Mato Grosso

Educação lança edital com 3 mil vagas para pós-graduação e formação continuada em TEA

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) lançou o edital de processo seletivo simplificado para participação em curso de pós-graduação e formação continuada em Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio do programa EducAutismo. Ao todo, são ofertadas 3 mil vagas destinadas a profissionais da Rede Estadual de Ensino.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a política de educação inclusiva, promovendo a qualificação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares que atuam diretamente com estudantes da educação básica, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Podem participar profissionais em efetivo exercício na Rede Estadual, como professores regentes, coordenadores pedagógicos, diretores escolares, profissionais de apoio especializado, bem como psicólogos e assistentes sociais vinculados às unidades escolares e às diretorias regionais.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal PAS da Seduc, entre os dias 6 e 15 de abril. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico com os dados pessoais e acompanhar todas as etapas do processo seletivo pelo site oficial da secretaria.

Leia mais:  Investigados pela Polícia Civil recebem condenação superior a 90 anos de reclusão

A seleção será feita em etapa única, por meio da análise das inscrições, com formação de cadastro de reserva além das vagas imediatas. A classificação será organizada por Diretorias Regionais de Educação (DREs) e pela Diretoria Metropolitana de Educação (DME).

O edital também garante a reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência, assegurando igualdade de condições na participação e classificação dos candidatos.

O curso será ofertado na modalidade híbrida, com aulas on-line e atividades presenciais não obrigatórias, e terá duração mínima de 12 meses. A previsão é que as aulas tenham início no dia 15 de maio de 2026.

A formação será certificada conforme a carga horária cumprida, podendo ser reconhecida como pós-graduação ou extensão universitária, a depender do atendimento dos requisitos mínimos exigidos.

A iniciativa integra as ações do Governo do Estado voltadas à inclusão educacional e ao atendimento especializado de estudantes com TEA, ampliando a capacitação dos profissionais da educação para práticas pedagógicas mais inclusivas.

Cronograma
• Inscrições: 06 a 15 de abril de 2026
• Análise das inscrições: 16 a 22 de abril
• Resultado preliminar: 22 de abril (a partir das 18h)
• Período de recursos: 22 e 23 de abril
• Resultado final: 28 de abril
• Convocação: 29 de abril a 4 de maio
• Início das aulas: 15 de maio de 2026

Leia mais:  Nova unidade do Corpo de Bombeiros garante atendimento ágil a mais de 100 mil pessoas

Fonte: Governo MT – MT

publicidade

Mato Grosso

Sejus promove ação de acolhimento a filhos e netos de mulheres custodiadas na Penitenciária Feminina

Publicado

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT) promoveu, neste sábado (10.10), uma ação especial pelo Dia das Crianças na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. A iniciativa contou com a entrega de lanches e kits com doces e guloseimas às crianças que visitaram suas mães e avós custodiadas na unidade.

A ação teve como objetivo fortalecer os vínculos familiares e proporcionar um momento de acolhimento às crianças durante as visitas às familiares privadas de liberdade.


Foto: Keuri Lopes – Sejus MT

A diretora da Penitenciária Feminina, Keily Adriana Arruda Marques, destacou que a iniciativa busca amenizar os impactos que o contexto prisional pode provocar nas experiências e nas memórias das crianças.

“Realizamos aqui na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May uma ação em alusão ao Dia das Crianças. Como forma de fortalecer os vínculos familiares, fizemos o acolhimento de filhos e netos das mulheres custodiadas. Não como forma de romantizar o cárcere, mas sim de tentar atenuar os efeitos negativos que essas circunstâncias podem causar na construção de memórias dessas crianças. A Sejus, além do dever institucional, tem compromisso com a responsabilidade social”, afirmou.

Leia mais:  Polícia Civil desarticula grupo criminoso suspeito de arrombar veículos e furtar pertences em Cuiabá e Várzea Grande

A coordenadora da Educação da Penitenciária, Margaret Anderson de Oliveira, ressaltou a preparação da equipe para proporcionar um momento especial de convivência entre as mulheres custodiadas e seus familiares. Segundo ela, algumas mães estavam há anos sem contato presencial com os filhos.

“É uma ação social em que organizamos carinhosamente esse momento da mãe com os seus filhos. Temos mães que não veem os seus filhos há quatro ou oito anos, e esse é o momento desse acolhimento com as nossas pessoas privadas de liberdade e seus filhos. Organizamos antecipadamente com a assistente social, direção, educação e todos os envolvidos nessa ação social”, explicou.

Margaret também destacou que a programação da unidade inclui outras atividades ao longo de outubro, como ações relacionadas à campanha Outubro Rosa, com iniciativas diferenciadas a cada semana para as mulheres custodiadas.
Foto: Keuri Lopes – Sejus MT

Uma das participantes da ação, a pessoa privada de liberdade M. S. de A., relatou a emoção de reencontrar os filhos após oito anos sem vê-los.

Leia mais:  Investigados pela Polícia Civil recebem condenação superior a 90 anos de reclusão

“Já faz oito anos que estou aqui e hoje é a primeira vez que vejo eles depois de todos esses anos. Eu estou muito feliz. Hoje, por estar trabalhando na oficina de costura, graças a Deus, tenho como dar presentes para eles”, declarou.

Além de proporcionar um momento de convivência familiar, a iniciativa reforça a importância de ações de responsabilidade social no ambiente prisional, com atenção aos vínculos afetivos e aos impactos do encarceramento sobre as famílias das mulheres custodiadas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana