Saúde

Em Pernambuco, ministro da Saúde entrega centro de radioterapia, amplia serviço de cardiologia e inaugura hospital infantil

Publicado

Os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e das Comunicações, Frederico Siqueira Filho, inauguraram, nesta quinta-feira (2), o novo Centro de Radioterapia do Hospital Dom Thomás, em Petrolina (PE), no Sertão de Pernambuco. A entrega faz parte de um pacote de ações do Programa Agora Tem Especialistas, que tem a oncologia como uma das áreas prioritárias. Os serviços especializados também contemplaram a população de Recife, que recebeu o novo Hospital da Criança, além da ampliação do serviço de hemodinâmica na cidade. Por meio do Novo PAC Saúde, o estado ainda recebeu ambulâncias do SAMU 192 e equipamentos odontológicos.

“Estamos entregando, em Petrolina, o tratamento completo para o câncer, desde a cirurgia até a quimioterapia e a radioterapia. O equipamento inaugurado para a radioterapia é ultramoderno e tem capacidade de reduzir o tempo das sessões. Isso é levar, cada vez mais, o SUS para onde o povo brasileiro vive”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O Centro de Radioterapia do Hospital Dom Thomás recebeu investimento federal de R$ 12,6 milhões para a implantação da nova ala, que tem potencial para atender 600 novos casos por ano. A implantação do serviço atende a uma demanda significativa da população pernambucana, uma vez que a radioterapia corresponde a cerca de 60% dos tratamentos oncológicos realizados na unidade. A iniciativa amplia a capacidade de atendimento oncológico na região, fortalece a rede assistencial e garante maior resolutividade no cuidado às pessoas com câncer.

Com o novo equipamento, o Ministério da Saúde facilita o acesso dos pacientes que antes, precisavam percorrer distâncias entre 12 e 700 quilômetros a cada sessão, com deslocamentos para municípios como Recife (PE) e Juazeiro (BA). A nova estrutura representa um avanço estratégico na regionalização da assistência oncológica, e promove mais dignidade, conforto e qualidade de vida aos usuários do SUS no sertão pernambucano.

A unidade de tratamento conta com um acelerador linear, equipamento que integra a estratégia do Agora Tem Especialistas. Nesta gestão, 105 aceleradores lineares já foram entregues e, por meio do programa, o total deve chegar a 155 até o fim do ano. Essa tecnologia, essencial para a radioterapia no SUS, permite tratamentos mais precisos, eficazes e seguros, contribuindo para a redução de efeitos colaterais e para a qualidade da atenção oncológica no país.

Leia mais:  Ministério da Saúde fortalece protagonismo do SUS na Aliança para a Atenção Primária à Saúde nas Américas

Hospital da Criança de Recife

Além de Petrolina, o ministro Alexandre Padilha também foi à capital pernambucana para inaugurar o Hospital da Criança de Recife, que conta com investimento de R$ 110,8 milhões. Desse total, R$ 82,4 milhões são recursos do Novo PAC Saúde, que garantiu a obra e compra de equipamentos da unidade.

Destinado ao acolhimento do público infanto-juvenil (0 a 18 anos), o hospital está apto à realização de procedimentos de média complexidade, por meio da oferta de serviços especializados como neurologia, oftalmologia, ortopedia e otorrinolaringologia.

Foto: Rafael Nascimento/MS
Foto: Rafael Nascimento/MS

“Este Hospital da Criança é resultado da parceria entre o governo federal e o município, que torna possível oferecer serviços de qualidade e de referência para a população brasileira. O Ministério da Saúde continuará acompanhando de perto os trabalhos desenvolvidos na unidade. Já foram investidos 130 milhões de reais em estrutura e equipamentos e, a partir de hoje, vamos garantir também o custeio necessário para o seu funcionamento”, afirma Padilha. 

