Mato Grosso

Escola de Saúde Pública promove qualificação em mídias sociais para trabalhadores do SUS

Publicado

A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), promove o curso “Mídias Sociais e EduComunicaSUS para a Promoção da Saúde” para melhorar as habilidades de comunicação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). A capacitação ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso desta quarta a sexta-feira (9 a 11.4).

A qualificação também visa ampliar o alcance das ações de saúde pública e combater a desinformação. “A importância do curso é realizar uma troca de saberes para qualificar os profissionais do SUS sobre o uso estratégico das mídias sociais na promoção da saúde em seus territórios de atuação”, explicou o publicitário sanitarista Isdenil Evangelista da Silva, da ESP.

Segundo Silva, serão realizadas 24 horas de aulas presenciais e seis horas online. “Serão atividades no local de trabalho a serem disponibilizadas em nosso ambiente virtual de aprendizagem”, destacou.

O primeiro dia de evento reuniu cerca de 130 participantes. Eles foram divididos em cinco grupos de trabalho, tratando diversos temas na comunicação em saúde: comunicação e saúde, mediação, equidade e interculturalidade; comunicação, saúde e mídias; planejamento e comunicação em saúde; comunicação, trabalho, saúde, cibercultura e redes digitais; educação, comunicação, risco, saúde e suas interfaces com a saúde coletiva.

Leia mais:  Polícia Militar prende suspeito de furtar 49 relógios e cinco correntes de ouro em shopping

A programação conta com a participação de especialistas na relação entre comunicação, saúde e educação, como os professores: Aluízio Azevedo (Universidade Federal de Mato Grosso/Fiocruz), Mauricio Júnior (Universidade Federal da Bahia), Bruno Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Bruno Olivatto (Universidade Federal da Bahia) e Marcele Paim (Universidade Federal da Bahia).

O curso é uma continuidade do evento online “Círculo de Cultura – Circuito Virtuoso das Mídias Sociais”, realizado em agosto de 2024. Durante as atividades, serão debatidas situações reais enfrentadas pelos trabalhadores em seus territórios.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Bombeiros capturam jiboia de 1,5 metro em estacionamento de posto de combustível em Lucas do Rio Verde

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na manhã desta quarta-feira (3.6), uma jiboia no estacionamento de um posto de combustível localizado na Avenida da Produção, em Lucas do Rio Verde (a 332 km de Cuiabá).

A 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar (13ª CIBM) foi acionada por volta das 9h, via telefone de emergência 193, após pessoas avistarem a serpente circulando pelo local.

Segundo informações repassadas aos bombeiros, o animal havia descido de um caminhão que estava estacionado no estabelecimento e passou a se deslocar pela área.

Os militares fizeram a contenção da serpente de forma segura e realizaram a avaliação do animal, identificado como uma jiboia com aproximadamente 1,5 metro de comprimento. Durante a inspeção, foi constatado que a serpente estava saudável e sem ferimentos.

Após o resgate, a equipe transportou a serpente até uma reserva ambiental do município, onde realizou a soltura do animal em local adequado.

O Corpo de Bombeiros ressalta que, em casos envolvendo animais silvestres, o cidadão deve entrar em contato pelo telefone de emergência 193 solicitando auxílio e, em nenhuma hipótese, deve tentar capturar o animal por conta própria.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros resgata vítima presa em ambulância após acidente na MT-208

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana