Cuiabá

Em quatro meses, Secretaria Municipal de Saúde zerou fila de exames, convocou concursados e gerou economia aos cofres públicos

Publicado

A administração da saúde pública de Cuiabá pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) fechou o mês de abril com realizações que comprovam o funcionamento das boas práticas na nova gestão, que assumiu em janeiro deste ano, após período interventivo do Governo do Estado (março a dezembro de 2023). “Mesmo diante de um cenário de calamidade pública, o trabalho que vem sendo realizado até aqui é avançado e positivo, estamos corrigindo falhas herdadas de um gabinete que surgiu com o falso mote de solucionar problemas. O trabalho que realizamos beneficia toda a população de Cuiabá e também dos demais 140 municípios já que a capital atende a todos”, afirmou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. Ele relembrou ainda que nesta semana mais 29 médicos. via contratação emergencial, serão contratados para fortalecer o atendimento na rede municipal. “De forma incessante, atuamos. Temos como premissa o cuidado com as pessoas”, finalizou.

Posse a 485 novos servidores da Saúde de Cuiabá

A Secretaria Municipal de Saúde convocou e deu posse a 485 novos servidores que foram classificados no concurso público aberto e finalizado pela pasta.

Graças à administração de Emanuel Pinheiro, o Município realizou em 2022/2023 o maior concurso desde 2014 para a área da saúde, com a oferta de 2.162 vagas. No total, mais de 38 mil pessoas disputaram as vagas. A gestão também disponibilizou seis novos cargos: médico APS (Atenção Primária em Saúde), agente de farmácia, profissional de saúde coletiva APS, terapeuta holístico, homeopata e operador de call center.

Regularização de pagamentos aos hospitais filantrópicos

Em acordo com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) a administração da SMS realizou acordo com hospitais filantrópicos com relação a dívidas do período de intervenção, cobradas apenas após o fim desse período.

Leia mais:  Primeira dama, secretárias e vereadora conhecem associação "Amor Pra Dow" em SC

O acordo foi firmado com mediação do promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Netto, da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Tutela Coletiva da Saúde de Cuiabá com relação aos débitos incontroversos.

Fim do contrato suspeito firmado entre o Gabinete de Intervenção e a Medtrauma

O prefeito Emanuel Pinheiro determinou a rescisão do contrato firmado pelo Gabinete de Intervenção com a empresa Medtrauma Medicina Especializada. A empresa investigada pela Operação Espelho é investigada por esquema na Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Relatório de auditoria realizado pela Controladoria Geral do Município (CGM) demonstrou indícios de irregularidades e sobrepreço de até 3000%. A rescisão gerou economia aos cofres públicos.

Motos para agentes comunitários

Em março foram entregues 13 motos, das quais dez foram utilizadas pelos agentes comunitários de saúde (ACS) que trabalham na área rural e três ficarão com a equipe de Obras da Secretaria Municipal de Saúde. A entrega dos veículos foi realizada pelo secretário de Saúde, Deiver Teixeira e pelo adjunto de Atenção Primária, José Ricardo Santana.

Zerou fila de 35 procedimentos

A Central de Regulação da SMS zerou a fila de 31 exames e consultas na fila de espera. A Central realizou mutirões, como de mamografia e tomografia.

Além destes foram zerados procedimentos como: Consulta em cardiologia pediátrica, Consulta em Nefrologia Adulto em Cuiabá, Consulta em Oftalmologia de Retina, Consulta em Ortopedia – Mão, Consulta em Ortopedia – Pé, Consulta em Pediatria – em Cuiabá, Consulta em Pneumologista Pediátrica, entre outros

Espaço de Acolhimento da Mulher na UPA Verdão

O 2º Espaço de Acolhimento da Mulher foi inaugurado na UPA Verdão no dia 30 de março. O local irá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, de segunda a segunda, a fim de oferecer todo suporte necessário a essas mulheres. A ação atende à recente lei federal que assegura dignidade nos atendimentos às mulheres vítimas de violência doméstica no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.

Leia mais:  Bem-Estar Animal recebe denúncia de "caminhão recolhendo animais" e alerta população

Convênio com UFMT para capacitar servidores e oferecer residência médica a estudantes

Em 28 de fevereiro, o secretário de Saúde, Deiver Teixeira, assinou convênio que permitirá a qualificação de servidores da SMS e a realização de residência médica de estudantes de medicina da UFMT e de outros cursos em unidades de saúde do município. O prazo de vigência do convênio é de cinco anos.
O acordo de cooperação técnica é denominado Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAPS), um acordo de colaboração firmado entre entes federativos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para organizar e integrar as ações e os serviços de saúde.

Veja mais ações:

Dia D da Testagem contra a covid-19 em Cuiabá

Reforma e manutenção da Unidade de Saúde da Família do Coxipó do Ouro

Determinação para realização de concurso público na Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP)

Processos seletivos SMS e ECSP

Realização de inventário no CDMIC

Ampliação para 88 Equipes de Saúde Bucal

Ampliação para 190 Equipes de Saúde da Família

Mutirão que zerou exames de tomografias realizado pela Central de Regulação em parceria com o HMC e o HPSMC

Retomada de obras do PSF Pedra 90 III e IV abandonado durante Intervenção

Realização de mutirão nas USFs sobre Saúde da Mulher

Manutenção em 7 unidades entregues pela intervenção com falhas estruturais

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Oitavas de final do futsal dos JECs 2026 definem classificados e elevam expectativa para quartas no Verdinho

Publicado

As oitavas de final do futsal masculino dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) 2026 avançaram nesta quarta-feira (17), no Ginásio Dom Aquino, com a definição dos últimos classificados para as quartas de final da categoria A (15 a 17 anos). Os resultados confirmam o equilíbrio e o bom nível técnico da competição, que começou com 35 escolas e agora entra em sua fase decisiva.

A Escola Estadual Governador José Fragelli venceu o Colégio Ibero-Americano por 1 a 0, a Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva superou a Escola Estadual Cívico-Militar Professor Ulisses Cuiabano por 3 a 2, a Escola Estadual Cívico-Militar Victorino Monteiro da Silva derrotou a Escola Estadual Professora Dione Augusta da Silva Souza por 5 a 1, e a Escola Estadual Cívico-Militar Padre Wanir Delfino Cesar garantiu a vaga ao vencer o Colégio Maxi por 3 a 1.

Após os primeiros confrontos das oitavas realizados na terça-feira (16), quando Padre Ernesto, Isaac Newton, Fato Educacional e São Gonçalo garantiram vaga nas quartas de final, a rodada desta quarta-feira definiu os demais classificados.

Segundo o coordenador da modalidade, professor Wendel Silva Pereira, a fase eliminatória tem sido marcada pelo equilíbrio entre as equipes e pela evolução do comportamento esportivo dos estudantes.

“A gente está vendo os times mais organizados e amadurecendo ao longo da competição. O principal é que os atletas entendam os valores do esporte, saibam ganhar e saibam perder”, destacou.

Wendel ressaltou ainda que a disputa segue aberta, sem favoritos absolutos.

“Muitas escolas surpreenderam. Temos equipes estaduais e particulares competindo em alto nível. Hoje não existe jogo fácil no futsal escolar de Cuiabá”, afirmou.

O coordenador geral dos JECs, professor Dinho Ribeiro, avaliou positivamente o desempenho das equipes e destacou que o crescimento da modalidade tem elevado o nível da competição.

“Chegamos às oitavas com equipes muito equilibradas. Escolas que nunca haviam alcançado essa fase estão surpreendendo, enquanto equipes tradicionais seguem fortes. Isso mostra a evolução do futsal escolar em Cuiabá”, observou.

Leia mais:  Bem-Estar Animal recebe denúncia de "caminhão recolhendo animais" e alerta população

Para o professor Marcos Antônio Queiroz Duarte, referência do futsal mato-grossense e técnico com passagens pela Seleção Cuiabana, o fortalecimento da estrutura esportiva tem contribuído diretamente para o aumento da competitividade dos JECs.

“As escolas estão voltando para os Jogos Estudantis e o número de equipes cresceu novamente. Isso mostra que o esporte está sendo levado a sério e ajuda no desenvolvimento dos atletas”, avaliou.

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Pablo Queiroz, destacou que a fase decisiva dos JECs tem confirmado o crescimento do esporte escolar na capital.

“Os jogos mostram equilíbrio, qualidade técnica e oportunidades para que os estudantes se desenvolvam por meio do esporte”, afirmou.

Dinho explicou que a competição também abre caminhos para etapas mais avançadas. Na categoria A, o técnico da equipe campeã comandará a Seleção Cuiabana que disputará os Jogos Escolares Mato-grossenses, em Sinop. Já na categoria B (12 a 14 anos), a escola campeã representará Cuiabá na fase estadual, em Sapezal. As competições estaduais classificam representantes para os campeonatos brasileiros escolares.

Treinamento, dedicação e sonho de chegar à final

Entre os atletas, a expectativa é alta para a sequência da competição. O estudante Luiz Henrique de Luzon Dal, de 16 anos, da Arena José Fragelli, contou que a preparação começou ainda no início do ano.

“Estamos treinando juntos desde o campeonato Futsalear. A expectativa é vencer todos os jogos, chegar à final e conquistar o campeonato”, afirmou.

Para ele, os JECs representam uma oportunidade de desenvolvimento esportivo e visibilidade para os jovens atletas.

Já Augusto de Souza Tavares, de 15 anos, da equipe Ulisses Cuiabano, destacou a união do grupo como um dos diferenciais da campanha.

“Chegamos até aqui com muita dedicação e trabalho. Se o time tiver paciência, toque de bola e continuar unido, acredito que podemos chegar à final”, disse.

Leia mais:  Vereadora pede socorro aos invisíveis que sofrem com a falta de estrutura em Cuiabá

Esporte como formação e inclusão

Os treinadores também reforçam que os resultados vão além das vitórias dentro de quadra. O professor Pablo Carlos Eduardo Fernandes Silva Oliveira, do Ulisses Cuiabano, destacou que a competição contribui para a formação dos estudantes.

“O mais importante é ensinar valores como união, respeito e competição saudável. O esporte é uma ferramenta de educação e tem papel fundamental na formação dos jovens”, afirmou.

O professor Ricardo Augusto de Oliveira, do Raimundo Pinheiro, ressaltou a superação demonstrada pela equipe, que venceu mesmo desfalcada de dois atletas importantes.

“Hoje foi na raça. Os meninos superaram as dificuldades e mostraram que a competição também ensina a enfrentar desafios e crescer com eles”, avaliou.

Nas arquibancadas, a participação da torcida continua sendo um dos destaques. O estudante Alex da Silva acompanhou a partida da Arena José Fragelli e destacou a importância do esporte para a juventude.

“O esporte incentiva os jovens, ajuda a construir um futuro melhor e aproxima os amigos. Por isso, a torcida faz questão de estar presente”, comentou.

Quartas de final serão disputadas no Ginásio Verdinho

As quartas de final acontecem nesta quinta-feira (18), no Ginásio Verdinho. Pela manhã, serão realizados quatro confrontos da categoria A masculina (15 a 17 anos). À tarde, outras quatro partidas definirão os semifinalistas da categoria B masculina (12 a 14 anos).

Ao final da rodada, estarão definidos os semifinalistas das duas categorias. As semifinais e finais do futsal masculino e feminino estão programadas para a próxima semana.

A expectativa da organização é que a reta final mantenha o equilíbrio observado até agora, reunindo atletas, escolas, familiares e torcedores em uma das modalidades mais tradicionais dos Jogos Estudantis Cuiabanos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana