várzea Grande sejam devidamente assistidos, com os medicamentos e insumos necessários aos tratamentos e aos processos de cuidado. E esse é apenas o começo. Ainda temos muitos medicamentos e insumos para chegar ao CADIM”, destacou o secretário.
DISTRIBUIÇÃO COMEÇA NESTA SEMANA
Antes de chegarem às unidades, todos os produtos recebidos passam pelo processo de conferência, registro e catalogação no sistema do CADIM. Depois dessa etapa, os materiais são separados e organizados para a logística de distribuição, considerando as necessidades e o consumo de cada serviço.
A previsão é que os insumos desta nova remessa comecem a deixar o CADIM ainda nesta semana para abastecer as unidades da rede municipal.
Além dos materiais recebidos nesta terça-feira, novas remessas de medicamentos e insumos já chegaram, e outras estão previstas para chegar à central, dando continuidade ao processo de recomposição e manutenção dos estoques da Saúde municipal.
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande fez recentemente a aquisição de uma nova empilhadeira para atender às demandas do CADIM. O equipamento substitui uma empilhadeira que era alugada pelo Município desde 2019 e que, além de apresentar problemas frequentes, já estava defasada.
O aluguel custava cerca de R$ 9 mil por mês, o que representava uma despesa de aproximadamente R$ 108 mil por ano. Com a aquisição do novo equipamento, a Secretaria deixa de ter esse custo mensal e passa a contar com um patrimônio próprio, garantindo mais segurança e agilidade nas atividades de armazenamento e movimentação dos materiais.
Na manhã desta terça-feira, por exemplo, o veículo, 100% elétrico e com apenas 20 horas de uso, foi essencial para a descarga rápida e eficiente dos materiais, que estavam acondicionados em caixas de grandes volumes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.