Novo PAC Saúde

Ainda em Recife, Padilha entregou duas das 182 ambulâncias do SAMU 192 viabilizadas pelo Novo PAC Saúde para Pernambuco. Com investimento de R$ 585 mil, essas unidades vão reforçar a rede de urgência e emergência do estado.

Na atenção primária, a capital recebeu 18 combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS), que incluem câmara fria, dinamômetro digital, laser terapêutico, retinógrafo, tábua de propriocepção e balança portátil. O investimento federal foi de R$ 818 mil.

Além disso, a capital recebeu 53 itens odontológicos por meio do Brasil Sorridente, entre eles bombas a vácuo, motor para endodontia e localizador endodôntico. Atenção Especializada em Recife

A cardiologia também é uma área prioritária do Programa Agora Tem Especialistas, que garante mais acesso a consultas, exames e cirurgias no SUS. Na agenda de Pernambuco, Padilha entregou a ampliação do serviço de hemodinâmica no Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Prof. Luiz Tavares (PROCAPE), que é referência em alta complexidade cardiovascular.

O hospital passa a contar com três laboratórios de hemodinâmica. Com 254 leitos do SUS, a unidade elevou a capacidade anual de atendimentos e procedimentos de cerca de 6 mil para aproximadamente 9 mil, um aumento de 50%.

Leia mais:  Ministério da Saúde alerta para a conscientização sobre a resistência aos antimicrobianos

Ensino que fortalece formação de especialistas no SUS

Durante a agenda do ministro em Recife, foi formalizada ainda a certificação do Real Hospital Português de Beneficência como hospital de ensino. Com isso, a pasta soma 10 estabelecimentos de saúde certificados só este ano, outros 24 hospitais estão em fase de análise. A ação reforça a prioridade do Governo do Brasil de qualificar os ambientes de aprendizagem, valorizando as unidades de saúde, além de ampliar a integração entre gestão, ensino e serviço.

Na ocasião, Padilha assinou um ato simbólico com a unidade, que inicia o processo de credenciamento no programa Agora Tem Especialistas para atendimento de pacientes do SUS em troca de créditos financeiros. A previsão é de R$ 41,2 milhões em procedimentos de cardiologia, ginecologia, ortopedia, otorrinolaringologia e oncologia.

Em Pernambuco, o programa já soma contratos com outras unidades de saúde e, no país, ultrapassa R$ 240 milhões em atendimentos viabilizados para o SUS.

Fortalecimento do SUS em Juazeiro, Bahia

No Nordeste, o ministro da Saúde também cumpriu agenda em Juazeiro, interior da Bahia. O município conta com R$ 17,5 milhões do Novo PAC Saúde. Nesta quinta-feira (02), a Policlínica Regional foi contemplada com um conjunto de equipamentos para cirurgias oftalmológicas. A unidade atende também municípios como Casa Nova, Curaçá, Sento Sé e Sobradinho.

Já o Hospital Regional de Juazeiro recebeu equipamentos para cirurgias gerais, além de ser habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia com serviços de radioterapia e hematologia.

Para ampliar o acesso ao planejamento reprodutivo no SUS local, o Ministério da Saúde entregou 13,6 mil unidades do implante contraceptivo subdérmico de etonogestrel (Implanon), método contraceptivo de longa duração e alta eficácia. No total, Pernambuco recebeu 35,4 mil implantes.

Julianna Valença
Camila Marques

Carolina Militão
Fábio M. Barreto
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
publicidade

Saúde

Ministério da Saúde amplia investimentos em Santa Catarina com maternidade e novos veículos para transporte de pacientes

Publicado

O Ministério da Saúde anunciou, neste sábado (27), uma série de medidas para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina (SC). As ações incluem a emissão da ordem de serviço para uma maternidade, a entrega de veículos para transporte de pacientes, unidades odontológicas móveis, ambulâncias e equipamentos odontológicos. As iniciativas contam com investimento de mais de R$ 119,3 milhões do programa Agora Tem Especialistas e do Novo PAC Saúde, que ampliam o acesso da população a consultas, exames e tratamentos especializados, além de fortalecer a infraestrutura da rede pública de saúde.

“Hoje é um dia importante para a saúde em Santa Catarina. Os investimentos somam R$ 169 milhões. Entre as entregas estão 18 veículos destinados ao transporte de pacientes que realizam procedimentos eletivos, tratamento oncológico, hemodiálise, além de consultas e exames especializados. Isso garante um cuidado com mais segurança e conforto no SUS”, disse o secretário-executivo, Adriano Massuda.

Em Itajaí, o secretário também assinou, de forma simbólica, a autorização para o início das obras da Maternidade Municipal do município catarinense. Com investimento de R$ 103 milhões, a obra integra os esforços de expansão da rede de atenção especializada à saúde e ampliará a capacidade de atendimento materno-infantil no estado.

Entrega de veículos e equipamentos fortalece acesso à saúde especializada

Leia mais:  Ministério da Saúde lança nova edição do Manual da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações

Durante a agenda, foram entregues 18 micro-ônibus do programa Agora Tem Especialistas — Caminhos da Saúde, uma ambulância tipo A, 10 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) e três ambulâncias do SAMU 192. Somado a isso, foram destinados 109 equipamentos odontológicos para estruturar a Atenção Primária no estado. Os veículos e estruturas vão fortalecer o transporte de pacientes que precisam de tratamento fora de seus municípios, além de ampliar o acesso à saúde bucal e reforçar o atendimento de urgência e emergência em diferentes municípios catarinenses.

Os micro-ônibus entregues pelo Ministério da Saúde vão ampliar o transporte de pacientes para consultas, exames, tratamentos oncológicos, radioterapia e hemodiálise em municípios de diferentes regiões do estado. A iniciativa representa um avanço histórico para a saúde especializada no SUS, facilitando o acesso da população aos serviços especializados e garantindo que barreiras geográficas não impeçam a continuidade de tratamentos. Complementando a frota do Caminhos da Saúde, o município de Balneário Camboriú recebeu uma ambulância tipo A.

Já as Unidades Odontológicas Móveis vão ampliar o acesso aos serviços de saúde bucal em localidades com maior dificuldade de deslocamento da população até as unidades de saúde. As estruturas serão destinadas aos municípios de Abson Batista, Cerro Negro, Coronel Freitas, Correia Pinto, Laurentino, Major Gercino, Nova Itaberaba, Nova Trento, Santa Rosa de Lima e Turvo.

Leia mais:  Ministério da Saúde realiza Dia D de vacinação contra sarampo e febre amarela neste sábado (24) na capital paulista

Além disso, três novas ambulâncias do SAMU 192 serão entregues para os municípios de Concórdia, Navegantes e São Lourenço do Oeste, totalizando R$ 1,3 milhão em investimentos, o que reforça a rede de urgência e emergência e contribui para a renovação e ampliação da capacidade de atendimento pré-hospitalar no estado.

Por fim, a entrega dos 109 equipamentos odontológicos fortalece o programa Brasil Sorridente e garantem que as equipes de Saúde Bucal tenham meios de resolver problemas da população diretamente na porta de entrada do SUS.

Os novos anúncios se somam a uma marca histórica de investimentos do Novo PAC Saúde em Santa Catarina. Desde o lançamento do programa, foram selecionados 1.080 empreendimentos no estado, totalizando mais de R$ 1,06 bilhão em recursos federais. Entre as principais ações estão a construção de um Hospital Regional, quatro policlínicas, uma maternidade, 122 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 11 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), um Centro Especializado em Reabilitação (CER), além da expansão da radioterapia, da renovação e ampliação da frota do SAMU 192 e equipamentos para cirurgias, telessaúde e laboratórios. Até junho de 2026, 1.949 equipamentos e veículos já haviam sido entregues aos municípios catarinenses.

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana